Cidadeverde.com

Unidade móvel de Floriano vai até bairros vacinar contra gripe e sarampo

Foto: Prefeitura de Floriano

A coordenação de vacinação de Floriano iniciou nesta terça-feira, 23, um esquema de imunização em bairros mais afastados do centro da cidade. A primeira área que foi comtemplada foi na região da Unidade Básica de Saúde Camilo Filho nos Conjuntos Zé Pereira e Filadelfo Freire de Castro.

Logo no início da manhã a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Floriano esteve nas imediações da Escola Municipal Marcos dos Santos Parente, no Bairro Meladão, para atender o público alvo da campanha contra a gripe e sarampo. “Nosso foco aqui é o público de crianças de seis meses a menores de seis anos e adultos entre 55 e 59 anos, mas é importante lembrar que aqueles que estão no grupo da 3ª etapa serão vacinados”, disse Pollyane Pires, Coordenadora de Imunização de Floriano.

A tarde a equipe esteve na avenida principal do Conjunto Filadelfo Freire de Castro. As equipes estão orientadas a imunizar o máximo de pessoas que estão englobados nas duas campanhas realizadas pelo ministério da saúde: contra gripe (influenza) e sarampo. 

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório. É importante lembrar que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. 

Da Redação
[email protected]

CTA de Floriano passa a distribuir autoteste de HIV

Foto: Prefeitura de Floriano

A cidade de Floriano passa a oferecer através do Centro de Testagem e Aconselhamento o autoteste de HIV que detecta anticorpos contra o vírus presentes no organismo da pessoa com HIV. O período entre a infecção e a detecção desses anticorpos é denominado janela imunológica. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas no próprio órgão que fica localizado entre as ruas Fernando Marques e São Pedro. 

Segundo Herica Leal, Coordenadora do CTA de Floriano, a testagem não deve ser realizada durante a janela imunológica, pois os testes poderão apresentar resultados não reagentes (negativos). “O período da janela imunológica é de geralmente 30 dias, mas pode variar de acordo com capacidade de produção dos anticorpos anti-HIV pelo organismo e também de acordo com o teste. Portanto, antes de realizar a testagem, verifique sempre a bula do teste”, explica. 

A coordenadora diz que é muito importante saber se você tem o vírus, pois, quanto antes souber, mais cedo pode começar o tratamento e evitar a evolução para a doença. “Infelizmente, muitas pessoas só sabem que estão com vírus quando começam a adoecer, apresentando os sintomas da aids. Iniciando o tratamento o quanto antes, evita-se o adoecimento, dando à pessoa qualidade de vida. Além disso, o tratamento diminui o risco de transmitir HIV para outras pessoas”, disse. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autoteste como um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Este teste representa mais um passo frente aos esforços para aumentar a autonomia do indivíduo, descentralizar os serviços e criar demanda de testes de HIV.

Herica Leal alerta que o autoteste precisa seguir todos os passos e o paciente deve estar consciente da interpretação. Os resultados que podem aparecer são: “reagente”; “não reagente”. Ao verificar que o resultado é “reagente”, ou seja, positivo, isso indica que a pessoa pode estar infectada pelo HIV. Entretanto, esse não é um resultado definitivo. Nesse caso, ela deve procurar o serviço de saúde para realizar outros testes que irão confirmar ou não o resultado reagente.

Da Redação
[email protected]
 

Vigilância cobra do comércio fiscalização e cooperação em Floriano

Na manhã desta terça-feira, 23, a Vigilância Sanitária de Floriano se reuniu com representantes do comercio varejista para discutir o aumento de estabelecimentos flagrados pelo órgão fiscalizador que não seguem as normas sanitárias exigidas em decreto municipal. 

Além do chefe da visa Floriano, Jussinaldo Duarte, estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves e empresário Francisco Pereira, representante da CDL.  

Jussinaldo destacou que antes do comércio volta a abrir todas as entidades representativas se comprometeram a cumprir as exigências sanitárias. “Infelizmente estamos recebendo denúncias diariamente e esses estabelecimentos estão sendo notificados. Precisamos da ajuda de todos nesse processo. Se cada empresário fiscalizar seu vizinho, dá certo”, disse

Segundo relatório da VISA, 35 empresas já receberam mais de duas notificações. O número surpreendeu até mesmo as lideranças empresariais. Francisco Pereira, fez um apelo aos colegas. “Nosso objetivo é preservar vida, por isso tempos quer nossas lojas dentro do padrão”, disse. 

“Infelizmente alguns colegas não absorveram a necessidade dos cuidados que cada um deve tomar neste período. Essa é uma responsabilidade de todos!”, disse Conegundes Gonçalves, empresário. 

A Vigilância Sanitária, em 15 dias de fiscalização, notificou 363 estabelecimentos comerciais por descumprimento higiênico-sanitário. 60 fiscais sanitários estão nas ruas fazendo o trabalho de orientação e fiscalização. Neste período foram detectados, 213 estabelecimentos com irregularidades (58,6%), são do comércio em geral: peças, materiais de construção, lojas de móveis, de motores agrícolas, petshops, casas agropecuárias, distribuidoras de gás, embalagens plásticas e lojas de confecção; 45 empresas (12,39%) são supermercados, mercearias, minimercado e outros comércios de gêneros alimentícios; 43 empresas (11,84%) são lanchonetes, padarias, restaurantes, espetinhos e confeitarias; 51 empresas (14,04%) são bares, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência de postos de combustíveis; outros comércios: 3,03%.

Da Redação
[email protected]

Assinado contrato do Avançar Cidades para quase 100 mil metros de calçamento em Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

Em uma videoconferência histórica, nesta segunda-feira, 22, Floriano deu o passo definitivo para a execução do programa Avançar Cidades, que vai garantir, entre outras obras, quase 96 mil metros quadrados de calçamento (95.783,37 m2) em 62 vias de Floriano. Serão 13 km de pavimentação poliédrica; perto de 33 mil metros quadrados de calçadas (32.778,30 m2); iluminação, bueiros e outras obras, em um investimento de mais de 14 milhões de reais (R$14.436.915,82), que inclui 5% de contrapartida financeira do Município. 

Participaram da videoconferência: o senador Ciro Nogueira, o superintendente Nacional de Varejo da CEF, João Carlos Dácia; o superintendente regional da CEF, Jonathan Valença; superintendente executivo, Edilberto Aquino; superintendente de Governo, Edilberto Oliveira; integrantes da gerência de Governo da CEF, Zózimo Thomaz e Marcelo Diniz; gerente da Caixa em Floriano, Carlos Henrique, além do prefeito de Floriano Joel Rodrigues e sua equipe de secretários e outros convidados.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica antecede um dos últimos passos para a execução da obra, que é o processo licitatório.

Em sua fala, Joel Rodrigues agradeceu pelo empenho do senador Ciro Nogueira e da Caixa Econômica e à equipe de secretários e da empresa Positiva, pela assessoria, organização e acompanhamento do projeto.  “Este é um dos momentos mais felizes e abençoados dos últimos tempos, porque foram muitas viagens a Teresina e a Brasília, com um só objetivo: tirar as pessoas da lama e da poeira. Gratidão é a palavra de hoje”, disse, emocionado, o prefeito Joel.

Ele lembrou que esta segunda-feira, 22 de junho, foi um dia de ótimas notícias: começou com o anúncio, pela Construtora Jurema, da conclusão, já na próxima semana, da primeira etapa do esgotamento de Floriano, com entrega de 62 km de rede de tratamento de esgoto, 4 lagoas de tratamento, duas estações elevatórias e emissário. A segunda etapa já deverá ser iniciada na próxima semana.

Ainda pela manhã, o prefeito Joel também assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de calçamento em 9 ruas dos bairros Meladão e Planalto Sambaíba.

Da Redação
[email protected]

Reunião técnica avalia nova feira popular da cidade de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues recebeu na manhã desta segunda-feira, 15, o Diretor da Vigilância Sanitária de Floriano Jussinaldo Duarte, o Diretor do Mercado Central, Manoel Neto e os Secretários de governo, Bento Viana e Infraestrutura, Assis Carvalho para avaliar o primeiro final de semana após mudanças no formato da feira popular da cidade. 

Para a equipe, a avaliação é positiva, mas precisa de adequações. Uma delas, por exemplo, é que do ponto de vista econômico e social, não há necessidade de estabelecer três dias para a feira. Então, diante do que foi acordado, a feira livre será focada nas sextas e sábados. Assim, na quinta-feira será interditada apenas a Rua Luís Ribeiro, trecho da José Guimarães a Bucar Neto. 

O domingo permanece suspenso e segundo o prefeito Joel Rodrigues, essas avaliações irão acontecer de maneira pontual, para entender os mecanismos e o comportamento de feirantes e consumidores. “A sexta e sábado irão permanecer com o mesmo perímetro. Mas precisamos fazer algumas mudanças”, disse.

Da Redação
[email protected]

Feira em Floriano tem novas regras na comercialização de produtos

Foto: Prefeitura de Floriano

Com a implantação do distanciamento seletivo a Vigilância Sanitária de Floriano sugeriu algumas modificações na formatação do comercio de rua. A feira em torno do Mercado Central de Floriano passa agora por adaptações devido a pandemia do novo coronavírus.

O agricultor familiar voltou a comercializar seus produtos a partir desta quinta-feira, 11, e essa é uma das mudanças que ocorrem agora. A feira pública passa a ser nos dias de quinta, sexta e sábado.

A distribuição das bancas e locais para comercio de hortifrútis foi demarcado para melhor organização e garantia do distanciamento correto entre os feirantes. A medida tem como objetivo também a segurança dos frequentadores da feira como idosos e gestantes.

O prefeito Joel Rodrigues visitou a feira e constatou de perto as mudanças que fazem parte da retomada organizada e gradual do comércio de Floriano.

“Nosso plano foi dividido em três fases e nesta primeira etapa organizamos a feira livre da cidade para que o pequeno agricultor de Floriano possa ter a sua renda garantida neste momento de adaptações que estamos vivendo. Se cada um fizer sua parte, nós vamos seguir um caminho onde todos saem ganhando. Mas em primeiro lugar, estamos garantindo a segurança e a vida das pessoas”, disse.

Jussinaldo Duarte, Diretor da Vigilância Sanitária de Floriano explicou que a nova formatação foi estudada para dar maior vazão ao fluxo de pessoas que frequentam a feira. No trecho que compreende as ruas José Guimarães, Luís Ribeiro e Padre Reis foram instalados dispensadores de álcool em gel para higienização das mãos de feirantes e transeuntes. Outra mudança, explica Duarte, é que parte da Avenida Bucar Neto em cruzamento com a Rua Almeida Guimarães foi demarcada para o estacionamento dos feirantes. Os estabelecimentos comerciais daquela região funcionam normalmente desde que sigam as medidas sanitárias

Da Redação
[email protected]

Sejus intercepta celulares e drogas na Penitenciária Vereda Grande em Floriano

Foto: Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça interceptou, nesta quarta-feira (10), a entrada de celulares e drogas na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, a conhecida Vereda Grande, em Floriano, no sul do Estado. Os materiais ilícitos foram encontrados após vistoria no perímetro externo da unidade penal.

Dentre os achados, 8 aparelhos celulares, 2 baterias de celular, cerca de 200g de maconha e 5 pacotes de fumo. Os ilícitos foram encontrados pela Guarda Externa e Policiais Penais lotados no estabelecimento penal.  Nas últimas semanas,  os servidores também conseguiram interceptar celulares e drogas nos arredores do local.

De acordo com o diretor da unidade, João Luiz Ferreira, nos últimos dias, criminosos estão tentando arremessar celulares e drogas para o interior do local. “Estamos com nossos servidores 24h fazendo essas vistorias e proteção dos perímetros da unidade para que possamos seguir com ordem e disciplina”, comentou o diretor da Penitenciária Vereda Grande.

Da Redação
[email protected]

Universidade Federal do Piauí doa face shields à Saúde de Floriano

A Universidade Federal do Piauí tem dado grandes contribuições no combate à pandemia, principalmente o campus de Floriano. Ainda nos primeiros dias de isolamento social, a direção da universidade realizou doações de equipamentos de proteção individual e outros insumos à Secretaria de Saúde de Floriano. 

Na semana passada, mais doações chegaram à pasta. Desta vez foram doadas 150 Face Shields (Protetores Faciais) produzidas pela UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral, sob coordenação do Prof. Daniel Costa Fortier. Os EPIs foram distribuídos entre profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Coordenação de Saúde Bucal e Imunização.

O que são Face Shields?

A Máscara Protetora Facial Face é um equipamento de proteção individual extremamente seguro, evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, nariz, a boca e os olhos. Previne contágio contra vírus, bactérias e outras contaminações. Indicada para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, veterinários, esteticistas e outros que trabalham em contato com pessoas tanto em hospitais, clínicas, unidades de saúde, ou mesmo atendentes que precisam fazer uso de EPI para proteção individual. Também pode ser utilizada por pessoas comuns, que buscam apenas a total proteção do rosto.

Da Redação
[email protected]

Floriano: Cultura fecha parceria com OAB para regularização de instituições culturais

Foto: Prefeitura de Floriano

Na manhã desta quinta-feira (4), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leonardo Batista, acompanhado do diretor do Ginásio Poliesportivo Defala Attem, Ronaldo Matias, participou de uma reunião na sede da OAB, subseção de Floriano, para um diálogo com o presidente da instituição, Dr. Leonardo Cabêdo e a Dra. Ana Clara, representante da subcomissão de Cultura e Eventos da OAB. 

A reunião, que ocorreu tomando todas as medidas de prevenção sanitária em função da Covid-19, teve como objetivo efetivar uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e OAB de Floriano, com o intuito de oferecer as instituições culturais do município apoio jurídico nas suas legalizações a partir das revisões estatutárias, entre outras futuras atividades com coperação mútua.

De acordo com o secretário Leonardo Batista, a parceria é "fundamental para que possamos oferecer um auxílio a essas instuições a partir da revisão dos seus estatutos e assinaturas, cumprindo uma exigência dos cartórios no ato do registro das instituições culturais", completou.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer irá realizar um levantamento para averiguar as instituições culturais que não estão devidamente legalizadas. "A partir disso entraremos em contatos com seus presidentes com o objetivo de convocá-los para selarmos essas revisões estagiárias junto a OAB", finalizou Leonardo Batista.

Da Redação
[email protected]

Prefeito Joel Rodrigues renova convênios com produtores rurais

Foto: Prefeitura de Floriano

Na manhã desta quarta-feira (3), durante reunião no gabinete, o prefeito Joel Rodrigues, acompanhado do secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Geufran Rafael, renovou os contratos de convênio com cinco representantes de Associações de Comunidades Rurais. Foram beneficiadas as seguintes localidades: Grota Seca, Cabrinha, Malhadinha, Bonsucesso e Retiro do Amolar.

De acordo com os termos do convênio, cada comunidade receberá o valor de R$ 9.000 (nove mil reais), divididos em seis parcelas de 1500,00 (um mil e quinhentos reais) que contribuem para a manutenção do custeio das atividades agrícolas, que vão desde a aquisição de peças e manutenção das máquinas agrícolas disponibilizadas pelo convênio ao pagamento dos tratoristas.

O convênio, que beneficia diretamente a produção da agricultura familiar, passou de R$ 7.200,00, em 2019, para R$ 9.000,00, em 2020. "O nosso objetivo é oferecer ao pequeno produtor a manutenção dos custos através do incentivo a agricultura familiar, beneficiando dezenas de famílias da zona rural", disse o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores