Cidadeverde.com

Secretário de Transportes anuncia obras no setor da indústria

O Secretário dos Transportes, Avelino Neiva contou que Floriano receberá importantes obras no setor da indústria. Em visita ao município, juntamente com o deputado estadual, Gustavo Neiva, o secretário não adiantou detalhes mas afirmou que as negociações com o governador Wilson Martins já estão avançadas. 

                      Foto: Florianonews 

“É só questão de esperar um pouco. O governador inclusive já nos autorizou e só precisamos aguardar a chegada dos empresários que vem do exterior para nossa cidade, e isto já é em função do Porto Seco”. 

Sobre o aeroporto Cangapara, Avelino Neiva ressaltou que algumas obras ainda precisam ser concluídas, inclusive com a  recomposição da casa de passageiros.

A conclusão da rodoviária e da interligação da BR-343 com a PI-140 e a construção do Porto Seco em Floriano são outras obras em andamento em Floriano.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Polícia Militar apreende 34 trouxas de maconha no bairro Tiberão

A Polícia Militar do 3º BPM apreendeu nesta sexta-feira (09), 34 trouxas de maconha em uma operação realizada no bairro Tiberão, no município de Floriano. Sebastião Pereira da Silva e João Batista Gonçalves receberam voz de prisão e foram autuados em flagrante.

                   Foto: Florianonews

Após a autuação, os acusados foram encaminhados à Delegacia Regional do município e logo após à  penitenciária Vereda Grande, onde responderão por tráfico de drogas devido a quantidade de drogas apreendidas. "Ambos já têm registro na polícia por tráfico de drogas", disse o delegado Walter Pereira.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Equipes iniciam trabalhos de transição

Nesta semana,  as equipes de transição de Floriano estiveram reunidas na prefeitura do município. Inicialmente foram apresentadas as primeiras informações sobre a atual gestão ao prefeito eleito, com o objetivo de otimizar o processo transitório e facilitar a elaboração e aplicação do novo plano de governo. 

A equipe de transição do prefeito Joel Rodrigues repassou além de documentos, informações sobre o os projetos em andamento e funcionamento geral da administração. 

                   Fotos: Florianonews

"A atual gestão como sempre tem feito, tem atuado de forma transparente, garantindo o acesso a informação, não só ao cidadão como a nova equipe que irá administrar o município, para que possam continuar o crescimento e o desenvolvimento", disse James Rodrigues.  


A atual gestão é representada por James Rodrigues (Governo), Fábio Cruz (ex-secretário de Infraestrutura), Célia Mota (Finanças), Arnaldo Messias (Administração), Leonardo Cabedo (Controlador), Josélia Rodrigues (Saúde) e Jardel Viana (Educação). O grupo indicado pelo prefeito eleito é composto por Gilberto Júnior (prefeito eleito), Salomão Holanda (vice-prefeito eleito), César Pedrosa, Márcio Neiva (prefeito de Porto Alegre do PI) e o advogado Francelino Moreira Lima.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Anselmo Vasconcellos lança novo filme em encontro de cinema em Floriano

Na quarta-feira, 7, será aberto o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano, no Piauí. O evento, que contará com uma intensa programação de exibições, oficinas e apresentações artísticas segue até o próximo dia 11, quando acontece a cerimônia para premiação e entrega do troféu Cacto de Ouro.


Um dos convidados este ano é o ator global e escritor Anselmo Vasconcellos. Além de exibir “O Carteiro”, ele também lança o livro “Comédia, a arte da irreverência” e ministra oficina durante o Encontro Nacional.

Segundo ele, oficinas são o grande laboratório de trocas e conversações que geram forte enriquecimento dos participantes. “É uma realização que dedico grande energia e viajo o Brasil realizando”, aponta, lembrando que o livro "Comedia a arte da irreverência", foi resultado de uma das oficinas que ele ministrou. “(O livro) foi escrito por sugestão de uma oficineira, Raquel Villela, jornalista e bancária, e assim estabelecemos uma excelente parceria e o livro foi sendo trabalhado por pesquisas e conversas que enveredaram por cinco anos contínuos de formatação e análises”, afirma Anselmo. “Costumo dizer que o livro é um pequeno David diante do Golias do conhecimento”, completa o ator.

“O Carteiro”, filme que Anselmo exibe em Floriano, é uma inspiração poética do ator e diretor Reginaldo Faria, que se traduz numa estória de amores emaranhados em uma confusão engraçadíssima e surpreendente que se dá a partir da interferência de um jovem carteiro nas correspondências de uma pacata cidade de interior, onde quase nada acontece. Ele altera as cartas e escreve como sendo outras pessoas. Uma nova vida se insurge a partir das mudanças produzidas pelas alterações que o carteiro faz na comunicação escrita, e ele mesmo acaba se apaixonando por uma jovem que se corresponde com um namorado à distancia.

