Cidadeverde.com

Governo abre licitação para reativar aeroporto de Floriano

A Secretaria dos Transportes do Estado do Piauí abriu licitação para viabilizar a desinterdição do aeroporto Cangara, no município de Floriano. As propostas serão recebidas no dia 9 de outubro, às 9h.

De acordo com o aviso de licitação, o processo vai receber propostas para execução dos serviços de consultoria para a desinterdição, mudança de características e homologação do balizamento noturno do aeroporto.

As despesas serão arcardas com recursos do próprio Estado, através da Secretaria de Transportes, onde pode ser obtido o edital - avenida Pedro Freitas, sem número, Centro Administrativo, Teresina. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Professor de dança é acusado de golpe de estelionato

Policias do 2º Distrito Policial de Floriano investigam um suposto caso de estelionato praticado pelo professor identificado como Edmar Mourão. Segundo o delegado do 1º DP, Walter Pereira da Cunha, mães de alunos foram à delegacia para denunciar que efetuaram o pagamento de mensalidades referentes a aulas de dança e não usufruiram do serviço.

O delegado explica que há uma investigação em curso para a apuração dos fatos. "As mães relataram que o professor visitou escolas do município para oferecer o serviço, recebeu o pagamento das mensalidades, no valor de R$ 35 cada, e sumiu sem nunca ter ministrado uma aula", explica o delegado sobre a investigação. 

Walter Cunha informou ao Cidadeverde.com que as mães levaram boletos e carnês referentes ao pagamento das mensalidades, para comprovar o suposto golpe. O delegado disse ainda que Edmar Mourão também é acusado de aplicar golpes da mesma natureza em Minas Gerais. 

"Não sabemos ainda o valor do possível prejuízo pois a investigação ainda está em curso", reitera o delegado.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem é assassinado com tiros ao sair de restaurante em Floriano

Após sair de um restaurante com amigos, o homem identificado como Francisco de Sousa Neto, 34 anos, foi atingido com vários disparos de arma de fogo na região do abdômen e do braço, na noite deste domingo (23). De acordo com o delegado do 1º Distrito Polcial de Floriano, Walter Pereira da Cunha, há indícios de que o crime possa ter sido acerto de contas. 

"A vítima juntamente com amigos haviam parado no restaurante após vir do pagode. O acusado encontrava-se dentro o estabelecimento e esperou o homem conhecido como 'Chico Maranhense' sair do local para efetuar os disparos", diz o delegado. 

O crime aconteceu em um restaurante próximo ao anel viário, por volta das 22h30. Segundo Walter Cunha, o acusado haveria saído do local a pé e depois entrado em um veículo. 

"Contra a vítima haviam acusações de tráfico de drogas e também de que ele seria o mandante de um assassinato praticado ainda este ano. Estamos realizando diligências na área", diz  o delegado do 1º DP. 

Chico Maranhense ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e veio a óbito 3h após o ocorrido. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Justiça Eleitoral realiza capacitação para mesários

A Justiça Eleitoral convocou, neste fim semana, cerca de 200 mesários para participarem de treinamento para atuarem nas eleições municipais de Floriano. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social com presidentes, primeiros mesários, segundos mesários e secretários.

                       Foto: Florianonews

Durante o treinamento os mesários foram orientados sobre medidas a serem administradas na eleição, desde o início da votação até o encerramento. Foram abordadas as funções do mesário, a instalação da seção eleitoral, o funcionamento e os materiais utilizados para essa finalidade, o processo de instalação das urnas eletrônicas, além do fluxo de votação e as funções do presidente de mesa, 1º e 2º mesários e secretários.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Inauguração do Aeroporto de Floriano integra parte das comemorações do aniversário do Piauí

A inauguração do Aeroporto Cangapara, no município de Floriano, a 244 quilômetros de Teresina, faz parte do calendário de comemorações do aniversário do Piauí. A obra, de responsabilidade da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), já está na sua fase final. O aeroporto será a maior alternativa de pouso e decolagem do Sul do Piauí, com pista maior que a do aeroporto de São Raimundo Nonato. O investimento é de aproximadamente R$ 7,8 milhões.


De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, Avelino Neiva, que visitou o canteiro de obras, no último fim de semana, a inauguração deve acontecer do fim do mês de setembro para o começo de outubro. “Nesta sexta-feira (21), vamos discutir qual a melhor data para a entrega, de acordo com a agenda do governador”, ressaltou.

O Governo do Estado também está viabilizando a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o a BR-343 à PI-140, com extensão de aproximadamente 4,2 quilômetros, e que passa pelo aeroporto, servindo como acesso ao mesmo. A fase de terraplanagem já foi concluída e uma  parte do asfalto já foi aplicada.


O aeroporto Cangapara possui uma extensão de 54.000 m² e a obra contemplará reforma da pista de pouso e decolagem, pátio para estacionamento das aeronaves com capacidade para comportar três aviões de grande porte, construção de uma pista para o taxiamento das aeronaves, cerca de proteção e balizamento noturno, permitindo que os aviões pousem em qualquer horário do dia.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PM apreende homem portando punhais fabricados artesanalmente

Em Floriano, a Polícia Militar aprendeu um homem portando vários punhais fabricados artesanalmente. Após a realização de procedimentos legais, o homem de aproximadamente 35 anos, foi liberado mas inconformado retornou à delegacia especializada para recuperar as armas.

                     Foto: Florianonews

De acordo com a delegada Luana Alves, o homem aparentava possuir algum tipo de transtorno mental. "Ele voltou para buscar os punhais e disse que era da organização terrorista Al- Qaeda", disse a delegada.

Luana ainda informou ao Cidadeverde.com nesta quarta-feira (19) que contra o homem foi apenas realizado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e não foi necessário abertura de inquérito devido ao possível problema psíquico. "Realizamos o TCO e o encaminhamos para o Centro de Atenção Psicossocial", disse.


Outro caso: Tráfico de Drogas

Após denúncia, policias militares apreenderam nesta terça-feira (18) três adolescentes acusados de tráfico de drogas no bairro curador. Com os jovens, ainda foi encontrado um adulto que foi preso em flagrante.

"Com a abordagem foram encontrados 39 trouxas de maconha", disse a delegada Luana Alves ao Cidadeverde.com


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Defensoria pública promove palestra sobre violência contra a mulher em Floriano

O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Floriano-PI encerrou, no dia 13 deste mês de setembro, um ciclo de palestras voltado à defesa da mulher vítima de violência. O encerramento aconteceu com a abordagem do tema Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, proferida pela defensora pública Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, em Teresina.


Segundo Verônica Acioly, a intenção foi, além de prestar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, contribuir para divulgar o trabalho do Núcleo criado recentemente no município de Floriano. “Estivemos lá por uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Mulher de Floriano, com o apoio da Defensoria Geral. Além de divulgar e esclarecer sobre a Lei Maria da Penha, também tivemos a intenção de contribuir para que o trabalho desenvolvido pelo Núcleo naquela cidade tenha maior alcance junto à população”, disse a defensora, ressaltando a necessidade de incentivar a população de Floriano a procurar o atendimento da Defensoria Pública.

Segundo o defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, em Floriano, Marcos Martins de Oliveira, a divulgação do trabalho do Núcleo e dos direitos da mulher vítima de violência, previstos na Lei Maria da Penha, já foi realizada nas Escolas Públicas Estaduais Fauzer Bucar, Osvaldo da Costa e Silva, Bucar Neto e Mirtes Demes. “Nestas oportunidades, as palestras e os esclarecimentos prestados aos secundaristas da rede pública estadual contaram com a parceria da Delegacia Especializada da Mulher, representada pela delegada especializada, a dra. Luana Alves”, disse o defensor público.

