Cidadeverde.com

Família de enfermeira com Covid-19 tem ajuda psicológica

Foto: Youtube/Prefeitura Floriano
A família de uma enfermeira de Floriano (a 240 km de Teresina) que está em isolamento, após confirmação da Covid-19, está tendo acompanhamento psicológico. Ela, o marido e os dois filhos de 2 e 7 anos estão abalados com a exposição que tiveram por causa da doença. Todos testaram positivo para o novo coronavírus. 

De acordo com secretário municipal da Saúde de Floriano, James Rodrigues, por serem os primeiros casos da cidade, eles tiveram muita exposição. 

“Como foram os primeiros casos, as pessoas nas redes sociais massacraram, expuseram a família que já estava abalada por todo o grupo familiar ter sido contaminado. É uma situação que abala qualquer um, ainda mais como fizeram”, destacou o secretário.

James Rodrigues confirmou que a família tem ligação com os casos positivos de São Raimundo Nonato. 

A família está em casa, em isolamento social. Eles tiveram sintomas leves e no próximo domingo(26), os 14 dias de quarentena se encerram. 

Ele informou ainda que a Unidade de Saúde Básica (UBS) que está fechada, depois da confirmação do caso da enfermeira, deve ser reaberta somente na segunda-feira(27), com outra equipe e reforçou que os testes realizados nos profissionais locais deram negativos. 

“São 22 profissionais e uma parte já foi testada e deu negativo, inclusive a profissional que teve contato direto com a enfermeira. Agora estamos esperando a janela para refazer os testes, já que foram testes rápidos”, declarou o secretário.

Caroline Oliveira
[email protected]

Floriano recebe recursos para o enfrentamento do coronavirus

Durante uma live, na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues e o secretário de Saúde, James Rodrigues, falaram sobre os recursos recebidos pelo Município, do Governo Federal, para o enfrentamento do coronavírus.

James explicou que o Município recebeu primeiro R$ 149 mil reais, para serem aplicados no custeio da Atenção Básica, sendo cerca de 50 mil reais para pagar o pessoal de linha de frente contratado para substituir os servidores dos grupos de risco, afastados sem prejuízo da remuneração; 50 mil reais para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI´S e o restante para a contratação de pessoa física ou jurídica na prestação de serviços diversos, como é o caso da sanitização.

Outro bloco de recursos, na ordem de 1 milhão, 563 mil reais, para média e alta complexidade, será investido no enfrentamento relacionado ao custeio ambulatorial e hospitalar, sendo 1 milhão e 50 mil reais destinados para ampliação de leitos clínicos no HTN, cuja planilha de custo está em análise pelo Ministério Público. A proposta é sair de 15 para 50 leitos, com a possibilidade de se chegar a 70 leitos, em um período de três meses. Outros 200 mil reais serão utilizados para a contratação e pagamento de pessoal e ampliação de insalubridade; e cerca de 300 mil reais para a realização de exames, como tomografia e eletrocardiograma e aquisição de medicamentos: 24 mil comprimidos de Hidroxicloroquina e 20 mil comprimidos de Azitromicina, que serão utilizados para pacientes logo no início dos sintomas. O Município também destina recursos para a aquisição de EPI´S, para atender aos quase 400 funcionários que trabalham todos os dias na saúde do Município.

O prefeito de Floriano também esclareceu sobre as declarações do presidente da Câmara Municipal de Floriano, Maurício Bezerra, de que os vereadores teriam destinado 1 milhão e 400 mil reais para investimentos no combate ao coronavírus, sendo que 700 mil reais seriam para a compra de 18 mil cestas de alimentos.

Joel Rodrigues explicou que não há recursos extras que saem da Câmara para a Prefeitura. O que existe é a indicação de emendas parlamentares ao orçamento do Município de Floriano, para a realização de despesas, em 2020, já previstas neste orçamento de cada secretaria, votado e aprovado pela própria Câmara, em dezembro de 2019, recursos que ao longo do ano dependem da arrecadação do Município.

James Rodrigues também falou sobre uma indicação do vereador Liacir César, para que, durante três meses, o Legislativo renunciasse metade dos recursos, cerca de 200 mil reais, que são repassados pelo Município para a Câmara. A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara regem que é a Mesa Diretora quem gerencia os recursos da Câmara, e que só a Mesa Diretora, conduzida pelo presidente, poderia transformar esta indicação em Projeto de Resolução, que só depois de votado e aprovado, permitiria a sua execução.

Da Redação
[email protected]

Floriano registra mais de 70 mm de chuva e ruas ficam alagadas

Fotos enviadas por whatsapp

Os florianenses acordaram com uma forte chuva na manhã desta terça-feira(21), feriado de Tirandentes. O volume de água, que já ultrapassou os 70 mm, causou transtornos a famílias ribeirinhas. A chuva começou as 5h, às 6h se tornou intensa por duas horas e depois voltou a ficar moderada até o momento. 

De acordo com o diretor do departamento de Defesa Civil do município, João Raimundo Santos, são oito pontos de alagamento, que as águas invadem as residências. 

“Ainda não fomos solicitados por nenhuma família, mas já soubemos que algumas pessoas por si só já saíram de suas residências e procuraram vizinhos e familiares porque tiveram as casas invadidas por águas”, destacou. 

Ele afirma que os pontos de alagamentos estão principalmente próximo aos riachos que cortam a cidade. “Vários fatores contribuem: o solo já está encharcado das chuvas dos últimos dias, riachos com entulhos que já estão praticamente aterrados, construção de edificações às margens desses riachos que dificultam o escoamento e provoca esse alagamento das residência”, descreve João Raimundo. 

A Defesa Civil informa ainda que há muitos açudes com risco de transbordamento. 

Sobre o volume de água que passa por baixo da PI-140, próxima à penitenciária Vereda Grande, o diretor informou que ainda não tem informações do local e que o monitoramento é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER). 

O Cidadeverde.com teve acesso a imagens da rodovia, no trecho que é cortada por um rio e com a chuva de hoje, o volume aumentou bastante. 

A previsão é de mais chuvas na região nos próximos dias. 

 

 

Caroline Oliveira
[email protected] 

Floriano intensifica ações após caso de coronavírus do município

O prefeito Joel Rodrigues e o secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, participaram de uma live, pelas redes sociais da Prefeitura de Floriano, neste domingo (19), por volta das 18h15, quando anunciaram o primeiro caso confirmado de coronavírus do Município.

Trata-se de uma pessoa, que manteve contato com outro paciente de São Raimundo Nonato, testado positivamente para covid-19.

Desde que recebeu a informação, na última quinta-feira, a secretaria de Saúde iniciou o conjunto de medidas, que incluíram a testagem de todo o grupo familiar, que havia dado negativo. Conforme protocolo dos órgãos de saúde, foi realizado um novo exame, que confirmou o caso como positivo para coronavírus. A equipe da epidemiologia municipal realizou a investigação familiar e de contatos com o paciente, o que faz necessário o isolamento, por 14 dias, de todos os servidores da Unidade Básica de Saúde Camilo Filho, que funciona no campus da UFPI de Floriano, atendendo ao protocolo sanitário. Os atendimentos da UBS Camilo Filho passam a ser realizados, temporariamente, na UBS Alfredo de Carvalho, no bairro Campo Velho.

Um outro integrante da família do paciente aguarda o resultado do teste. A pessoa testada positivamente tem sintomas gripais, mas que não evoluíram para uma situação mais grave.

Segundo o secretário de Saúde, James Rodrigues, as pessoas que mantiveram contato com o paciente, deverão cumprir uma quarentena de 14 dias e quem apresentar sintomas gripais deve procurar a UBS Funasa, que é a unidade referência e, conforme protocolo médico, passará pelo teste e reteste.

James lembrou que o protocolo também não permite que a identidade do paciente seja revelada e ratificou a necessidade do isolamento social.

O prefeito Joel Rodrigues também publicou um vídeo confirmando o caso do novo coronavírus e reforçando o alerta para o isolamento social: “ mais do que nunca o isolamento social precisa ser visto com zelo e cuidado. Todos precisamos unir forças neste momento. Se você pode ficar em casa, fique em casa”, disse Joel.

Da Redação

redaçã[email protected]

22 servidores de UBS entram em quarentena após uma funcionária estar com Covid-19

 

O primeiro caso confirmado em Floriano (a 240 km de Teresina) foi divulgado neste domingo(19). Trata-se de uma profissional da saúde que trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Camilo Filho, que funciona no campus da UFPI do município, o que fez a Prefeitura colocar todos os profissionais em quarentena. No local trabalham quase 30 profissionais de duas equipes de saúde da família.

De acordo com o secretário de saúde do município, James Rodrigues, disse que o teste dela foi realizado pelo Lacen e que a medida alcança cerca de 22 servidores. 

"Adotamos uma medida imediata de estabelecer uma quarentena para todos os funcionários e a unidade de saúde passou por uma sanitização, que será repetida na próxima quarta-feira e estamos tomando as medidas para a substituição do pessoal para que não haja prejuízo para a população", explicou o secretário. 

Ele ressalta que a medida foi "atípica e temporária" por se tratar do primeiro caso na cidade ser uma servidora da área da saúde. "Como as medidas precisam ser rápidas, como hoje aqui em Floriano e amanhã também é feriado, então as atividades só voltariam quarta, quinta e sexta, determinamos esse afastamento e fechamento para evitar novas contactantes e com isso evitaria sim a disseminação de novos casos", disse James Rodrigues. 

Ele disse que outras equipes devem ser remanejadas para o local para reduzir os prejuízos para a população. Em Floriano, há 26 equipes de estratégia de saúde da família. 

Foto: Google/Cassio Fernando

UBE está fechada 

UBS para covid

O secretário informou ainda que a UBS do Centro de Floriano (UBS Funasa) está atendendo exclusivamente casos de pessoas com síndromes respiratórias e gripais e que está funcionando com horário estendido. Ele afirma ainda que lá concentra as testagens para Covid-19.

No município há 15 leitos clínicos no hospital Tibério Nunes, administrado pelo Estado, voltados para a doença, nestes, há dois casos de pacientes internados que testaram positivo para a doença, mas que são de outras cidades do sul do estado.

"Nós temos, no hospital administrado pelo estado, 29 leitos clínicos que foram abertos com suporte respiratório com cateter nasal, que são diferentes de ventiladores mecânicos", destacou James Rodrigues.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Vacina da gripe chega aos postos de saúde de Floriano na segunda-feira

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começou no dia 16 de abril. A Secretaria de Saúde recebeu a última remessa de vacinas no fim da tarde da quarta-feira. Foram enviadas 4.300 doses. 

A Coordenadora de Imunização, Pollyane Pires, explicou nesta segunda etapa a vacinação acontece de maneira diferente da primeira etapa. Para organizar o fluxo de atendimentos, as forças de segurança como Corpo de Bombeiros, PRF, Sutran, além da PM e pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Vereda Grande foram imunizadas, em sua maioria, entre a quinta e sexta-feira.  

A partir da segunda-feira, dia 20, as doses chegam às Unidades Básicas de Saúde seguindo o cronograma estabelecido. "Mesmo com o atraso na entrega das vacinas, a Secretaria de Saúde tem alcançado números expressivos. Pedimos paciência e compreensão. A vacina é enviada pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Sesapi através das regionais de saúde, ficando a cargo da SMS de Floriano apenas a aplicação das doses de acordo com o estoque", disse Pollyane Pires. 

Agora o público-alvo se estende para:

Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, indígenas, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, inclusive adolescentes e funcionários do sistema prisional. 

Em Floriano, só o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar conta com mais de 120 policiais. Nesta sexta-feira, por exemplo, apenas na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima "Vereda Grande", foram aplicadas 300 doses em presos e agentes penitenciários. 

Nesta etapa, a principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas. "Lembrar que a vacina da gripe não evita o coronavírus, até porque estamos falando de problemas bem distintos. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa", disse James Rodrigues, secretário de saúde de Floriano.

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Bombeiros de Floriano resgatam homem soterrado em poço no Maranhão

Fotos: Enviadas pelo whatsapp

O Corpo de Bombeiros de Floriano (a 240 km de Teresina) foi acionado para retirar um homem que havia ficado soterrado ao cavar um poço em Barão de Grajaú, cidade maranhense que faz divisa do Floriano. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira(17). 

O homem estava cavando um poço cacimbão, na comunidade Jatobá, quando parte dele “esbarrerou” e caiu sobre o homem que ficou apenas com a cabeça de fora, numa profundidade de cerca de oito metros. 

Os bombeiros piauienses foram acionados por volta das 13h50 e compareceram, apesar de não ser circunscrição da Companhia do Corpo de Bombeiros do Piauí em Floriano. 

“Ele estava respirando, mas todo o resto do corpo estavam debaixo da terra. Foi uma ocorrência demorada, terminou por volta das 17h, mas entregamos ele para o Samu, respirando, falando sem maiores danos”, informou o sargento Vinícius. 

Afogamento 

Neste domingo(19), a equipe de busca e salvamento da mesma Companhia dos Bombeiros foi deslocada para Amarante, com informes de que um pescador teria desaparecido nas águas do rio Canindé. “Ainda não tenho informações dessa ocorrência, por a equipe ainda faz buscas”, destacou sargento BM.


Caroline Oliveira
[email protected]

Floriano tem dois feriados municipais antecipados devido à pandemia

Foto: prefeitura de Floriano

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues sancionou lei que antecipa, excepcionalmente, no ano de 2020, dois feriados municipais: o de Nossa Senhora das Graças, de 2 de julho para 20 de abril e o aniversário de Floriano, de 8 de julho para 30 de abril. Os dois feriados municipais estão previstos na Lei Municipal nº 380/2005.

A lei foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, na manhã deste sábado (18).

A medida tem por objetivo principal garantir dois dias a mais para que os empresários, possam, após o decreto de fechamento do comércio, abrir as portas no futuro processo de recuperação econômica, no impacto provocado pelo isolamento social, durante a pandemia do coronavírus.

No caso dos feriados nacionais, o município não tem autonomia para promover antecipações de datas.

Em nível de estado o governador Wellington Dias avalia a antecipação do feriado de 19 de outubro, dia do Piauí.

 

Da Redação
[email protected]

Decreto Municipal mantém distanciamento social ampliado em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; o secretário municipal de Saúde, James Rodrigues e o diretor clínico do Hospital Regional Tibério Nunes, Justino Moreira, participaram, nesta segunda-feira (14), de uma entrevista coletiva e live pelas redes sociais, para falar sobre as medidas de distanciamento social, mantidas através do Decreto Municipal Nº 045.

A decisão do prefeito Joel Rodrigues de manter, até 30 de abril, o fechamento do comércio, construção civil, escolas e outras atividades não essenciais, foi tomada com base nas orientações de especialistas, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Ministério Público, que pregam a importância do isolamento social, como a melhor medida de proteção. Mesmo com a ocorrência de aglomerações em bancos, lotéricas e supermercados, o secretário de Saúde, James Rodrigues, lembrou que a maioria da população está seguindo e aprova o isolamento social, evitando visitas, festas, celebrações e outros tipos de aproximação social e que isso, de forma positiva, fará toda a diferença nos próximos dias.

O decreto prevê que 13 de abril a 1º de maio, é o período de transição do chamado DSA (Distanciamento Social Ampliado) para DSS (Distanciamento Social Seletivo), no qual as empresas de Floriano precisarão se adequar aos cuidados exigidos, para que possam reabrir as portas, como prevê o Art. 3º: proibir o ingresso de clientes que não estejam utilizando máscaras; apenas realizar o atendimento de clientes que estejam utilizando máscaras; Controlar o fluxo e atendimento de clientes de modo que as aglomerações sejam evitadas; reorganizar as escalas de trabalhos utilizando o contingente de funcionários, podendo adotar rodízios e escalas diferenciadas; adotar todas as medidas sanitárias para a prevenção do coronavírus COVID – 19, inclusive com a disponibilização de EPI´s para o corpo de funcionários. No parágrafo único, fica o estabelecimento comercial autorizado a fornecer máscaras para os seus clientes, bem como comercializá-las a preço de custo, vedada a prática de preços abusivos. Até lá se Floriano confirmar algum caso de coronavírus, ainda que vindo de outro município, terá que rediscutir o período de reabertura do comércio, previsto para 2 de maio.

O Decreto também normatiza o funcionamento de estabelecimentos com atividades essenciais, como lotéricas e supermercados, com o horário de atendimento estendido,  obrigatoriedade do uso de máscaras, controle de fluxo, escalas e rodízios de funcionários, sanitização de estabelecimentos, normas que já valem a partir de 20 de abril, com o período de adequação até 19 de abril.

O Decreto 045 ainda prevê multas para quem descumpri-lo: multa de 1.000 (mil) a 10.000 (dez mil) UFMF (Unidade Fiscal do Município de Floriano)  e, no caso de reincidência, a interdição total do estabelecimento e cassação do alvará de funcionamento.

Os próximos quinze dias também ajudarão o sistema de saúde a adquirir mais testes rápidos, tanto para o Município como para o HRTN, além de medicamentos e ampliação do número de UTI´s.  Uma reunião, nesta manhã de segunda-feira (13), tratou de uma possível parceria entre o Município, o Hospital Regional Tibério Nunes e dois hospitais participares: o João Paulo II e a Clinicor, que disponibilizariam, juntos quase 50 leitos clínicos desafogando a estrutura do HRTN, que passaria a abrir mais 10 leitos de UTI, além dos 15 já existentes. A estrutura da FUNASA, hoje funcionando como UBS em horário ampliado, seria uma opção para servir como hospital de campanha, caso necessário. O isolamento social também ajudou a reduzir o número de acidentes, o que também desafogou o pronto socorro e outros setores do HRTN.

A preocupação do Município de Floriano e das autoridades de saúde agora é com a abertura do comércio em cidades maranhenses mais próximas, que estão considerando apenas a não existência de casos de coronavírus, mas que não cumprem as outras condições previstas para o relaxamento do isolamento social, como a garantia da testagem em massa da população e a oferta de leitos clínicos e UTI´s. James Rodrigues lembrou que em um avanço do coronavírus nesses municípios maranhenses, quem sofrerá as consequências é o hospital de Floriano, que atende a uma população de 500 mil habitantes, vindos de outras cidades do Piauí e do Maranhão, entre elas Balsas e São João dos Patos, que anunciaram a reabertura do comércio.

Além dos testes rápidos e chamamentos públicos para equipamentos, produtos de higienização e contratação de profissionais, o Município de Floriano também adotou outras medidas, como o Decreto Tributário, com prorrogações de vencimento de licenças, tributos, parcelamento de dívidas e dispensa de juros e multas; a entrega de 10 mil cestas básicas; a fiscalização e orientação por parte da Vigilância Sanitária, em parceria com a PM; um Plano de Contingência da Saúde, com atendimentos específicos para casos suspeitos e funcionamento ampliado da FUNASA; a sanitização de espaços públicos; a instituição e convocações do Comitê Gestor de Crise – CGC e a realização de campanhas de orientação e boletins, através das redes sociais, rádios e carros de som volantes.

 

Da Redação

redaçã[email protected]

Covid-19: Prefeito de Floriano diz que a vida deve estar em primeiro lugar

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Floriano tem realizado diversas ações no enfrentamento ao Covid-19 no município. As principais estão relacionadas a medidas de isolamento social pelos florianenses e até suspensão das atividades comerciais para evitar a circulação do vírus. 

"A vida está em primeiro lugar. Não vai ter emprego, não vamos ter comércio movimentado, não vamos ter futuro sem vida. E neste momento, eu como gestor, não posso pecar por omissão. Devemos ter a consciência tranquila de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance e não tenho dúvida que vamos superar todas as adversidades", comentou Joel Rodrigues. 

Como parte dessas iniciativas, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, também promoveu na tarde desta segunda-feira, 06, um bate-papo em suas redes sociais e retransmitido pelas contas da Prefeitura de Floriano sobre as medidas que foram tomadas até agora e a perspectiva e impacto de setores como o comércio nas próximas semanas. 

"Onde tem esse letreiro sobre quem vai morrer? Esse isolamento precisa ser um compromisso de cada um. Todos vamos sofrer. Vai ser difícil? É claro que vai! Mas nós, florianenses estão de mãos dadas para seguirem firmes nesta importante missão", explica Joel Rodrigues. 

Os médicos do município Isadora Lira e Vinicius Coelho, além do secretário de Saúde, James Rodrigues participaram do bate-papo. Para os especialistas, o isolamento social, neste momento, é a melhor opção para que a cidade de Floriano sofra com menor intensidade os impactos da circulação do vírus no país. "Montamos uma força tarefa para atender e triar os casos de síndromes gripais que vão aparecer ocasionalmente neste período, mas que não podemos deixar de acompanhar", disse a médica Isadora Lira. 

Para Vinicius Coelho, infectologista, as medidas tomadas pelo município de Floriano estão de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e outros órgãos internacionais de saúde. "O isolamento é a medida que tem dado melhor resultado em diversos países", relata.

 

Da Redação

redaçã[email protected]

 

Posts anteriores