“Poético, engraçado e com profundo senso de justiça o filme encanta e sou um admirador entusiasmado deste filme que aposta num caminho totalmente diferente das comédias atuais”, adianta o diretor sobre “O Carteiro”.

Em sua sétima edição o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões terá abertura às 19h, no Cine Teatro Maria Bonita, e deverá receber cerca de 10 mil pessoas.

O Encontro contará com a exibição de 21 filmes na mostra competitiva entre longas e curtas de todo o Brasil. Além da mostra competitiva, haverá as mostras não competitivas, que totalizam 27 filmes. As exibições competitivas ocorrerão no Cine Teatro Maria Bonita, sempre às 19h30min, e não competitivas no Cine Teatro Cidade Cenográfica, Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí. A previsão é que todos os diretores marquem presença durante a apresentação de seus respectivos filmes.

O evento é uma realização do Escândalo Legalizado Teatro, Teatro Cidade Cenográfica e ESCALET Produções Cinematográficas.
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Van capota e fere três quando levava corpo de ex-vereadora

Três pessoas ficaram feridas durante acidente em uma Van que transportava o corpo da ex-vereadora de Manoel Emídio, Marinalva Lavor Maciel (PSB), que morreu em Teresina e estava sendo levada para velório no município. 


Na van tinha cerca de 10 pessoas que acompanhava o carro funerário com o corpo de ex-vereadora. A 20 km de Floriano, o veículo capotou e três amigas se feriram. Duas delas tiveram que ser trazidas para o HUT (Hospital de Urgência de Teresina) com fratura na clavícula e na perna.

A tragédia comoveu a cidade, já que no último dia 31 do mês passado, a ex-vereadora foi vítima de acidente entre os municípios de Jerumenha e Bertolínia. Ela foi trazida para Teresina e estava internada no HTI e teve morte cerebral. 


O vice-prefeito eleito, Altamiro Ferreira de Sousa, informou que as duas amigas da ex-vereadora passaram por cirurgia no HUT e estão fora de risco de morte. Estão internadas no hospital Patrícia da Silva leal e Márcia Rocha Cardoso.  A terceira vítima foi internada em Floriano e segundo Altamiro de Sousa ela teve alta médica.

Marinalva Maciel foi vereadora de Manoel Emídio de 2004 a 2008, tentou a reeleição este ano, mas não obteve êxito. Ela era funcionária do Tribunal de Justiça do Piauí e era técnica judiciária do fórum de Manoel Emídio.


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Semar realiza audiências públicas em Floriano e Guadalupe

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) realiza, nesta segunda-feira (5) e terça-feira (6), audiências públicas para discutir Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento denominado Polo Integrado de Alimentos e Bionergia. O trabalho a ser desenvolvido é de responsabilidade da empresa Terracal Alimentos e Bioenergia - Unidade Piauí LTDA, o qual contempla o plantio irrigado e processamento de cana de açúcar, tomate e cacau, bem como a geração e exportação de energia a partir de biomassa. Os empreendimentos em questão estão localizados na região dos municípios de Floriano, Guadalupe, Jerumenha e Marcos Parente, no Sudoeste do Piauí.

As audiências ocorrerão, nesta segunda-feira, no Hotel Rio Parnaíba, às 19h, na cidade de Floriano, e nesta terça-feira, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Simorelda Passos de Moraes, na cidade de Guadalupe.

O edital de convocação da audiência pública para a apresentação dos estudos relacionados ao projeto foi estabelecido no dia 8 de outubro e publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí, constando do mesmo, os locais, as datas e os horários de sua realização, dentre outras informações.

De acordo secretário Dalton Macambira, a empresa responsável pelo empreendimento deve garantir a divulgação dos editais, bem como das audiências que deverá contar com a participação de sindicatos e representantes de entidades civis e demais instituições públicas dos municípios a serem inseridos pelo projeto.

“As audiências são justamente para recolher sugestões, subsídios e informações para o processo decisório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos sobre o Projeto Polo Integrado de Alimentos e Bionergia, no qual contempla o plantio irrigado e processamento de cana de açúcar, tomate e cacau, bem como exportação de energia”, enfatiza Macambira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Equipes do Samu ameaçam deflagrar greve

Nesta segunda-feira (05), equipes do Samu de Floriano realizam Assembleia Geral para reivindicarem melhorias nas condições de trabalho. De acordo com o Osmundo Andrade, Presidente do Sindicato dos Médicos do município, caso as reivindicações não sejam atendidas será deflagrada greve e apenas 30% do serviço ficará em funcionamento. 


Entre as propostas apresentadas pela classe estão melhorias salariais e das condições físicas de trabalho. "Nosso salário está defasado e há mais de três anos tivemos aumento. As condições de trabalho são precárias e está faltando uma série de materiais que dificulta nossa função", disse Osmundo Andrade.

De acordo com o Código de Ética Médica, serviços essenciais  como urgência e emergência não podem ser paralisados em sua totalidade. Em caso de greve, o presidente ressalta ainda que apenas uma ambulância estará em funcionamento para atender toda a região.

"Nós não podemos parar 100% porque a lei diz que o serviço de urgência e emergência não pode parar, mas ficaremos apenas com uma ambulância básica para atender aqueles casos mais necessitados”, reitera o presidente. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com,  a secretária de saúde , Josélia Rodrigues conta que os salários da classe já foram reajustados este ano e que, até o momento, não recebeu informações do sindicato sobre o indicativo de greve. 

Sobre os recursos do Ministério da Saúde destinados ao Samu de Floriano, a secretária ressalta que são repassados apenas R$ 40 mil. "A despesa com este serviço é de aproximadamente R$ 160 mil e nos é repassado apenas R$ 40 mil. A prefeitura arca com todo o restante para o pagamento da folha", disse.

De acordo com Josélia Rodrigues, seis ambulâncias do Samu atendem à população no município e que em breve, uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência será inaugurada na região. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Florianonews

Dois novos secretários são empossados em Floriano

Novas alterações no primeiro escalão da atual administração do prefeito Joel Rodrigues foram realizadas após as eleições municipais. Nesta semana, o secretário Joab Curvina que havia sido exonerado da pasta da Comunicação para concorrer ao cargo de vereador e não obteve êxito no pleito, reassumiu a  titularidade na referida secretaria. 

                                                                  Secretário Joab Curvina

“Fomos convocados pelo prefeito para retomar ao cargo e teremos a responsabilidade de fechar essa gestão de 2008 a 2012. Concluiremos, nestes meses, o grande trabalho iniciado com o Joel Rodrigues", disse Joab Curvina. 

O secretário José Rodrigues, que assumiu a Comunicação durante a campanha eleitoral, assumiu a pasta de infraestrutura, antes gerida  por Rinaldo Goes. À frente da atual secretaria, o gestor já enfrenta problemas relacionados a falta de iluminação pública em determinadas regiões de Floriano.

Secretário José Rodrigues 

“Acabei de assumir e estou tomando pé da situação. Estamos buscando solucionar o problema, pois a Eletrobras fez intervenções em alguns setores e não repassou a informação para a prefeitura.  Peço a compreensão de toda população pois existem questões de ordem  licitatória", explica o novo secretário de infraestrutura. 


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Ministério Público dá prazo de 72h para problema da iluminação pública

Moradores do bairro Bosque Santa Teresinha, em Floriano, denunciam a falta de iluminação pública na região há mais de um mês. O abastecimento de água também estava paralisado há cinco dias e o fornecimento foi regularizado na noite desta terça-feira (30).

"Em relação água disseram que a passagem no encanamento estava obstruída e passamos este tempo todo pegando água na Beira Rio. No caso da energia informaram que o problema estava no fornecimento para a via pública mas como se passaram mais de 30 dias, não justifica", disse  o morador José Luís Júnior.


A assessoria da Eletrobras-PI, através do gerente regional de Floriano, Abderaman Mendes, informou ao Cidadeverde.com que o problema da iluminação nas vias públicas é de competência do município. 

"Tínhamos um problema de tensão baixa na semana passada pois a demanda havia aumentado bastante. Trocamos o transformador por outro de maior potência e está tudo resolvido. A questão da iluminação nas vias públicas é de competência da prefeitura", disse. 

O secretário de infra-estrutura de Floriano, José Rodrigues da Silva, informou que a Eletrobras realizou uma intervenção sem comunicar ao órgão mas que medidas administrativas estão sendo estudadas para resolver o problema. 

"Assumi a pasta há uma semana e estou tendo conhecimento dos problemas, inclusive, licitatórios neste momento. Fomos acionados pelo Ministério Público que nos deu um prazo de 72 para reverter a situação. Estamos procurando uma solução para o problema", explicou o secretário. 



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
 gracianesousa@cidadeverde.com

"Comissão de transição dará início aos trabalhos", disse prefeito eleito

O prefeito eleito de Floriano falou sobre o processo de transição na gestão municipal que deverá acontecer nas próximas semanas. Gilberto Júnior (PSB) definiu quatro membros que farão parte da comissão e terão papel determinante também na formação da equipe administrativa que comandará a prefeitura pelos próximos quatro anos. 


Segundo o novo prefeito, a documentação requisitada da atual gestão será analisada para que a situação do município possa ser diagnosticada. 

"Daremos início ao trabalho da comissão de transição. Em breve receberemos a documentação requisitada  e estaremos debruçados nesses documentos para que se possa ser traçado um retrato da realidade", disse Gilberto Júnior. 


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores