Cidadeverde.com

Joel assina edital de convocação para regularização fundiária em Floriano

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito Joel Rodrigues assinou o edital de convocação N° 001/2021 dos ocupantes de áreas edificadas no núcleo informal do bairro Cajueiro II, marcando mais uma importante etapa para conclusão da regularização fundiária dos lotes do Cajueiro II.

A convocação é um avanço do poder municipal no processo de regularização fundiária do bairro cajueiro II, por meio da Secretaria de Governo, que tem buscado de forma efetiva a regularização de toda a área em benefício das famílias que residem no local. Participaram do momento o secretário de Governo, Bento Viana, secretário de Comunicação Nilson Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Cajueiro II, Constantino Gonçalves, diretor regional da Federação de Associações de Moradores do Piauí (FAMEPI), Josino Viera, o “Marronzinho”, e o seu Joaquim de França, morador há mais de vinte anos do Cajueiro II.

As famílias convocadas a partir do edital realizarão um cadastramento socioeconômico e avaliatório para comprovação dos critérios para regularização das áreas e conclusão do projeto de regularização fundiária. Após a conclusão do projeto de regularização fundiária, o mesmo passará pelo saneamento administrativo para, em seguida, exarar decisão sobre o projeto, bem como emitir a CRF - Certidão de regularização fundiária.

De acordo com o secretário de Governo, Bento Viana, considerando a atual situação pandêmica em decorrência da COVID-19, a identificação dos ocupantes será feita por quadras, sendo que cada edital convocará o número de 4 (quatro) quadras por vez, até totalizar 49 quadras, de forma a evitar aglomeração.

O edital prevê que os ocupantes das quadras 1, 2, 3 e 4 deverão se apresentar no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, das 8h às 13h, no período de 31 de maio a 01 de junho. A documentação necessária está prevista no edital.

O prefeito Joel Rodrigues disse que esta é uma bandeira da gestão há muitos anos e comemora. “Avançamos em mais uma etapa. Com a assinatura do edital as famílias serão convocadas e avaliadas quanto aos critérios sociais e em seguida, após o devido processo administrativo, realizaremos a entrega do documento tão esperado e desejado pelos moradores do Cajueiro II”, disse.

Alem disso, a administração municipal tem buscado outras diversas melhorias para o Cajueiro II. "Enquanto lutava pela regularização fundiária da região, já trabalhavamos outros benefícios para a comunidade, como melhoria no abastecimento d´água, construção de uma escola que deve ser ampliada e mais calçamento", enfatizou Joel Rodrigues. A previsão é de que uma Unidade Básica de Saúde também seja construída no local em breve.

Ainda segundo o prefeito Joel, o trabalho de regularização fundiária também alcançará outros bairros da cidade que serão avaliados após a conclusão do processo de regularização do Cajueiro II. Outra boa notícia é que a gestão também priorizará a regularização de terrenos dos ocupantes da zona rural, por meio de uma integração e parceria com o Governo do Estado para beneficiar as famílias do campo.

Da Redação
[email protected]

Floriano vai receber doses da vacina da Pfizer contra Covid-19

Após reunião finalizada no inicio da noite desta quinta-feira (20), o município de Floriano foi selecionado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para receber doses do imunizante contra Covid-19 da Pfizer. Além de Floriano, apenas oito municípios foram escolhidos: Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos, Campo Maior, Água Branca e São João da Serra, Piripiri e Parnaíba, além da capital Teresina que já faz uso da vacina. 

Segundo o Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a logística de distribuição foi predefinida pela Sesapi e levou em consideração o formato de cada município. A vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech, conta com um esquema de duas doses e já foi aprovada em 83 países.

A previsão, segundo a Sesapi, é que as doses cheguem ao município entre a segunda e terça-feira da próxima semana e serão administradas nos grupos prioritários vigentes: pessoas com deficiência ou comorbidades. “Nossa equipe vai a Teresina acompanhar a vacinação realizada na capital para entender todas as condições técnicas”, explica James Rodrigues.  

No dia 23 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo da vacina no Brasil, que permite que o imunizante seja comercializado, distribuído e utilizado pela população, tendo sido avaliado a partir de dados robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança. 

Como funciona a vacina da Pfizer

A vacina Pfizer/BioNTech utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O material genético sintético, que carrega o código genético do SARS-CoV-2, estimula o organismo a gerar anticorpos contra o vírus.

Em outras palavras, o objetivo é que o mRNA sintético dê as instruções ao corpo humano para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. São essas proteínas que levam à resposta do sistema imunológico e trazem a proteção para o indivíduo.

As vacinas de RNA mensageiro são um novo tipo de imunizante, considerado de 3ª geração, que também tem como objetivo proteger as pessoas de doenças infecciosas. 

Armazenamento 

Quando começaram a ser usadas, as vacinas da Pfizer/BionNTech precisavam ficar armazenadas a -70°C, o que dificultava a utilização em regiões sem os refrigeradores adequados.

No final de fevereiro deste ano, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, deu sinal verde para a farmacêutica transportar e conservar a vacina em temperaturas convencionais, entre -25°C e -15°C, normalmente encontradas em freezers farmacêuticos, por um período de até duas semanas.

No Brasil, a Anvisa atualizou as condições de armazenamento de vacina da Pfizer em abril, levando em conta as novas recomendações.

Esquema de doses

O esquema para a imunização completa considera a aplicação de duas doses, com um intervalo de 21 dias. Segundo a Anvisa, a vacina pode ser aplicada em pessoas com mais de 16 anos.

Eficácia

A vacina apresentou a taxa de eficácia de 91,3% após a aplicação da segunda dose. Os testes de fase três foram realizados com cerca de 44 mil participantes, em 150 centros de pesquisa, no Brasil, e em países como Estados Unidos, Alemanha, Turquia, África do Sul e Argentina.

Da Redação
[email protected]

Apicultores de Floriano recebem palestra de qualificação técnica

Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Floriano através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou um evento na comunidade Morrinhos, zona rural do município. O momento faz parte do ciclo de consultoria cedidos pelo SEBRAE, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, vinculado ao programa AgroNordeste, com duração de dois anos.

A parceria foi firmada através de uma reunião do secretário de Desenvolvimento Rural, Danillo Martins, Pablo Enrique, diretor de departamento da Defesa Civil e diretora Flávia, juntamente com a diretora Regional do SEBRAE/Floriano, Mayre Kalume, onde foi feita a indicação de dois grupos de apicultores no município de Floriano, sendo contempladas as comunidades Bom Sucesso e Morrinhos, e alguns outros apicultores individuais.

A ação de consultoria iniciou nesta quarta (18) com o primeiro evento realizado na comunidade Morrinhos e terá continuidade pelo período de dois anos, por meio de acompanhamentos, uma ou duas vezes por mês, a depender da necessidade e demanda dos apicultores. De início, um consultor designado pelo SEBRAE se manterá a frente da consultoria aos apicultores.

O evento foi focado no manejo Entressafra ou manejo de alimentação. São ações que o apicultor precisa estar atento e serve como forma de prevenir o apicultor durante o período de estiagem, pois as abelhas necessitam de alimentação protéicas e energéticas durante o anob todo. No período que antecede o período chuvoso na região Nordeste, o andamento da produtividade das abelhas pode ser prejudicado, e com isso é necessário o manejo de Entressafra e/ou Alimentar, com a introdução de alimentação artificial para que as abelhas possam ser supridas de alimentação energética e protéicas.

Com informações - Ascom

Floriano: Alunos da rede municipal recebem kits de merenda escolar

A Secretaria Municipal de Educação, através da Prefeitura de Floriano, iniciou nesta terça-feira (18), a entrega dos kits de merenda escolar para todas as famílias com alunos matriculados na rede municipal de ensino. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A distribuição alcançará todas as 32 escolas municipais da zona urbana, atentando a um total de 5.012 alunos, contemplando desde os estudantes da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Todas as famílias com alunos matriculados em escolas da zona rural já receberam os seus kits.

De acordo com o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, os kits alimentação estão sendo entregues em todas as escolas com conclusão até o final desta semana. O objetivo é atender aos alunos que foram afetados com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus. Cada escola fica responsável pela distribuição para os pais de alunos.

Os kits preparados levam em consideração a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos, respeito aos hábitos alimentares e cultura local, como prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

É preciso destacar que não há necessidade de pais e/ou responsáveis procurarem a sede da Secretaria de Educação, pois a distribuição está sendo orquestrada pelos diretores escolares. Estes possuem relação direta com os familiares dos alunos e seguem em contato com cada família.

 Com informações - Ascom

Joel pede novos cursos para o campus da UFPI na cidade de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, se reuniu, nesta terça-feira, 18, em Teresina, com o reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes. Entre os assuntos em pauta estava a solicitação para a implantação de novos cursos no Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, e de cursos de pós graduação.

Também foi solicitada a ampliação de vagas e cursos à distância – UAB, em nível de graduação e pós-graduação e ensino técnico em várias áreas.

Outra proposta é construir uma parceria com o Colégio Técnico de Floriano – CTF/UFPI, com o objetivo de capacitar e subsidiar os professores da zona rural, da rede de ensino do município de Floriano, em assuntos relacionados à fitotecnia, zootecnia, questões relacionadas ao meio ambiente, conservação do solo e da água, enfim, tudo que se fizer necessário para o bom desempenho das atividades do professor e aproveitamento do aluno.

“Assumimos o compromisso de cooperar com o que for necessário e dialogamos também sobre uma parceria com o CTF/UFPI para capacitação e subsídios para os professores da zona rural em assuntos relacionados à fitotecnia, zootecnia, meio ambiente, dentre outros”, disse Joel, que agradeceu pela acolhida.

Da Redação
[email protected]

Saúde de Floriano promove ‘drive thru’ de vacina contra gripe para professores

A Secretaria de Saúde de Floriano realiza nesta segunda-feira, das 16h às 18h, mais um “drive thru” de vacinação contra a gripe. Desta vez, o público-alvo será os professores da rede pública e privada do município. A ação será desenvolvida no estacionamento do Floriano Shopping, bairro Meladão, que disponibilizou o espaço. 

Para ter acesso a vacina, os profissionais devem estar munidos da documentação necessária: documento com foto, carteira de vacinação e algum documento que comprove a profissão como crachás, carteira de trabalho ou declaração equivalente. 

No local, serão disponibilizados pelo menos três pontos de vacinação. No esquema "drive thru" as pessoas não precisam sair de seus carros para a aplicação da vacina. A ação faz parte da segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe que além de gestantes, puérperas, crianças maiores de seis anos e menores de seis meses, incluiu também idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada.

Da Redação
[email protected]

Projeto Artesãos na Praça acontece na cidade de Floriano

Na manhã desta quarta-feira (05), na praça Dr. Sebastião Martins, em Floriano, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, forneceu apoio ao Projeto "Artesãos na Praça", que se refere a feira de artesãos da COOPEART.

Devido a pandemia da Covid-19, e em decorrência de suspeitas de infecção pelo vírus, a feira que já estava com data marcada, foi restrita em somente uma barraca de vendas de artigos feitos a mão com o objetivo de incentivar as vendas com a chegada da data do dia das mães.

Maria Célia, integrante e representante da COOPEARF, sentiu um aumento nas vendas em virtude da procura de itens para o dia das mães. "O apoio ao artesanato é muito importante e feiras assim são essenciais na garantia do nosso sustento", disse.

A cooperativa está há mais de 21 anos desenvolvendo os trabalhos de artesanatos em Floriano. Na feira, foram expostos diversos produtos, confeccionados com palha de carnaúba, doce de caju, molhos de pimenta, licores, geleias, entre outros.

"Produtos lindos e variados, feitos por artistas de nossa terra, e a intenção dessa feira é dar um impulso nessa classe que foi afetada pela pandemia, além de apresentar os produtos, é uma forma de valorizar. Com isso incentivamos as vendas nesta semana que é do dia das mães, uma data muito importante para o comércio,  e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico dá todo prestígio e apoio necessário para apresentar, promover e vender seus produtos, fortalecendo o comércio", finalizou Marcos Veras, secretário de Turismo e Desenvolvimento econômico de Floriano.

João Bandeira
Com informações - Ascom

Mutirão Floriano Limpa começa com 150 pessoas nas ruas

Começou, na manhã desta segunda-feira (3), o grande mutirão de limpeza em Floriano. A campanha que leva o nome de "Floriano Limpa" acontece todos os anos após o período chuvoso.

As frentes de trabalho alcançarão todos os bairro de Floriano e será realizado por zonas, iniciando pelos bairros Nossa Senhora da Guia, Conjunto Zé Pereira e Centro. Os trabalhos englobam serviços de capina, roço e pintura de meio fio.

Para melhor atender à população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, dividiu as equipes em três regiões, reunindo 150 trabalhadores na ação e gerando emprego e renda para mais famílias.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues da Silva, acompanhou o início do Mutirão Floriano Limpa e disse que a manutenção é necessária para prevenir doenças e garantir também cuidados com a saúde pública, além de facilitar a mobilidade urbana em toda a cidade.

João Bandeira
Com informações-Ascom 

Defesa Civil do município de Floriano é selecionada para projeto nacional

Com o objetivo de realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), desenvolvem o “Projeto Elos”.

Através do projeto, busca-se fazer um levantamento de informações sobre estrutura e capacidades das Defesas Civis municipais, visando posterior elaboração de proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

O lançamento do “Projeto Elos” foi realizado em 18 de fevereiro de 2021, no qual o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, convidou todos os órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil a responderem o questionário online referente à Pesquisa Municipal em Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil de Floriano faz parte dos 40 municípios integrantes da região Nordeste que estão aptos e foram selecionados a participar deste projeto e assim possibilitar o fortalecimento da Defesa Civil municipal.

De acordo com diretor, Pablo Enrique dos Santos, importantes ações de resposta tem sido praticadas em Floriano e que foram essenciais para a classificação do município no projeto. Entre elas, estão: ações de prevenção e auxílios de reconstruções de áreas afetadas, distribuição de cestas básicas, entre outras.

Os registros foram encaminhados a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) com o apanhado de todos os desastres ocorridos no município para posterior reconhecimento Federal.

As Defesas Civis municipais são consideradas os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). A partir do diagnóstico, será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

João Bandeira
com informações Ascom

Floriano segue Decreto do Estado e mantém medidas para celebrações religiosas

O novo Decreto Municipal de Floriano, Nº 47/2021, editado neste domingo, 2, prevê que o município segue o Decreto Estadual Nº 19.619, de 30 de abril de 2021 e segue permitindo que as atividades e celebrações religiosas ocorram mais de uma vez por dia, com tempo de no máximo duas horas e com até 30% de público presencial e cuidados sanitários.

As demais medidas seguem o mesmo padrão dos últimos decretos, mas um pouco mais flexíveis:
De segunda a sábado (03 a 08 de maio), o horário de funcionamento de bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, lojas de conveniência e depósitos de bebidas vai até às 22h. 

O comércio em geral permanece com portas abertas até às 17h e o shopping de 12h às 22h. 

Os órgãos da Administração Pública funcionarão, preferencialmente, por modelo de teletrabalho, mantendo contingente máximo de 30%  de servidores em atividade presencial, com exceção dos serviços de saúde, de segurança pública e daqueles considerados essenciais.

A partir das 23h do sábado, 08 de maio, até às 24h do domingo, 09 de maio, somente funcionarão as atividades de serviço essencial.

As mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e outros que comercializam produtos alimentícios, devem encerrar o funcionamento às 23h. 

O toque de recolher, de 03 de maio a 09 de maio, segue no horário entre 23h às 5h.

João Bandeira
Com informações-Ascom 

Posts anteriores