“O fechamento do ciclo de palestras trouxe a experiência e o conhecimento da Dra. Verônica Acioly na área de Defesa da Mulher Vítima de Violência, contando com a presença de representantes de importantes órgãos como o Judiciário, sistema de saúde, Sine-PI, Polícia Militar, Delegacia da Mulher e movimentos sociais”, destacou Marcos Martins.

Também participaram do encerramento do ciclo de palestras o defensor público Armano Carvalho, na qualidade de coordenador auxiliar da Diretoria Regional da DPE-PI, acadêmicos de Direito, estagiários e assessores da Defensoria Pública, além da diretora do CAPS e alguns estudantes do pré-vestibular oferecido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Marcos Martins destaca que a importância da temática enfocada teve boa repercussão, tendo sido o evento objeto de divulgação pela TV Alvorada e rádios da cidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sebrae em Floriano capacita empreendedores e estudantes universitários‏

Em setembro, a programação de cursos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Floriano está direcionada a proprietários, colaboradores das empresas locais e estudantes universitários.

Neste fim de semana (21 a 23), a consultora do Sebrae no Piauí, Graça Carvalho, ministrará o curso Técnicas de Oratória para acadêmicos do curso de Administração.

Já no último fim de semana do mês, será realizado o curso Técnicas de Vendas. A capacitação, que será ministrada pelo instrutor Francisco das Chagas Ferreira. O curso é direcionado a colaboradores de empresas do segmento de eletrodomésticos. Os participantes irão aprender técnicas para conquistar clientes e aumentar as vendas.

“Esses profissionais que serão capacitados terão um diferencial no exercício de suas atividades, seja na área de liderança, vendas ou até mesmo na arte de falar bem”, destaca a trainee do Escritório do Sebrae em Floriano, Laianne Alves Rocha.

Em outubro, o Sebrae realizará em Floriano uma turma do seminário Empretec, treinamento que incentiva os participantes a desenvolverem características empreendedoras.

Os interessados devem agendar entrevista individual, a serem realizadas entre os dias 08 e 10 de outubro. O seminário acontecerá no período de 15 a 20 do mesmo mês.

Maiores informações no Escritório do Sebrae em Floriano, localizado na Av. Eurípedes de Aguiar, nº 419, Centro, ou pelo telefone (89) 3522-3164.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Parada da diversidade atrai multidão no Centro de Floriano

No final da tarde do último sábado (15), a Avenida Eurípedes de Aguiar foi o cenário de mais uma Parada da Diversidade, no município de Floriano. O evento realizado pela Associação Florianense da Diversidade Sexual (AFLODS), se enfeitou com as cores do arco-íris para dar visibilidade à luta dos homossexuais em favor dos direitos humanos e contra o preconceito.

Fotos: Florianonews

Com o tema "Diga não a homofobia, diga sim a igualdade", a Parada da Diversidade 2012 seguiu num percurso até a Avenida Esmaragdo de Freitas (Cais da Beira Rio), colorindo a cidade e transmitindo uma mensagem de paz, alegria e amor. Além de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, o evento reuniu simpatizantes, apoiadores da causa e populares que se deslumbravam com a música eletrônica predominante no trio elétrico, e no colorido das maquiagens e roupas que decoravam a festa.


Fonte: Portal da Appm

Acusado de matar a esposa se entrega à polícia

O juiz Iran Kurban Filho, Titular da Vara Única da Comarca de Barão de Grajaú-MA, que preside o processo que julga a morte da dona de casa Márcia Gonçalves da Silva, decretou o mandado de prisão preventiva contra o acusado, Josivan Ribeiro dos Anjos. O crime ocorreu na noite de segunda-feira (03), na rua Odício Rezende na vizinha cidade de Floriano.

Josivan Ribeiro dos Anjos, 34 anos, é acusado de matar sua esposa, Márcia Gonçalves da Silva, 34 anos, com sete golpes de faca estava no início da semana.

O acusado estava foragido e se apresentou nesta quinta-feira (06), com a presença do advogado na delegacia de Polícia Civil, onde foi dado cumprimento do mandado de prisão preventiva.




Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores