Cidadeverde.com

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer incentiva realização da Taça Floriano de Voleibol

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer participou neste domingo (16) de um amistoso entre as equipes de voleibol da UESPI, do Clube de Voleibol de Floriano, do IFPI e da Faculdade Santo Agostinho na quadra da UESPI – Campus Dra. Josefina Demes. O evento que iniciou no sábado, foi organizado pela UESPI e contou com palestras e competições entre os times.

A secretária Elineuza Ramos esteve presente e oportunizou o momento do amistoso da UESPI para realizar a entrega de uniformes da Taça Floriano de Voleibol à Carlos Vilarinho, presidente da Associação de Professores de Educação Física de Floriano e coordenador do torneio. A Taça Floriano de Voleibol é uma competição organizada pelo Clube de Voleibol que ocorre entre os dias 22, 23 e 24 de junho movimentando clubes de toda a região.

Segundo Elineuza Ramos, secretária da pasta, a Prefeitura está fornecendo apoio financeiro e logístico à esta grande competição, que resgata e valoriza o voleibol em Floriano. “Nosso objetivo é fomentar e investir na prática do voleibol, trazendo de volta esse esporte que sempre foi referência na cidade. Acreditamos que será um sucesso e a expectativa é que este evento possa se firmar no calendário de eventos do município.”, finalizou.

Fonte: ascom

Floriano: homem é esfaqueado no cais do Rio Parnaíba

Um homem identificado como José de Sousa Félix foi esfaqueado no fim da tarde desse domingo (16), na cidade de Floriano, no Sul do Piauí. A vítima, que é natural da cidade de Guadalupe, sofreu golpes na região do Abdômen. As informações são do JC 24 Horas. 

O fato aconteceu nas proximidades do cais em Floriano. Populares que presenciaram as agressões acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) para seu atendimento médico.  O homem foi socorrido e levado para o Hospital Regional Tibério Nunes.

A PM esteve no hospital mas não conseguiu informações sobre o autor da agressão e as motivações do crime. 

Fonte: jc24horas

Floriano sediará a 11ª edição do Festival de Cultura Junina Nacional

A Associação Brincantes do Folclore Nordestino e o Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Floriano, realizaram nesta quarta-feira (12) o lançamento oficial do 11° Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que terá mais uma edição realizada na Princesa do Sul.

A ocasião contou com a apresentação da programação deste ano, trazendo vários espetáculos, além das atrações musicais Samira Show, Janayna e Banda, Danny Melody e Canta Luiz, que animarão as noites do festival. A solenidade encerrou com a apresentação do espetáculo "Simplesmente Luiz" da Quadrilha Junina "Arraiá da Princesa", que representa o município na competição. 

A 11ª edição do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional acontecerá entre os dias 11 e 14 de julho, com mais de 100 grupos quadrilheiros inscritos se apresentando em um novo espaço: o estacionamento do Floriano Shopping e concorrendo à premiação de 52 mil reais.

"Mais uma vez, seremos palco desse grande festival. Tudo isso por acreditar na importância deste evento para o crescimento e valorização do movimento cultural junino na nossa cidade", afirmou Elineuza Ramos, secretária de Cultura.

Fonte: ascom

Uespi de Floriano tem 100% de aprovação na OAB pela segunda vez consecutiva

Avaliados com cinco Selos de Qualidade OAB Recomenda nesse ano, os cursos de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizam mais uma conquista com avaliações positivas de alunos do curso na OAB. Cerca de 30 alunos dos oito campi que ofertam o curso obtiveram êxito no exame. O campus Dra. Josefina Demes, de Floriano, teve 100% de aprovação dos alunos pela segunda vez consecutiva.

No campus de Floriano, todos os alunos foram aprovados antes mesmo de terminar a graduação, no 9º período. A coordenadora do curso de Direito, Natasha Karenina, fala da satisfação do resultado para a coordenação. “Os resultados são fruto do nosso empenho em ajudar os alunos. Costumamos ter ótimos índices de aprovações também graças ao perfil estudioso dos alunos, que sempre se esforçam para a obtenção de bons resultados”, ressalta a coordenadora.

O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas  (NPJ) do campus de Floriano, Marcos Martins, fala da grade curricular da Uespi e a força de vontade dos alunos como fator principal na aprovação dos alunos na OAB. “O empenho dos professores , da coordenadora e da diretora do campus são importantes , mas o principal é a motivação dos alunos com sua vontade de vencer, mudar de vida, galgar posições através das quais possam orgulhar suas famílias. No NPJ,  que coordeno, a redação de petições vai dando aos alunos prática redacional e técnica jurídica e argumentativa indispensáveis na segunda fase do exame de ordem”, pontua o coordenador.

A diretora do campus, Ariete Ferreira, acrescenta que a aprovação de 100% dos alunos pela segunda vez consecutiva comprova que a diretoria e o corpo discente estão no caminho certo. “A cada aprovação nesses concursos e exames estamos comprovando que os nossos alunos estão sendo bem formados e toda nossa dedicação vale a pena”, destaca.

Aprovados na OAB

“Foi a nossa força de vontade que foi determinante para os resultados obtidos”, assim definiu, Marx Nairo, aluno do 9° período do campus Floriano, a sua aprovação e de seus colegas. Marx destaca o esforço dele juntamente aos colegas para a obtenção dos resultados. “Tal resultado, é fruto de muito esforço, luta e determinação de nós, acadêmicos, para superar as adversidades que enfrentamos diariamente na conclusão de nosso curso. Agradecemos também a Uespi, a coordenação e a direção pelo apoio necessário a realização de nossos objetivos”, agradece o estudante.

Além do campus Floriano, a Uespi obteve aprovados nos campi de Bom Jesus, Corrente, Picos, Piripiri e Teresina.

A Andressa Martins, do 9º período do campus Antônio Giovanni Alves de Sousa, em Piripiri, afirma que, apesar das dificuldades emocionais, a busca e o foco no objetivo manteve-se. “Nesse período alguns dias foram difíceis, a ansiedade apertava, mas depois era substituída pelo foco e a preparação continuava”, pontua a estudante.

Aline Ibiapina, que também é aluna do 9º período de Piripiri, fala do suporte pedagógico que a instituição deu para ela e para os seus colegas para conseguirem ultrapassar as dificuldades. “A aprovação foi incrível, uma sensação de dever cumprido. A UESPI contribuiu muito nessa aprovação, por meio de alguns profissionais qualificados que muito me incentivaram a estudar”, conclui.

Confira a lista dos aprovados.

OAB

O exame é realizado em torno de três vezes durante o ano e visa a avaliação de estudantes de Direito, que devem ser aprovados para que possam atuar como advogados. A classificação acontecem em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva de 80 questões e a segunda prova prática profissional, onde o bacharel redige uma peça processual, na qual deverá demonstrar a capacidade de defender uma causa.

As provas estão restritas apenas para Bacharel em Direito, ainda que pendente a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Nessa XXVIII edição, a 1ª Fase aconteceu no dia 17/03/2019 e a 2ª Fase no dia 05/05/2019.

Da Redação
[email protected]

Cliente e bandido são baleados em assalto a loja de chocolates

Uma cliente foi alvejada com um tiro na perna durante assalto em uma loja de chocolates no centro de Floriano, no interior do Piauí. Dois suspeitos invadiram o local, anunciaram a ação criminosa e uma pessoa, ainda não identificada, reagiu e efetuou disparos de arma de fogo. O caso ocorreu na tarde da quarta-feira (12). 

Na troca de tiros, um dos suspeitos também foi alvejado. Ele e o comparsa ainda conseguiram fugir em uma moto, mas Yure Oliveira, 19 anos, foi preso em uma cidade vizinha a Floriano ao procurar atendimento médico. 

Os disparos deixaram comerciantes apavorados. 

"Ouvi o primeiro disparo e pedi pra todo mundo correr e se esconder. Logo vi a vidraça da minha loja caindo e me agachei. Vi as pessoas correndo. Até agora continuo tremendo sem saber o que aconteceu. Foi assustador. Muitas vidas correram risco", disse Francisca de Araújo Costa Carvalho, proprietária de uma loja que teve a vidraça quebrada com os tiros. 

O comparsa de Yure Oliveira ainda não foi localizado. Não há informações sobre o estado de saúde da cliente ferida. 


Com informações Notícia da Manhã e Piauí Notícias
[email protected]

Dupla assalta loja e efetua disparos no Centro de Floriano

Imagem: Divulgação

Um assalto a loja  terminou em tiros e correria na tarde desta quarta-feira (12), na Avenida Eurípedes de Aguiar, no Centro de Floriano. Dois homens armados invadiram o local e renderam funcionários e clientes.  A dupla levou kits de chocolate, dinheiro, além de celulares e pertences.

De acordo com informações, no momento em que os assaltantes deixavam o local um policial militar à paisana que estava na loja efetuou disparos na dupla, na tentativa de evitar a fuga. Os meliantes revidaram e trocaram tiros com o PM. 

Uma mulher identificada como Jaqueline Martins, cliente da loja, foi atingida na coxa. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Regional Tibério Nunes.

Um dos assaltantes, identificado como Iuri de Oliveira, de 19 anos, foi atingindo no abdômem e no braço. O mesmo deu entrada no Hospital Municipal de Barão de Grajaú, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para o HTN, em Floriano.

Uma outra  loja vizinha ao local  teve a porta de vidro atingida pelos tiros, mas ninguém ficou ferido.

Imagem: Divulgação

Fonte: florianonews

Dupla suspeita de roubar R$ 2 milhões de caixas eletrônicos é presa em Floriano

Foto: Divulgação 

Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante abordagem na BR-230 em Floriano (a 240 km de Teresina). Eles são suspeitos de roubarem cerca de R$ 2 milhões utilizando "chupa cabra" em caixas eletrônicos de agências bancárias.

A prisão aconteceu nesta segunda-feira(10), no KM 305, quando os agentes desconfiaram das informações repassadas pelos homens ao interrogarem. Eles estavam em um HB20 e se contradisseram nas informações prestadas. 

O motorista tinha 31 anos e o passageiro de 25 anos. Ao fiscalizarem o veículo, a PRF encontrou equipamentos supostamente utilizados na subtração de valores de caixas eletrônicos, comumente chamado "Chupa Cabras", além de dois dispositivos metálicos com componentes eletrônicos instalados, um deles com uma câmera com um cartão Micro SD e entrada USB.

Os agentes descobriram que os dois indivíduos já tinham passagem pela polícia no estado do Mato Grosso do Sul e que os mesmos haviam cometidos diversos roubos a caixas eletrônicos naquela região, com um estimativa de R$ 2 milhões subtraídos de instituições bancárias privadas.

A PRF encaminhou os dois homens, o veículos e os dispositivos eletrônicos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Floriano e poderão responder por ocorrência no crime previsto no Art. 2º, da Lei 12.850/13 - Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, Furto mediante fraude e Estelionato.

 

Da redação
[email protected]

Governo vai destinar R$ 10 milhões para investimentos no Hospital de Floriano

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, concluiu agenda de visitas, ao lado do presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Durante a visita, o gestor conferiu as instalações, cumprimentou pacientes, servidores e discutiu sobre ações da secretaria que podem ajudar a unidade.

Após a visita, o secretário participou de uma reunião com representantes de diversos setores do hospital onde foram elencados pontos que podem ser trabalhados pela Secretaria da Saúde para desenvolver a saúde na região.

Florentino Neto destaca que o hospital já recebeu inúmeros investimentos e com o novo planejamento estratégico que a Sesapi vem desenvolvendo para determinar os novos investimentos devem ser trabalhadas novas melhorias para a unidade.

“Entre esses novos investimentos está a quantia de R$ 10 milhões para a reforma das enfermarias da unidade. Com as últimas melhorias, o hospital aumentou a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde da população, um aumento de 77% nos atendimentos da unidade. Para finalizar, também estamos fazendo uma revisão da pactuação integrada, que define para onde vão os recursos de todos os municípios relativas a casos de média e alta complexidade”, falou o secretário.

A ação de pactuação visa destinar para Floriano os recursos de muitos serviços que são realizados dentro do Hospital Tibério Nunes.

Edmar Figueiredo, diretor do Hospital Tibério Nunes, fala que devido às ações da Sesapi, o hospital já recebeu inúmeros avanços no seu atendimento à população e a expectativa é que após a visita do secretário, esses investimentos continuem melhorando os trabalhos realizados na unidade.

“A Secretaria da Saúde não tem medido esforços para nos ajudar a implantar serviços e resolver questões que se apresentam no dia a dia do hospital.  Nosso número de serviços disponíveis para a população aumentou e com eles a qualidade da assistência prestada também evoluiu. Esperamos que o atendimento continue melhorando com os novos investimentos e apoio que a Sesapi fará durante esta gestão”, destacou o diretor.

Fonte: Ascom 

Hospital desiste de B.O. contra paciente e orienta sobre doações

Foto: ascom/Sesapi

A diretoria do Hospital Regional Tibério Nunes, por volta das 16h20 deste sábado (01), emitiu uma nova nota de esclarecimento e informou que não procederá mais com o registro de Boletim de Ocorrência contra uma paciente, a professora Cláudia Alvarenga, que decidiu motivar  uma campanha de doação de material de limpeza à unidade de saúde, localizada no município de Floriano. 

Na nota, a direção “esclarece que qualquer iniciativa para doações deve ser comunicada oficialmente à equipe técnica, para que juntos, direção e proponentes, discutam alternativas para sanar as deficiências pelas quais passa a instituição”. 

“Informa também que no orçamento financeiro do Hospital é disponibilizado recurso mensal para aquisição de material de limpeza, alimentação, insumos e medicamentos. As faltas que se observam são pontuais, devido principalmente à grande demanda de pacientes vindos de mais de 200 municípios, com pico de até 17 mil pacientes atendidos por mês”, detalhou a nota.

Durante a campanha, a professora Cláudia Alvarenga denunciou que aguarda há oito meses por uma cirurgia de fêmur e de enxerto por complicações em um acidente de trânsito em 2017.

Segundo a organizadora, o objetivo da ação era reforçar as condições de limpeza da unidade "em um ambiente não sujeito a infecção hospitalar", explicou a professora que desde o acidente se locomove em cadeira de rodas.

A campanha, que pedia desde detergentes neutros e água sanitária até luvas, enceradeiras e lavadoras, foi cancelada pela professora. 

Sobre a cirurgia da paciente, a direção do hospital esclareceu  que “já foi realizado o pedido para aquisição da placa, material imprescindível para o procedimento e que, nesse caso, é confeccionada sob medida. O prazo dado pelo fornecedor é que seja entregue ainda na primeira quinzena de junho. Tão logo a placa seja entregue, a paciente será internada para exames pré-operatórios, como avaliação de riscos cardiovasculares”.

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

 

 

Direção vai registrar B.O contra paciente que pediu doações a hospital

Foto: Reprodução/Facebook

Atualizada às 16h45

Após fazer uma campanha nas redes sociais para arrecadação de material de limpeza para o Hospital Regional Tibério Nunes, a professora Cláudia Alvarenga será alvo de um boletim de ocorrência pela direção do hospital. Aguardando há oito meses por uma cirurgia de fêmur e de enxerto por complicações em um acidente de trânsito em 2017, a professora de Floriano cancelou a campanha de arrecadação.

Por volta das 16h30, a direção do hospital emitiu uma nova nota informando que não procederá com o registro de ocorrência contra a professora e orientou sobre campanhas de doações.

A campanha pedia desde detergentes neutros e água sanitária até luvas, enceradeiras e lavadoras. Segundo a organizadora, o objetivo da ação era reforçar as condições de limpeza da unidade "em um ambiente não sujeito a infecção hospitalar", explicou a professora que desde o acidente se locomove em cadeira de rodas. 

Foto: Reprodução/Facebook

"A minha intenção foi ajudar o hospital que possui sérios problemas de gestão, a começar pelas notícias divulgadas diariamente pelos meios de comunicação", disse ela.

A campanha de doação de material de limpeza para o hospital foi iniciada na quarta-feira (29) pelas redes sociais. Após a repercussão a direção do hospital regional lançou uma nota na qual alegou não ter autorizado usar a unidade como fim de doações. "É importante ressaltar que será registrado Boletim de Ocorrência para investigação dos fatos, podendo a responsável responder pelos atos praticados", alertou a direção na nota.

Após a nota da direção do hospital, a professora se manifestou novamente nas redes sociais, informando sobre a suspensão a campanha. Ela explicou a motivação da mobilização. "Deu-se em virtude de por meio das redes sociais ter informações de que o referido Hospital estaria funcionando em condições insalubres".

Sobre a possível ilegalidade da campanha, a professora rebate. " Nunca foi visto tal vedação ou proibição por parte dos hospitais públicos, pois há doação de sangue, de órgãos, de cabelos, de materiais para fazer cirurgias, e demais doações no setor de assistência social, não se constituindo portanto em crime tais atos de empatia, solidariedade e amor". 

Nessa semana, a visita de uma comissão de deputados estaduais aos hospitais Justino Luz em Picos e Tibério Nunes em Floriano chamou a atenção para problemas relacionados a falta de estrutura básica nas unidades, incluindo lençóis e soros.

 

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores