Cidadeverde.com

Vítima reage e entra em luta corporal com suspeito de assalto

Uma moradora do município de Floriano entrou em luta corporal com um rapaz ao ser surpreendida durante um suposto assalto. O caso ocorreu na quinta (19) e o celular foi recuperado nesta sexta (20) pela Polícia Militar. 

Ela estava parada, sentada em uma motocicleta, quando o suspeito chegou por traz da vítima, no bairro Pau Ferrado, zona Urbana da cidade. 

O coronel Inaldo Barros, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou ao Cidadeverde.com que a Polícia Militar teve conhecimento do caso após o vídeo - registrado pelo circuito de segurança de uma residência - gerar grande repercussão na região. 

A polícia já identificou o rapaz, mas ele segue foragido. "A PM localizou o celular e entregou na delegacia. O aparelho foi encontrado com outra pessoa (em outro bairro da ocorrência)". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Floriano vacinou 97% de crianças contra o sarampo, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou no início do mês de dezembro, em ofício circular, os dados da primeira etapa de vacinação contra o sarampo viral para crianças de um ano a um ano e 11 meses e 29 dias. Floriano se destaca por ter uma cobertura vacinal de 97,25%. “O resultado foi fruto de um trabalho de mapeamento realizado pela Coordenação de Imunização. Nós intensificamos o trabalho de campo”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.

A vacinação contra o sarampo aconteceu em duas etapas: a primeira de 07 a 25 de outubro para crianças de seis meses a menores de cinco anos e a segunda etapa, de 18 a 30 de novembro para a população de 20 a 29 anos. “Vale lembrar que apenas a primeira etapa era, de fato, obrigatória. Os pais precisam estar atentos à carteira de vacinação dos filhos para que a doença seja barrada. Se todo mundo tiver o cuidado, nossas crianças estarão livres do sarampo, pois é uma vacina de rotina do calendário nacional de vacinação”, lembrou Pollyane Pires, Coordenadora de Imunização de Floriano.

A coordenadora explica que essa vacina faz parte do calendário de rotina até 49 anos. “Até 29 anos quem não tomou nenhuma as duas doses deve procurar uma unidade básica de saúde. Dos 30 aos 49 anos é essencial que você tenha pelo menos tomado uma dose da vacina, disse Pollyane Pires. 

A avaliação dos municípios foi realizada com base nas informações obtidas por meio do registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e por meio de um formulário para envio de informação dos estoques das referidas vacinas disponíveis no SAGE, Sala de Apoio à Gestão Estratégica.

Da Redação
[email protected]

Floriano sedia audiência pública para discutir fila de espera em cirurgia eletivas

O secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, participou nesta terça-feira (17) de audiência pública promovida pelo Centro de Apoio Operacional da Defesa da Saúde do Ministério Público do Piauí, coordenado pela promotora de justiça, Claudia Seabra. No encontro, estiveram presentes mais de 25 secretários de Saúde ou representantes da pasta da região dos Vales dos Rios Itaueira e Piauí. 

Em pauta, medidas que possam desafogar as filas geradas para cirurgias no Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano e o maior do interior do estado. James Rodrigues defendeu que medidas fossem repensadas no sentido de aprimorar o atendimento dando respostas mais rápidas a quem procura o serviço no município. “Não podemos retroagir. O SUS é uma conquista e esse trabalho que tem sido realizado pela nova direção do HTN tem diminuído bastante a fila de espera. É claro que há problemas, mas nós trabalhamos para solucionar”, explicou.

Davyd Basílio, diretor do HTN, afirmou que os procedimentos cirúrgicos eletivos são um uma nova implantação do HRTN, onde envolve os secretários municipais e toda a equipe que compõe o quadro médico de cirurgias eletivas e a direção. “E a grande necessidade de trabalharmos em parcerias para otimizar a assistência integral aos pacientes desde seu acolhimento pelo município até o pós operatório”, disse.

A promotora Claudia Seabra, chefe do CAODS, pediu que a Secretaria de Saúde de Floriano fizesse um levantamento da contrapartida que os municípios da região dos Vales dos Rios Itaueira e Piauí alocam para o município sede, neste caso Floriano, e quais os exames que estas cidades podem enviar seus moradores para resolver na Princesa do Sul.
4 anexos

Da Redação
[email protected]

Joel assina ordem de serviço para construção de novo cemitério em Floriano

Na manhã desta terça-feira (17), em solenidade realizada na sede da Prefeitura de Floriano, o prefeito Joel Rodrigues assinou uma ordem de serviço que autoriza a construção de um novo cemitério, na localidade Bom Jardim. Na cerimônia, estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, vereadores, secretários municipais e servidores.

Segundo o gestor municipal, o termo de contrato que permite a construção do novo cemitério, faz parte de um conjunto de ações que estão acontecendo no município e que serão inauguradas em breve pela gestão. "Autorizamos o início desta grande obra, com boa localização e acesso para o bairro Guia e rodoviária. Floriano ganhará um novo local para guardar seus entes queridos", disse Joel.

Da Redação
[email protected]

Em dia D, CTA de Floriano realiza mais de 1200 testes gratuitos

A ação aconteceu na Rua São Pedro, próximo ao Centro de Testagem Aconselhamento do município. Segundo Herica Leal, coordenadora do CTA de Floriano, intervenções como essa contribuem significativamente para reforçar a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

No levantamento feito pelo CTA, foram realizados 1240 exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Somente nessa ação foram detectados 20 casos positivos para ISTs. A Coordenação de Imunização do município também participou do evento. Ao todo, mais de 45 pessoas tiveram sua carteira de vacinação atualizada.

O Sesc de Floriano realizou testes de glicemia em parceria com alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, Campus Josefina Demes, além de repassar informações sobre saúde bucal e maneiras de prevenção a ISTs. Mais de duzentas pessoas foram atendidas entre exames de glicemia e pressão arterial.

Sífilis

A coordenadora do CTA de Floriano, Herica Leal, ressaltou a preocupação do órgão de saúde sobre o aumento significativo dos casos de sífilis e solicitou um planejamento para enfrentar a doença. “Essa situação é nacional. Há registros do Ministério da Saúde que apontam para o aumento dessa doença e em Floriano não é diferente. Já reuni nossa equipe para traçar metas e barrar a sífilis no município, mas só informação não basta e é preciso que as pessoas se conscientizem”, disse.

Da Redaçao
[email protected]

Município de Floriano recebe 1ª Virada Cultural

  • SF12_cdc6dc1c7a_(1)1.jpeg Ascom
  • SF12_da8c25a13c.jpeg Ascom
  • SF12_4f2efc9607.jpeg Ascom
  • SF12_cdc6dc1c7a_(1).jpeg Ascom
  • SF12_ac470d1290.jpeg Ascom
  • SF12_313b9c430d.jpeg Ascom

Muito talento e amor pelo Nordeste marcaram a 1ª Virada Cultural, realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer nesta quarta-feira (11) na Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Júnior. A abertura contou com a 2ª edição da Mostra Floriano é Arte - Série Artistas da Terra que trouxe como tema "Um olhar sobre o pôr do sol de Floriano", sob as lentes do fotógrafo Walter Mota. Segundo a secretária da pasta Elineuza Ramos, o evento acolheu expressões eruditas e populares, agregando crianças, jovens, adultos e idosos em uma programação gratuita durante todo o dia, estabelecendo parcerias importantes com grupos e movimentos artísticos da cidade.

Durante a tarde, oficinas de Artes Plásticas, Passarela e Etiqueta, Estética Afro, Capoeira e rodas de conversa sobre Africanidade com o Movimento Dikebrada, compuseram a programação do evento. Além de artesanato e exposição de obras da literatura nordestina, a noite contou com uma apresentação dos Reis e Rainhas Beleza Negra, danças e muita música com a banda Dois por Dois, de Pop Rock, seguida pelos sanfoneiros da cidade.  A Orquestra Sanfônica do Sertão, regida por Sandrino do Acordeon, encantou a noite com vários sucessos do forró e do baião, que homenagearam grandes nomes da música nordestina, através do Projeto Acordes do Campestre de São Raimundo Nonato (PI), finalizando as atividades.

Da Redação
[email protected]

Comunidade L3 recebe ‘Saúde em Movimento’

Programa se firma como o maior movimento da história da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano. Nesta edição atendeu centenas de pessoas das localidades rurais do L3, Boqueirão e região. Todos os setores da pasta participaram do evento e levaram inúmeros atendimentos à população rural. 

Dona Adelaide Pereira de 65 anos e moradora da Comunidade Malhadinha foi uma das beneficiadas. Para a agricultora rural, o programa veio na hora certa. “Eu fiz tudo que podia. Isso aqui é bom demais. Tem hora que nem acredito. Tô aqui na fila esperando pra medir minha pressão e já passei na ginecologista. É um sonho”, disse. 

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) levou fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Em salas próximas foram instalados também os atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais de 350 testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites. A Coordenação de Imunização também atualizou a caderneta de vacinação da população. A novidade desta edição ficou foi a presença de um médico cardiologista e equipamento de eletrocardiograma. Quase 80 pessoas foram atendidas por esses serviços. Mas não parou por aí, a urologia foi a especialidade mais procurada nessa edição com 95 atendimentos. 

A população contou ainda com ortopedista, ginecologista, clinico geral e odontologista. Quem participou da ação teve ainda a oportunidade de agendar consultas pela central de marcação da Secretaria Municipal de Saúde e muitos ao finalizar suas consultas médicas já saíram com a medicação em mãos. “Nós estamos observando um novo tempo da Saúde de Floriano. Essa é a mensagem que estamos levando: servir a que mais precisa. Estou orgulhoso com cada servidor que se dedica ao máximo para que tudo saia como planejamos”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.

Da Redação
[email protected]

Desenvolvimento Rural finaliza curso de Processamento de Leite em Floriano

O curso de Processamento de Leite rendeu muito aprendizado e produtos artesanais para os pequenos produtores rurais do assentamento Bom Sucesso. Na última terça-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, encerrou as atividades de capacitação na comunidade.
 
Através de 40h de teoria e prática, os pequenos produtores da região aprenderam sobre as práticas higiênicas na fabricação de derivados do leite, como bebidas lácteas; queijo, manteiga, doces, iogurte e outros de espécies bovinas e caprinas. Além do Bom Sucesso, o curso contemplou também as localidades Mandacaru e Alegre. 
 
A ocasião trouxe também a demonstração e degustação dos produtos fabricados pela comunidade durante o curso. “Levar aprendizado ao produtor rural é sempre um trabalho gratificante. Hoje eles estão trazendo o fruto do que aprenderam e agora podem utilizar isso para gerar sua própria renda”, disse Edvaldo Costa, secretário da pasta.
 
Edvaldo afirma ainda que mais uma capacitação será realizada este ano em outra comunidade rural. “Para o final de 2019, teremos mais um curso de Manejo de Ovinos e Caprinos. As comunidades Coelho e Jacaré Novo já foram beneficiadas com essa capacitação e agora é a vez da Localidade Capuama”, afirmou.

Da Redação
[email protected]

Dezembro Vermelho: CTA de Floriano desenvolve ações no combate ao HIV

Em Floriano, quase trinta pessoas foram diagnosticadas com a doença que não tem cura até agora em 2019. Mas a boa notícia é que o tratamento é gratuito e que pode fazer com que o portador do vírus HIV tenha uma vida praticamente normal. No mês de dezembro, comemoramos com combate ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis, por isso o Centro de Testagem e Aconselhamento de Floriano preparou um cronograma com ações que visam a prevenção e orientação sobre o tema. 

A coordenadora do CTA de Floriano, Herica Leal Amarante, chama atenção para a prevenção da doença e explica que o método mais recomendado é o uso do preservativo nas relações sexuais. “Tudo começa na prevenção. Isso vale para jovens que estão entrando na vida sexual como para adultos e idoso”, disse. 

Nos últimos meses, o CTA avançado na testagem rápida e segura. No mês de outubro foram mais de 1200 e em novembro foram mais de 1700. “Esses são exames fora das paredes do CTA. Estamos indo para as ruas, empresas, organizações com o intuito de detectar a doença e já encaminhar esse paciente para o tratamento adequado”, lembra. 

A próxima ação do CTA acontece no sábado, dia 7, na localidade L3 dentro do Projeto Saúde em Movimento. No dia 10 está prevista uma visita à Universidade Estadual do Piauí campus Josefina Demes onde serão ministradas palestras e realizados testes gratuitos. Dia 10, os funcionários do Laboratório Sobral participam de uma palestra informativa e testes rápidos gratuitos. 

No dia 13, toda a equipe multiprofissional do CTA de Floriano realiza o Dia D de Combate ao HIV com uma ação durante todo o dia na Rua São Pedro, centro da cidade. Ainda no mês de dezembro, dia 19, a comunidade rural da Vereda Grande também recebe os profissionais do CTA.

Da Redação
[email protected]

Sorteados os contemplados com 499 casas do Residencial Alto da Cruz de Floriano

  • SF06_c663eed85b.jpeg Ascom
  • SF06_0e367da421.jpeg Ascom
  • SF06_eaaeefd6d5.jpeg Ascom
  • SF06_4dd7d54b3b.jpeg Ascom
  • SF06_8f64111c79.jpeg Ascom

Emoção e euforia marcaram a manhã desta sexta-feira (6) no sorteio dos beneficiários do edital do Programa Minha Casa Minha Vida - Residencial Alto da Cruz, realizado no Comércio Esporte Clube, pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Floriano.

Na ocasião, estiveram presentes: o prefeito Joel Rodrigues; o vice-prefeito, Antônio Reis; a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros; o Gerente Executivo de Habitação da CEF, Gustavo Franco; o promotor Arimatéia Dourado, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Habitação, vereadores e outras autoridades locais, além de uma multidão de florianenses que esperava ansiosa pelo resultado.

Todo o procedimento de sorteio foi realizado pela CAIXA, através de um sistema randômico automatizado, que selecionava os contemplados a partir daqueles que atendiam aos critérios do Edital. O gerente Gustavo Franco afirma que o sistema utilizado é totalmente seguro. “Esse sistema é o mesmo empregado em todo Brasil nos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. O próprio sistema já atrela o nome da pessoa ao endereço".

A cada nome sorteado, euforia e emoção tomavam conta das pessoas que realizavam ali o sonho de ter a casa própria. Dentre as quase 2 mil inscrições, 499 famílias foram beneficiadas e aguardam agora o recebimento das casas, que segundo Gustavo Franco ainda não tem data para acontecer. “Estamos dependendo apenas da CEPISA Equatorial e da AGESPISA para o comissionamento de energia elétrica e água. Depois desse processo 100% concluído, nós encaminharemos a solicitação ao Ministério de Desenvolvimento Regional para que ele efetue a marcação da data e defina se o evento contará com entidades federais, estaduais ou se será apenas a nível operacional.”

Para Joel Rodrigues, o residencial é a concretização de um sonho coletivo. “Ver uma obra que ficou paralisada por quase 2 anos, ser retomada e entregue, quando muitos desacreditavam, é uma satisfação imensa. O sentimento é de gratidão por todos que estiveram envolvidos nesse processo. "Seguimos na missão de fazer mais e melhor pelas pessoas”, finalizou Joel.

LISTA DOS NOMES SORTEADOS

A lista dos contemplados das casas do Residencial Alto da Cruz está disponível na sede da Prefeitura de Floriano, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e através do link abaixo:

http://www.floriano.pi.gov.br/download/201912/SF06_efcd1024a5.pdf

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores