Cidadeverde.com

Sensação é de descontrole da pandemia, diz diretor do Hospital de Floriano

Foto: instagram/prefeituradefloriano

O diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, o médico Justino Moreira, declara que o crescente número de casos do novo  coronavírus na cidade de Floriano é preocupante. A sensação, segundo o médico, é de "descontrole da pandemia no momento" em todo o país com o aumento do número de infectados pela doença.

A cidade chegou a ser referência na abordagem precoce da doença no Piauí, chamando, inclusive, a atenção do presidente Jair Bolsonaro, que enviou em maio uma comitiva com a ministra Damares Alves para conhecer o protocolo adotado na cidade, em especial no hospital regional, referência no tratamento da doença na cidade.
 
O gestor acredita que o aumento dos casos é multifatorial porque "após longos dias de isolamento (social) ocorre um relaxamento natural pelas pessoas" em relação ao cumprimento das medidas preventivas, como manter o distanciamento social e o uso da máscara de proteção facial. A Prefeitura de Floriano determinou medidas mais rígidas para conter o número de casos, como o lockdown parcial no final de semana.

Justino esclarece que na abordagem precoce é oferecido tratamento com cloroquina, azitromicina e zinco na unidade báscia de saúde para quem aceita tomar. "Nós continuamos apostando e oferecendo isso. Apesar do número de casos crescente, Floriano tem conseguido segurar a mortalidade (em decorrência da doença). A gravidade dos casos tem sido menor. Apesar desse exponencial de casos, Floriano tem conseguido tratar as pessoas de forma precoce com sucesso. O número de casos tinha diminuido e a população relaxou achando que a pandemia tinha passado. O recado do lockdown é que a pandemia está aqui, é perigosa".

"A situação de Floriano ainda é uma situação muito preocupante porque nós temos um número crescente a cada semana. A gente teve em torno de 65 (casos) há três semanas, depois 77 (casos), de 143. Talvez a gente supere os 200 casos nesta semana. A gente está subindo de forma muito rápida. Isso tem lotado a unidade de referência para Covid-19 na cidade. Tem sido uns 200 atendimentos por dia".

Justino Moreira relata que o hospital tem "feito muitos testes (da Covid), pegando famílias inteiras, a sensação é de descontrole da pandemia no momento. Isso tem nos preocupado".

O diretor acrescenta que houve o aumento das equipes para atender a demanda dos casos suspeitos e confirmados para o novo coronavírus no hospital regional. "Tem-se aumentado o número de equipes, mas as equipes também se contaminam. É difícil. O trabalho fica dobrado para quem fica".
 
"Quanto ao hospital, a situação na UTI é mais tranquila porque a gente tem 15 leitos, sendo oito ocupados. Os leitos clínicos, que tínhamos a previsão de 30 leitos, estamos com uns 24 ocupados, uma quase lotação".

O diretor disse que alguns em alguns tratamentos os pacientes vão até o hospital tomam a medicação e retornam para casa, nos dias marcados pela equipe médica. "Nisso, a gente acaba não precisando internar".
 
Justino Moreira afirma que há planos de expansão no hospital para que a unidade tenha condições de atender uma demanda maior de pacientes. 

Na semana passada, a Prefeitura de Floriano determinou o uso obrigatório da máscara de proteção facial em locais públicos. O não uso poderá gerar multa e aplicação de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) na delegacia. 

Outra medida anunciada pela gestão municipal para barrar o aumento da transmissão da doença na cidade é a adoção do lockdown, permitindo apenas a abertura de serviços essenciais durante este e o próximo fim de semana, dias 08, 09, 15 e 16 de agosto. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Saúde de Floriano reúne firma parceria para testar funcionários de empresas privadas

Foto: Prefeitura de Floriano

A Secretaria de Saúde de Floriano realizou na manhã desta quarta-feira, 05, reunião com representantes do comércio lojista do município. O encontro discutiu a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e qual o impacto que isso tem no comércio local. 

James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano, explicou que a taxa de transmissão do vírus está em alta em todo o território Entre Rios na região de Floriano. Esse dado tem chamado atenção das autoridade de saúde, pois com o aumento dos casos, existe a possibilidade de superlotação do Hospital Regional Tibério Nunes que assiste toda a região sul do estado. 

"Estamos estabelecendo frentes de combate à circulação do vírus como testagem em massa dos funcionários de atividades privadas, onde os representantes aqui presentes se comprometeram comprar testes e fazer esse amplo trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde de Floriano que vai disponibilizar profissionais e equipamentos de proteção individual para testagem nas empresas", disse. 

"Não adianta todo o poder público, empresários, comerciantes, sociedade civil organizada se unir contra o novo vírus se temos algumas pessoas que descumprem as medidas de isolamento. Por um, todos pagam", finalizou James Rodrigues.

João Bandeira
[email protected]

SMS de Floriano convoca empresas de pesquisa sanitária para avaliar comportamento do vírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, através da Comissão Permanente de Licitação, no uso de suas atribuições legais, torna público que realizará Chamamento Público para convocação de fornecedores (Pessoas Jurídicas) para apresentarem propostas para contratação direta de empresa especializada na realização de pesquisas sanitárias/sorológicas, compostas de entrevistas pessoais domiciliares, para avaliação do comportamento e evolução de infecção do coronavírus no território do município de Floriano. 

Os fornecedores poderão apresentar propostas através do E-mail [email protected], sendo que para fins de avaliação das propostas, serão consideradas as propostas apresentadas até 5 (cinco) dias corridos após a publicação do edital de chamamento no Diário Oficial dos Municípios.

O edital completo aqui: http://floriano.pi.gov.br/download/202008/SF05_7c23041f20.pdf

João Bandeira
[email protected]

Casario do centro de Floriano permanece interditado

O Município de Floriano solicitou ao CREA a vistoria e elaboração de laudo técnico para atestar a situação do antigo casario da Rua São Pedro, no centro de Floriano, interditado depois de uma vistoria da Defesa Civil de Floriano, que detectou o risco de desabamento.

O objetivo da vistoria e elaboração do laudo, pelo CREA, é dar seguimento às providências legais, após a notificação feita pelo Município de Floriano ao inventariante do imóvel, ainda sem resposta, e também ao Ministério Público Estadual.

O problema foi atestado ainda em maio de 2020 e, no mês seguinte, a família proprietária do prédio foi notificada através de edital, já que não foi localizada.

Para evitar riscos de acidentes, a Procuradoria do Município solicitou à SUTRAN a interdição da calçada em frente ao imóvel e também da Rua São Pedro. Por enquanto apenas pedestres podem trafegar na rua e, especificamente na região do prédio, apenas na calçada do outro lado da rua. 

O casario faz parte da história de Floriano. Segundo o historiador Cristóvão Augusto, o prédio foi construído por Salomão Mazuad e nele moraram muitas famílias, inclusive, tradicionais, e foi onde funcionou o Banco do Brasil. Na parte térrea a agência e na superior a residência do gerente.

Da Redação
[email protected]

Joel Rodrigues visita retomada de obras para conclusão da Policlínica de Floriano

Foto: Prefeitura de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, visitou na manhã desta segunda-feira, 03, o início da retomada das obras da Policlínica de Floriano. O centro de saúde é uma das obras mais aguardadas pelos florianenses e tem previsão para ser entregue entre os meses de outubro e novembro. O Secretário de Saúde, James Rodrigues, também participou da visita e se mostrou confiante na entrega da obra no prazo previsto. 

Segundo o prefeito Joel Rodrigues, a finalização da policlínica vai custar 792 mil reais. “Viemos conferir de perto o início das obras para a conclusão da policlínica de Floriano. Na última vez que estive como prefeito, deixei este prédio 95% pronto, mas a administração seguinte não deu seguimento à obra e com o passar do tempo todo o trabalho foi perdido. Agora, com novo projeto e ajuda do governo estadual, vamos enfim entregar esse complexo de saúde”, disse Joel Rodrigues. 

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou que também já estão garantidos os recursos para a compra de equipamentos e boa parte dos profissionais que irão atuar nesse novo centro de saúde já estão nos quadros do município. “Esse é um sonho que vai se concretizar. E estamos felizes pela articulação que foi feita com do prefeito Joel Rodrigues com o governo do estado para que os florianenses possam ter mais um local de atendimento especializado”, disse.

Da Redação
[email protected]

Grave acidente deixa motociclista morto na cidade de Floriano

Foto: reprodução

O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Fauzer Bucar com a Rua Félix Pacheco no bairro São Cristóvão em Floriano na noite desta segunda-feira(3).

O  motociclista identificado como Pedro Leandro Pereira Rocha colidiu violentamente com uma Pick Up Amarok, não resisitindo aos ferimentos e morrendo em seguida ao choque entre a moto e caminhonete.

O corpo de Leandro foi encaminhado ao necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes. A Policia Militar e Civil,  além do Samu  estiveram no local do acidente realizando procedimentos. 

João Bandeira
[email protected]

Governo entrega novos leitos de UTI no Hospital Regional Tibério Nunes

Foto: Sesapi

O Governo do Estado instalou cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Com a ação, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a unidade passa agora a contar com 15 leitos ativos de UTI para o tratamento da Covid-19. 

A instalação dos novos leitos no Hospital Regional Tibério Nunes permite a ampliação de sua estrutura de atendimento, que passa a contar com 15 leitos de UTI e 18 leitos clínicos. Atualmente, na unidade estão internados nove pacientes em leitos de UTI e 15 em leitos clínicos. Já tiveram alta médica do hospital 72 pacientes que receberam tratamento para a Covid-19. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras, o poder público buscou, através da Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, a contratação de pessoal para que esses leitos fossem ativados e conseguiu lograr êxito. “Nossos esforços agora serão para abrir mais cinco leitos que já estão habilitados para o município”, disse o secretário ao explicar que Floriano tem capacidade para aumentar os leitos de UTI para 20, além de mais 15 leitos clínicos. 

“Estamos precisando de profissionais médicos, pois os demais profissionais da equipe multidisciplinar da unidade de terapia intensiva já estão no hospital. Esse é o trabalho da Sesapi no momento, contratar médicos para colocar o hospital para funcionar com toda a sua capacidade. Porém essa falta de profissionais é um problema em todo o Brasil e já solicitamos até ao Ministério da Saúde a vinda de mais médicos para o Piauí”, ressaltou o secretário. 

O diretor do hospital David Teles frisou que tanto a contratação de novos profissionais como o remanejamento foram feitos para permitir a ampliação dos leitos. “Conseguimos através da Sesapi a contratação de médicos para trabalhar nos novos leitos que foram instalados, e realizamos também o remanejamento de pessoal que vão realizar o trabalho no setor Covid-19”, informa o diretor. 

Floriano, segundo o boletim epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Sesapi, já registrou 449 casos do novo coronavírus e 10 óbitos pela doença.

O Hospital Regional Tibério Nunes é referência para o tratamento da doença e disponibiliza atendimento de qualidade aos moradores das regiões dos Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira e Tabuleiro do Alto Parnaíba.

Da Redação
[email protected]

Vigilância Sanitária de Floriano realiza inspeção em clínica de dialíticos

A Vigilância Sanitária de Floriano, cumprindo seu papel fiscalizatório e educativo, realizou vistoria na manhã de sexta-feira, 31, na Nefroclinica, localizada no bairro Manguinha. O centro de saúde é um dos maiores do Piauí no tratamento de diálise e hemodiálise.

O diretor da VISA Floriano, Jussinaldo Duarte, explicou que o órgão tem realizado constantemente visitas a estabelecimentos de saúde que recebem um número elevado de pacientes, principalmente em clinicas onde são realizados tratamentos essenciais para a vida do paciente. “Temos que fazer esse monitoramento constante. Aqui na Nefroclinica, por exemplo, é de saber público que este estabelecimento recebe pacientes de toda a região sul do estado e são pessoas que tem o sistema imunológico já debilitado”, disse. 

Outro ponto que deve ser observado nesses espaços diz respeito às condutas sanitárias que esses estabelecimentos estão adotando diante da pandemia em parceria com organismos de fiscalização como a Vigilância Sanitária já que o fluxo de pessoas é intenso, até mesmo com agendamento de sessões, e o fato dos pacientes estarem sempre acompanhados. “Todos os dias, um local como esse recebe dezenas de vans vindas de outros municípios, esse tráfego nos preocupa, mas com a implantação de medidas sanitárias corretas, a circulação do vírus pode ser diminuída vertiginosamente”, disse Jussinaldo Duarte. 

Na fiscalização foram identificados pontos a serem melhorados e sugeridos. A gerência do estabelecimento acompanhou todo o processo de revisão e acordou que estará habilitando todos os requisitos para adequação das normas sanitárias municipais. 

Da Redação
[email protected]

Multa para quem não usar máscara em Floriano pode chegar a R$ 353

Foto: Instagram/joelrodriguespi


O prefeito Joel Rodrigues, da cidade de Floriano, determinou a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em espaços públicos. O decreto estará vigente a partir da próxima segunda-feira (03) e quem descumprir a decisão será multado e conduzido ao departamento de polícia para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Veja o decreto

A medida foi adotada para evitar o aumento do número de casos confirmados para a Covid-19. No boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade de Floriano registra 449 casos confirmados e 10 mortes pelo novo coronavírus. 

O decreto determina que a multa será no "valor de 50 UFMF (Unidade Fiscal do Município de Floriano". E, havendo reincidência, "o infrator ficará sujeito à multa no valor de 100 UFMF".

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano explica que o valor de 50 UFMF, corresponde aos valores de 2020, ou seja, de R$ 176,50.  Uma UFMF custa R$3,53. Já a multa de 100 UFMF chega a R$ 353,00.

O prefeito Joel Rodrigues usou as redes sociais para pedir que os moradores da cidade respeitem o isolamento social e o uso da máscara de proteção.

"Hoje registramos 18 casos confirmados para Covid-19. E 4 pacientes que tiveram alta clínica, agora são considerados recuperados. Infelizmente, chegamos a 449 casos, destes 13 estão internados no Hospital Tibério Nunes. Mais do que nunca precisamos de você: só saia (de casa) se for realmente necessário, use máscara e respeite o distanciamento social. A responsabilidade é de todos".

Em Floriano, que já registrava alto índice de transmissão da Covid-19, o hospital Tibério Nunes está com ocupação de leitos no limite.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

CTA de Floriano realiza ação de conscientização contra Hepatites virais

 

Em todo o mundo, 290 milhões de pessoas vivem com hepatite viral e desconhecem que estão contaminadas. Em Floriano, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou ação em vários salões de beleza da cidade com o objetivo de chamar atenção para a problemática.

Segundo Hérica Leal, coordenadora do CTA de Floriano, além da distribuição de kits e panfletagem educativa, o centro realizou testagem para Hepatites B e C, além de imunização de profissionais desses estabelecimentos. 

"Essa é uma doença silenciosa. Por isso é importante a realização do teste que é gratuito e sai em poucos minutos. Mas esse ano resolvemos lançar uma campanha voltada aos salões de beleza da cidade e foi muito positiva", disse. 

Os técnicos do CTA de Floriano irão visitar outros estabelecimentos durante toda a semana. 

O dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Hepatite. A data tem o objetivo de reunir o mundo sob um único propósito: aumentar a conscientização sobre a carga global da hepatite viral e influenciar mudanças reais que facilitem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.


A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

"Quando surgem sintomas eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", explica Hérica Leal. 

As hepatites virais são divididas em:

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

Da Redação
[email protected]

 

Posts anteriores