Cidadeverde.com

PM-PI quer reforçar segurança do Carnaval da Princesa com mais 40 policiais

A Comissão de Eventos de Floriano (COEF), presidida pelo vice-prefeito Antônio Reis, se reuniu na manhã desta sexta-feira (10) para avaliar dois pontos importantes na organização do carnaval 2020 da Princesa do Sul: Segurança e Saúde. 
Participaram da reunião, a Secretária de Cultura Elineuza Ramos, Secretária de Turismo Jaqueline Monteiro, Secretário de Infraestrutura, Assis Carvalho e representantes do CTA de Floriano, SAMU e Polícia Militar, além do Secretário de Comunicação, Nilson Ferreira.

Segundo o vice-prefeito Antônio Reis, as discussões tiveram como objetivo garantir a maior comodidade ao folião que vai participar do carnaval da Princesa do Sul. “Pra isso, montamos uma força-tarefa que vai avaliar os pontos que precisamos melhorar e claro o que deu certo, será mantido. O importante é estarmos prontos para oferecer, mais um vez, o melhor carnaval do Piauí”, disse. 

O capitão Fabriciano da Polícia Militar, representou o comando do 3ºBPM e afirmou que foi solicitado ao Comando Geral da Polícia Militar do Piauí o envio de 40 homens a mais para reforçar o efetivo nas ruas e garantir a segurança do folião. 
A Superintendência de Trânsito de Floriano vai mapear as ruas e avenidas de maior fluxo, fiscalizar a atuação dos carros de som automotivo, assim como organizar a descida dos arrastões e fluxo de trafego em torno do Cais da beira-rio.

Segundo Erica Leal, o CTA de Floriano tem a previsão de distribuir mais de 20 mil preservativos apenas nos quatro dias de folia na Princesa do Sul. Já a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um ponto de apoio médico com profissionais disponíveis para auxiliar o trabalho do SAMU de Floriano que também pretende deslocar uma equipe de plantão.


Da Redação

Joel empossa novos conselheiros tutelares de Floriano

Na manhã da última sexta-feira (10), foram empossadas as cinco conselheiras tutelares de Floriano para o quadriênio 2020-2024. A solenidade aconteceu no Espaço da Cidadania Nivaldo Junior, no conjunto Pedro Simplício e contou com a presença do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, além do vice-prefeito Antônio Reis, Secretária de Assistência Social Rafaela Barros, assessores e familiares das empossadas.

O prefeito Joel Rodrigues destacou que o processo de escolha é totalmente democrático. "É preciso ter muita dedicação, pois essas conselheiras empossadas estão disponíveis para a população e precisam do nosso apoio", disse.

A Secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, lembrou que a responsabilidade dos conselheiros vai muito além do cargo e que esses profissionais estão disponíveis todos os dias da semana em regime de plantão para zelar pelos direitos das crianças e do adolescentes. "Foi um processo que mobilizou a secretaria e de muito trabalho, mas garantimos a lisura do pleito e a população fez valer seu voto", disse. A avaliação aconteceu através de prova escrita e votação popular.

O ato oficial de posse foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e fiscalizado pelo Ministério Público. O trabalho do Conselho Tutelar é zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, atuando em situações de direitos ameaçados ou violados, bem como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

Conselheiros Tutelares Eleitos:

Inácia Maria Osório de Sousa
Jocirlane dos Santos Silva
Maria Solange Rêgo de Almeida
Jocelia Amorim Sobreira
Maria do Socorro Mota e Silva Ferreira

Da Redação
[email protected]

Câmera flagra homem levando dois mil reais do bagageiro de moto

Imagem reprodução

Na tarde desse domingo(12) a câmera de segurança de uma residência localizada na Rua Frutuoso Pacheco no bairro Catumbi, na cidade de Floriano flagrou o momento em que um homem arrombou o bagageiro de uma motocicleta Biz, pegou uma bolsa com documentos e a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e fugiu tomando destino ignorado.

Dois homens passaram pelo local onde a moto estava estacionada, sendo que um deles usando boné voltou, arrombou o bagageiro da moto e pegou a bolsa com os documentos da senhora Conceição de Valquiria Monteiro da Silva Penha. Um homem suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia, mas até o momento não foi recuperado o dinheiro nem foram encontrados os documentos da vítima. 

Com informações jc24horas

Homem invade o Hospital de Floriano e mata paciente com tiro na cabeça

Foto: Ascom Sesapi

Um homem identificado como Raul Marques de Santana,31 anos, foi assassinado dentro do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na madrugada desse sábado (11). Ele estava internado em uma das enfermarias da unidade de saúde quando um atirador invadiu o local e efetuou um tiro na cabeça dele.

O delegado Danilo Barroso, da Delegacia da Polícia Civil de Floriano, informou ao Cidadeverde.com que Raul estava internado no hospital desde a última quarta-feira (8) após sofrer uma tentativa de homicídio na cidade de Avelino Lopes. 

A polícia vai apurar a informação de que a vítima tem ligação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC).  O delegado Danilo afirma que ainda não tem uma linha de investigação sobre a motivação do assassinato. A tese mais forte é de execução relacionada ao histórico criminal de Raul.

"Ele [Raul] tem passagem por tráfico de drogas e latrocínio. Mas ainda vamos investigar a motivação", disse o delegado.

O autor do disparo entrou no hospital 4 h da madrugada após supostamente burlar a segurança da unidade de saúde. As informações são de que todos os pacientes da enfermaria dormiam no momento que o tiro foi efetuado, inclusive a vítima. Todos ficaram assustados com o crime.

Após o crime, o atirador fugiu e ainda não há informações sobre sua identidade. Funcionários do hospital e ocupantes da enfermaria devem prestar depoimento à Polícia Civil. Imagens de câmeras de segurança do lado externo do hospital devem auxiliar as investigações.

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, o Hospital Regional Tibério Nunes afirma que a invasão não se deu por nenhuma das portas de acesso da unidade de saúde e garante que vai contribuir para que o caso seja esclarecido. 

Veja nota na íntegra


Viemos através desta nota, informar que o paciente: 
Raul Marques de Santana, 31 anos, deu entrada nesta rede hospitalar, oriundo da cidade  de Avelino Lopes. Raul, foi vítima de disparo de arma de fogo, sendo admitido pela equipe médica, onde   realizou dia(8), uma laparotomia exploradora devido perfurações em abdômen. Seguia no segundo dia de pós-operatorio em enfermaria quando na madrugada do dia (11), um elemento não identificado  invadiu à ala "A" e disparou um tiro na cabeça com morte imediata. Se evadindo do local do crime de forma planejada pelos fundos, fora do alcance da segurança do Hospital. Reafirmamos que a invasão não se deu por nenhuma das portas de acesso. Diante deste lamentável episódio, o Hospital Regional Tibério Nunes, se coloca à disposição para ajudar nas investigações e reafirma que está buscando deixar todo o hospital monitorado com câmeras 24h, além de organizar o fluxo de entrada e saída com pulseiras e lista nominal. Medidas que também foram adotadas em forma de proteção à vida dos nossos profissionais. Por fim, reafirmamos que não  mediremos esforços para que tudo seja esclarecido da melhor forma. 

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Novos Conselheiros Tutelares de Floriano tomarão posse nesta sexta-feira (10)

Os conselheiros tutelares eleitos pela população florianenses no dia 6 de outubro de 2019, assumirão suas funções nesta sexta-feira, 10 de janeiro. A cerimônia de posse e nomeação ocorrerá na Estação Cidadania, no Conjunto Pedro Simplício, às 9h. Os cinco conselheiros tutelares terão mandato de quatro anos.

O ato oficial de posse é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e fiscalizado pelo Ministério Público. O trabalho do Conselho Tutelar é zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, atuando em situações de direitos ameaçados ou violados, bem como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

Conselheiros Tutelares Eleitos:

Inácia Maria Osório de Sousa
Jocirlane dos Santos Silva
Maria Solange Rêgo de Almeida
Jocelia Amorim Sobreira
Maria do Socorro Mota e Silva Ferreira

Da Redação
[email protected]

Estão abertas as matrículas de 2020 para escolas municipais de Floriano

Iniciaram, nesta segunda-feira (6), as matrículas dos alunos na rede municipal de ensino de Floriano. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 8 mil vagas estão disponíveis para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental nas 52 escolas do município, sendo 32 escolas na zona urbana e 20 na zona rural.

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola desejada até o dia 31 de janeiro para realizar o preenchimento da Ficha de Matrícula e apresentar os seguintes documentos:
Fotocópia da Certidão de Nascimento;
Fotocópia do Cartão de Vacinação devidamente atualizado (Ensino Infantil – creche e pré-escola);
Declaração de Conclusão (para aluno transferido);
Cartão de Benefício (para aluno de Programas Sociais do Governo - Bolsa Família);
Documento que comprova a conclusão de estudos do ano/série (declaração de cursou);
Laudo médico da criança com deficiência;
Fotocópia  do cartão do SUS.

Nas matrículas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) os documentos necessários são:
Fotocópia do RG
Fotocópia do CPF
Documentos comprobatórios como (declaração escolar/ histórico escolar e/ou boletim escolar) em caso de estudantes que pretendem prosseguir com seus estudos.
Laudo médico do estudante com deficiência.   

Os alunos que permanecerão nas mesmas escolas estão com a pré matrícula já realizada, no entanto, os pais ou responsáveis devem comparecer até o dia 31 de janeiro para confirmação e assinatura do comprovante de matrícula..

O início das aulas está previsto para o próximo dia 2 de março. Para acessar mais informações sobre o processo de matrícula, acesse o edital no link abaixo:
http://floriano.pi.gov.br/download/202001/SF07_112d4eb5bb.pdf

Da Redação
[email protected]

Homem cai do teto de escola, sofre traumatismo craniano e morre em Floriano

Foto reprodução facebook

Um homem caiu hoje (9), do teto da Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva, na Rua Alberto Drummond na cidade de Floriano.
 
O homem, identificado como Adão, trabalha com a manutenção do Hospital Regional Tibério Nunes e também com reparos elétricos e solda. Por volta das 10h, enquanto trabalhava na manutenção do teto da escola, ele acabou caindo da escada de uma altura de aproximadamente 3 metros e bateu a cabeça no chão.
 
Ele foi transportado para o Hospital Regional de Floriano e diagnosticado com traumatismo craniano. A vítima passou por cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito. 

com informações Floriano News

Saúde garante abastecimento de remédios em todas as UBS de Floriano

Ainda no fim do ano, a Secretaria de Saúde de Floriano realizou a aquisição de diversos medicamentos para reabastecer todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo Juscinaldo Duarte, farmacêutico e Chefe da Vigilância Sanitária de Floriano, a Secretaria de Saúde tem como base uma lista do Ministério da Saúde, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, fez questão de acompanhar e fiscalizar a separação e envio desses medicamentos na última sexta-feira (03). “A Assistência Farmacêutica Municipal faz um levantamento diário dos remédios que estão em falta, assim um relatório é gerado para que a Secretaria de Saúde faça a distribuição correta. A rede municipal de saúde de Floriano é referência”, disse o prefeito.

A medida tem como objetivo prevenir a falta de medicação no período de grande movimentação nas 24 Unidades Básicas de Saúde do município. “Nós observamos ao longo do ano de 2019 quais o medicamentos que tem a maior saída, fizemos a aquisição e abastecemos nossa rede municipal”, disse Juscinaldo Duarte.

A Rename é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do SUS, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade. E tem como base a relação dos medicamentos indicados para os tratamentos das doenças e agravos que acometem a população brasileira. A lista é construída a partir de uma avaliação que considere as informações de eficácia, efetividade, segurança, custo, disponibilidade, entre outros aspectos, obtidas a partir das melhores evidências científicas disponíveis.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Floriano realiza desobstrução de riachos

A Secretaria de Infraestrutura realiza trabalho de desobstrução de leitos de riachos em Floriano. A medida faz parte do Plano de Ações Preventivas do período chuvoso e deve contribuir para a diminuição dos impactos provocados neste período, diminuindo riscos de alagamentos nestas regiões. O trabalho está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (6), no Riacho Irapuá, localizado no Conjunto Pedro Simplício. 

Outros riachos serão contemplados com a ação, seguindo o cronograma estabelecido pela própria Secretaria. Remoção de entulhos, limpeza, desobstrução do leito e roço das margens, fazem parte dos serviços realizados nestas áreas.  

Da Redação
[email protected]

Laboratório em Floriano confirma a demissão de 300 funcionários

Foto: arquivo/facebook/Laboratório Sobral


A direção do Laboratório Sobral confirmou ao portal Cidadeverde.com que realizou o desligamento de pelo menos 300 funcionários. 

A empresa não informou o motivo das demissões. Em nota disse apenas que em função de voluntária adequação as Boas Práticas de Fabricação (BPF) por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estava suspendendo a fabricação de novos medicamentos.

Os desligamentos acontecem desde de dezembro do ano passado na cidade de Floriano (a 244 km de Teresina). A empresa distribui medicamento para todo o Brasil, principalmente região Norte-Nordeste.

Segundo a nota, a empresa permanece aberta.  Ao Cidadeverde.com, o presidente da empresa, Theodoro Sobral Neto, informou que nesta terça-feira divulgará nova nota e confirmou a demissão de 300 funcionários. No site, a empresa informa que tem 300 colaboradores, mas Theodoro informou que o número atualizado é de 400 funcionários e que deverá ficar apenas com 80 a 100 funcionários. 

"Houve uma reestruturação da produção. Vamos fazer um levantamento e fechar o número de demissões, mas vai ter um corte. Resumidamente, não é a primeira, nem a segunda, nem a última vez que teremos demissões. Tivemos que fazer isso para uma adaptação na atual produção", comentou o presidente da empresa.

Sobral fez questão de ressaltar que os pagamentos dos funcionário estão em dias, incluindo o salário de dezembro e o décimo terceiro. Ele também frisou que os empregados desligados terão os seus direitos respeitados.

"Todos os demitidos vão receber os seus direitos.  Queremos, também, deixar claro que não é um problema na qualidade dos produtos, e sim uma redução da linha de produção. A empresa permanece aberta (e atendendo aos seus clientes)". 

O Laboratório Sobral possui mais de 100 anos de fundação com atuação em todo o território brasileiro. Ele começou com uma fármacia em Amarante, em 1911, e depois foi instalado o Laboratório Industrial Farmaceútico Sobral em Floriano.

 

Carlienne Carpaso e Yala Sena
[email protected] 

Posts anteriores