Cidadeverde.com

Ronda cidadão será implantado em Floriano a partir de novembro

O programa de policiamento comunitário Ronda Cidadão será implantado em Floriano, a partir do mês de novembro. O programa já acontece em todas as zonas da capital Teresina e nas cidades de Picos e Parnaíba.

Fotos: Florianonews

Em Floriano o programa será um projeto piloto, com um módulo que contará com 17 policiais militares divididos em três viaturas. Nesta segunda-feira (3), o comandante do 3º BPM e uma equipe de policiais acompanharam o Cel. Lindomar Castilho, comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, até um Box da PM, onde será implantado o programa.

O Ronda Cidadão é baseado no conceito de Polícia Comunitária, para atender a população garantindo mais segurança e atuar diretamente na diminuição dos crimes de menor potencial ofensivo.


De acordo com o coronel Lindomar, o projeto deve ser iniciado primeiro em uma região e depois será expandido por toda área urbana de Floriano. A finalidade desse programa é envolver a população juntamente com os policiais para que haja uma solução nos problemas de segurança do Estado.  A capacitação do efetivo acontecerá no mês de outubro, com duração de 15 dias.


“Só quem tem a ganhar é a sociedade. Até o final do ano o Guardião Eletrônico também deve ser instalado com dez câmeras de vigilância. Agora imagina Floriano com o Ronda Cidadão e monitorado 24h entrada e saída, acabou a bandidagem em Floriano, pode ter certeza”, ressaltou o Cel. Lisandro Honório. 

Rayldo Pereira
Com informações de Florianonews
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia realiza buscas a homem acusado de matar a esposa a golpes de faca

A polícia de Floriano e do vizinho município Barão de Grajaú, no Maranhão, realizam buscas na região para capturar um homem acusado de matar a própria esposa, Márcia Gonçalves da Silva, 34 anos, com sete golpes de faca, dentro da residência do casal, em Barão de Grajaú, na noite desta segunda-feira (03). 

          Fotos: Florianonews

De acordo com informações do escrivão Richarlson Maicon, a relação dos dois era conflituosa e a vítima já havia registrado boletim de ocorrência na delegacia. "Ela já tinha vindo aqui outras vezes mas sempre acabavam entrando em acordo", disse. 


As investigações ainda apontam que antes do assassinato os dois haviam ingerido bebidas alcoólicas. "Foram encontradas garrafas de bebidas no local . Temos informações ainda que os dois começaram a discussão ainda na presença da filhas que diante da situação se retiraram do local. Na oportunidade, Josivan Ribeiro dos Anjos agrediu a vítima e quando estava desmaiada desferiu golpes de faca que atingiram a região da barriga, pescoço e costelas", disse o escrivão. 

Maicon disse também que o acusado havia confessado o crime à sua mãe e logo após empreendido fuga em uma motocicleta. 

Natural de São Paulo, o corpo de Márcia Gonçalves está sendo velado na casa da família do acusado, na presença das duas filhas, uma vez que os familiares da vítima residem em Pernambuco. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Paróquia de Floriano organiza debate com candidatos a prefeito

A  Paróquia de Santa Cruz, em Floiriano, organizou um debate com os candidatos à prefeito de Floriano nas eleições 2012. O debate aconteceu na própria sede da paríquia no bairro Aldo da Cruz.


Os candidatos puderam expor suas propostas de campanha para que o eleitorado saiba quem está mais preparado para assumir o cargo de prefeito. 

Estiveram presentes os três candidatos que disputam a prefeitura, Almir Reis (PTB), Enéas Maia (PSDB) e Gilberto Júnior (PSB).

De acordo com informações do site Floriano News, a noite foi marcada por muita gritaria e vaias por parte de alguns moradores.


O próprio Frei reconheceu que o número de moradores presentes havia superado as expectativas, mas afirma que a contribuição para o melhor exercício da cidadania foi dada.

“Apesar da gritaria, valeu a pena e graças a Deus deu tudo certo. Realmente nós esperamos que a gente possa escolher um bom candidato”, concluiu Frei Miguel. 

Rayldo Pereira
Com informações de Floriano News
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia Militar realizou 'Operação Fronteira Segura' em Floriano

A Polícia Militar de Floriano realizou a ‘Operação Fronteira Segura’ nas  fronteiras do Piauí com o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia.


Sob o comando Geral da Polícia Militar e do comandante do Comando de Polícia do Interior durante a blitz, os veículos que trafegavam pelas vias eram vistoriados e os condutores abordados com o intuito de identificar alguma atitude ilícita. 

A operação teve como objetivo a apreensão de armas, veículos suspeitos ou roubados, drogas e a localização de pessoas foragidas da justiça.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Aeroporto de Floriano será entregue em setembro; obra está em fase de conclusão

Está prevista para o próximo mês, setembro, a entrega da obra do aeroporto Cangapara, no município de Floriano, a 244 quilômetros de Teresina. O secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, visitou o canteiro de obras no último dia 26, em visita técnica para acompanhar a finalização da obra.


“O aeroporto de Floriano será a maior alternativa de pouso e decolagem do Extremo Sul do Piauí, pois sua pista será maior que a do aeroporto de São Raimundo Nonato”, ressalta Avelino Neiva.

O aeroporto Cangapara possui uma extensão de 54.000 m² e a obra contemplará reforma da pista de pouso e decolagem, pátio para estacionamento das aeronaves com capacidade para comportar três aviões de grande porte, construção de uma pista para o taxiamento das aeronaves, cerca de proteção e balizamento noturno, permitindo que os aviões pousem em qualquer horário do dia.

Para facilitar o acesso ao aeroporto, a Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) está viabilizando a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o trecho da BR-343 e a PI-140, com extensão de aproximadamente 4,2 quilômetros. “A pista do aeroporto já está com asfalto concluído e um trecho da rodovia que liga a BR-343 a PI-140 também”, disse Avelino Neiva.

A reforma e ampliação da área contam com recursos oriundos dos cofres estaduais. O investimento é de aproximadamente R$ 7,8 milhões e está sendo executada pela Construtora Hidros Ltda.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Moradores de Floriano e região recebem mais de 600 produtos ortopédicos

Cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses, órteses, muletas, bengalas, calçados para pés diabéticos e coletes. Esses foram alguns dos produtos ortopédicos entregues pela equipe do Ceir Móvel nesta sexta-feira (24), para os moradores da cidade de Floriano e região.

Até este sábado (25), o projeto vai entregar mais de 600 produtos ortopédicos para as pessoas com deficiência física das cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, Jerumenha, Francisco Ayres e Guadalupe.

Todo equipamento entregue foi solicitado durante a primeira visita do Ceir Móvel aos municípios, quando aconteceram as retiradas dos moldes e medidas dos pacientes para a confecção dos produtos ortopédicos na Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Todos os equipamentos são feitos sob medida.

A proposta do projeto é descentralizar os serviços de reabilitação oferecidos pelo Ceir e oferecer as pessoas que moram no interior do Piauí mais praticidade para a realização do tratamento de reabilitação física.

“Buscamos beneficiar a maior quantidade de pessoas possíveis durante nossas ações. A entrega em Floriano está sendo realizada de forma gradativa, muitos pacientes já compareceram no primeiro momento da entrega e iremos continuar até sábado”, explica a coordenadora do projeto, Raquel Brito.

O Ceir Móvel é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado juntamente com a Associação Reabilitar, uma instituição social sem fins lucrativos que administra o Ceir.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

O caminhão itinerante da Eletrobrás chega a Floriano e leva sustentabilidade às escolas

A 10ª Gerência Regional de Educação, de Floriano, firmou parceria com a Eletrobras e o Instituto Bioterra no Projeto Multiplicar Energia nas escolas públicas. O Projeto teve início no mês de agosto deste ano e incentiva professores e alunos da rede estadual e municipal a conhecerem o processo de geração e consumo de energia de forma sustentável nas escolas e em seus lares.

O caminhão itinerante da Eletrobras percorrerá Floriano e se instalará em pontos próximos às unidades das escolas estaduais, como a Bucar Neto, a Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva a e Fauzer Bucar, no bairro Tiberão; a Jacob Demes e Zezinho Vasconcelos, no Premen; escola Odorico Castelo Branco, no bairro Lindolfo Uchoa; e no Posto Fiscal, alunos das escolas Mirtes Demes, Djalma Nunes e Ribeiro Gonçalves.

Segundo a gerente regional, Luciana Acioly, o caminhão é uma sala toda equipada em que alunos e professores terão aulas ministradas por agentes da Eletrobrás e do Instituto Bioterra, com acesso à tecnologias inovadoras.

“Parabenizo toda a equipe da 10ª Gre pelo empenho e a dedicação na implementação de uma ideia de uso sustentável de energia e água. Esse já é um projeto abraçado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, que devolve para a escola cada real economizado no consumo de energia e água. Então já é algo conhecido, não estamos alheios às questões ambientais. Estamos todos envolvidos e queremos o melhor para avançar em desenvolvimento", frisou a Gerente.

O Projeto transcorre durante todo o mês de agosto e setembro podendo se estender ao Ensino Médio e outros municípios da região.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Candidata de Floriano sofre acidente de moto e fica com escoriações

A jornalista e candidata a vereadora em Floriano-PI, Jaquelina Nascimento (PRTB) , sofreu acidente de moto em um trecho da avenida Dirceu Arcoverde. A candidata afirmou que o veículo estava em alta velocidade quando bateu em sua motocicleta.


Jaquelina afirmou que sofreu um pancada forte e teve muitas dores nas pernas e braços, mas não sofreu lesões e fraturas. “Foi uma pancada enorme. Chorei muito de dores na perna e no braço.Deus é maravilhoso, pois eu teria morrido se não fosse Sua Mão”, desabafou a candidata.

Após o acidente, Jaquelina foi levada para o pronto socorro do Hospital Regional Tibério Nunes, bairro Manguinha. Agora ela segue em repouso por alguns dias.

Fonte: Notícias de Floriano

Hemocentro Regional de Floriano precisa de doadores de sangue

Com o estoque em baixo, o Hemocentro Regional de Floriano necessita com urgência de doadores de sangue, principalmente de pessoas com sangue tipo A negativo, B negativo, O negativo e AB negativo. Atualmente, o hemocentro está com apenas 29 bolsas de sangue. 


A coordenadora do hemocentro, Joara Carvalho, ressalta a importância de campanhas que incentivem as pessoas à doação, evitando assim os baixos estoques.

Os interessados em doar sangue podem ir ao hemocentro das 07h30 às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, na Rua João Dantas, 1161, centro do município. 

Quem pode e quem não pode doar

Para doar sangue é preciso alimentar-se bem antes da doação; não estar em uso de medicamentos; ter entre 16 e 67 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação.

Não podem doar sangue portadores de doenças infecto-contagiosas, como sífilis, AIDS, chagas, malária, hepatite B ou C; parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV; pessoas com múltiplos (as) parceiros (as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Secretário dos Transportes visita obras do aeroporto Cangapara

Em Floriano, o Secretário dos Transportes, Avelino Neiva visitou as obras do aeroporto Cangapara, neste fim de semana. O aeroporto, que apresenta uma alternativa de pouso e decolagem do Extremo Sul do Piauí, tem previsão de entrega para o  mês de setembro. 

                        Fotos: Florianonews

“As obras estão em andamento e já com todo equipamento de iluminação. A previsão de inauguração é para o dia sete de setembro, estamos trabalhando fazendo uma inspeção à obra e acreditamos que  vamos conclui-la no prazo estipulado pelo governador Wilson Martins", disse o secretário durante vistoria.


Avelino Neiva ainda prevê que após a conclusão do asfaltamento da pista do aeroporto  serão retomadas as obras de asfalto nas ruas do município. 


Com informações Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores