Cidadeverde.com

Seletivo: 34 candidatos concorrem a 5 vagas do Conselho Tutelar de Floriano

Foi realizado neste domingo (21), o exame específico para o Conselho Tutelar de Floriano. A prova, aplicada na Unidade Escolar Francisco Dutra, reuniu 34 candidatos que concorrem a um total de cinco vagas disponíveis para composição dos membros do quadriênio 2020/2024, aprovado pela Resolução Nº 003/2019, do CMDCA local. O gabarito da prova objetiva foi divulgado na tarde desta segunda-feira (23) no Diário Oficial, e está disponível no link abaixo.

Link aqui:
http://www.floriano.pi.gov.br/download/201907/SF22_5767c8d3aa.pdf

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 5 membros, escolhidos pela comunidade local para um mandato de 4 anos.

O processo de seleção foi disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), Resolução nº 170/2015 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 240/2000 e Resolução nº 003/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2019, sendo realizado sob a responsabilidade deste e fiscalizado do Ministério Público.

A eleição para os membros do Conselho Tutelar do Município de Floriano será realizada no dia 05 de outubro de 2019, das 08h às 17h, através de voto direto, secreto e facultativo aos eleitores do município, sendo a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes marcada para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2020.

Ascom

Desapropriação permite retomada de obra pública em Floriano

A Prefeitura de Floriano, na tarde de sexta-feira (19), deu mais um passo importante para concretização das obras de revitalização da Avenida Fazer Bucar: a remoção do isolamento das áreas privadas que aguardavam o processo indenizatório da desapropriação de imóveis previstas na execução da obra. As áreas interditadas compreendiam o perímetro das ruas Alfredo Estrela, João Luiz Ferreira e Rua Padre Uchôa, que compoem o eixo central da Avenida.

"Aqui na verdade, era uma área que há muito tempo o município aguardava essa obra então por meio da CODEVASF foram conseguidos recursos para que essa obra virasse realidade. Chegou-se um determinado momento em que os meus constituintes tiveram um tratamento com a CODEVASF e que nós não fomos correspondidos. A lei de desapropriações rege que a indenização deve ser prévia, mas a obra pela CODEVASF tinha sido iniciada antes mesmo que essas indenizações fossem realizadas ", afirmou Marcus Vinicius Queiroz Neiva, advogado dos proprietários.
Mediante esta situação, a Prefeitura, em dezembro do ano passado, buscou um entendimento com os proprietários e com a CODEVASF para que a situação fosse resolvida e as obras pudessem continuar, considerando a importância desta para a população florianense. Em fevereiro deste ano, o prefeito Joel Rodrigues assinou o decreto nº 012/2019 que previa a desapropriação dos imóveis atingidos pela obra de revitalização da Avenida Fauzer Bucar.

Na época, o mesmo estreitou a parceria com a CODEVASF, firmando um Termo de Convênio, que garantia recursos orçados em cerca de 1 milhão de reais, equivalente ao valor indenizatório, para cerca de dez famílias que possuíssem imóveis afetados com a construção da obra. Uma comissão também foi formada para acompanhar o andamento e o decreto assinado autorizava a penetração dos imóveis objetos de desapropriação. 

“Recebemos o levantamento de todas as áreas e imediatamente, solicitamos as providências necessárias para chegarmos a esse momento da assinatura do decreto, firmando essa importante parceria, que beneficia toda a população”, disse Joel.

Segundo o advogado Marcus Neiva, a partir do momento que o município de Floriano integrou essa relação, afim de obter os recursos realizados às desapropriações e realizar as indenizações, tudo foi conduzido de forma correta e cordial.

"Na data do dia 19/07, o município entrou em contato com meus constituintes que resolveram aceitar o valor proposto pelo município. Em respeito a forma cordial e respeitosa que nos trataram durante todo o processo, nós resolvemos de forma espontânea remover os obstáculos, antes mesmo da homologação judicial e realização da transferência dos valores, para que a construtora Hydros pudesse realizar o seu término num menor prazo possível".

Na ocasião, o prefeito Joel e representantes das secretarias de Governo, Infraestrutura e Procuradoria Geral do Municipio juntamente com membros da CODEVASF, da Construtora Hydros, proprietários e o advogado, Marcus Neiva estiveram presentes para liberação dos trechos isolados.

"Estamos tendo um fechamento de sucesso. Todos aqui unidos para continuidade dessa obra que é uma das maiores da cidade de Floriano, não só pelas questões relacionadas à urbanização mas também pelas questões relacionadas a mobilidade e principalmente as questões de ordem sanitária. Pra se ter uma ideia, todo esse perímetro era um esgoto a céu aberto. Além disso, era uma obra que já tinha um pedido de praticamente 50 anos e que agora está acontecendo pensando no bem que ela trará para toda a população de Floriano", afirmou Marcony Alisson, secretário de Infraestrutura.

Joel Rodrigues reiterou a importância deste acordo para concretização desta grande ação.

"Após, este acordo firmado entre as partes e com a assinatura do termo para desapropriação da área, a Procuradoria Geral do Município vai levar ao poder judiciário esses termos para homologação e transferência dos recursos para os proprietários. A partir de agora, a construtora está liberada dar continuidade a esta importante obra que é fruto da integração dos poderes Municipal e Federal com a CODEVASF". 

A Avenida Fauzer Bucar possui 1.200 m de extensão que serão contemplados com asfaltamento com pista dupla, ciclovias, passagem para pedestres, iluminação, arborização, além do sistema de drenagem pluvial, contribuindo para a saúde da população.

Ascom

Joel Rodrigues visita retomada de obras de mobilidade em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (18), visitou a retomada das obras de pavimentação poliédrica no bairro Cajueiro II em Floriano. O projeto, viabiliazado através de uma importante parceria com o Governo do Estado, já tem 54% das obras concluídas e abranje cerca de 33.000 m² no total.

"Cerca de 18.000 m² já foram concluídos e agora, com a liberação dos recursos, estamos dando continuidade a este projeto que contempla também os bairros Santa Rita,Tiberão e Manguinha, atendendo a uma necessidade de mobilidade urbana de vários florianenses", afirmou Joel 

Na semana de aniversário da cidade, o prefeito já havia inaugurado a pavimentação poliédrica do trecho que liga as Ruas Major Carlindo Nunes e Rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Rita e que dá acesso ao bairro Via Azul e à Cidade Cenográfica.

Na oportunidade da visita ao Cajueiro II , a equipe aproveitou para acompanhar as obras de restruturação da praça Pedro Simplício Neto e construção da Academia de Saúde, no bairro Bom lugar. "Em breve, esta importante obra será entregue à comunidade e contará com uma Academia de Saúde, para melhoria da qualidade de vida da população", finalizou Joel.

Fonte: ascom

Operação do Maranhão prende empresários do Piauí suspeitos de lavagem de dinheiro

Foto: MPMA

Três empresários foram presos no município de Floriano suspeitos de participarem de uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Elas foram presas dentro da Operação Créditos Ilusórios, deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão.  Os suspeitos trabalham na área da contabilidade.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária nos estados do Maranhão (Balsas e Riachão), Piauí (Floriano), Tocantins (Araguaína) e Ceará (Fortaleza). 

De acordo como MPMA, "o grupo criminoso, formado por empresários, contadores e produtores rurais, causou um prejuízo de aproximadamente R$ 70 milhões aos cofres públicos maranhenses, no período de janeiro de 2015 a novembro de 2017".

"Essa investigação, promovida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas)  e Polícia Civil do Maranhão, visa apurar a existência de uma organização criminosa, que utiliza empresas fantasmas ou de 'fachadas',  com única finalidade de criar créditos fiscais fictícios e, assim, sonegar tributos em vultosas operações comerciais, que chegam a aproximadamente R$ 70 milhões, comentou a coordenadora do Gaeco-MA, a promotora Débora Jeane Aguiar. 

Segundo o MPMA, "o esquema criminoso foi identificado pela Secretaria de Estado de Fazenda e consistia na utilização de empresas de fachada, ou seja, sem qualquer lastro financeiro, sede física ou mesmo quadro de empregados. Eram emitidas notas fiscais falsas, movimentando milhões de reais em operações de compra e venda de grãos". 

"O objetivo era gerar créditos tributários falsos utilizados em operações comerciais que existiam de fato. Assim, o ICMS devido não era recolhido, causando prejuízo aos cofres públicos. Além de empresas de fachada, também eram utilizadas empresas fantasmas, criadas com utilização de documentos falsos e que igualmente emitiam notas fiscais frias". 

A operação tem o apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), das Secretarias da Fazenda do Maranhão e Piauí, dos Gaeco’s e dos GAESFs (Grupos de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal) dos Ministérios Públicos do Piauí e do Ceará e das Policias Civis do Piauí, Ceará e Tocantins.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as ações realizadas pelo GAECO/MA e Polícia Civil do Maranhão, a R&R Contas esclarece de pronto que a empresa não é investigada. Informamos ainda que o diretor administrativo, Rogério de Holanda Soares, está prestando esclarecimentos, dando apoio e colaborando com as investigações, sempre primando pela justiça e veracidade dos fatos.

Importante deixar claro que das 32 empresas ditas investigadas pela ação do GAECO, apenas 4 (quatro) são clientes do escritório R&R Contas, que tem 25 anos de mercado prestando serviços para milhares de clientes sendo reconhecido pela ética, profissionalismo e legalidade de seu trabalho. Por fim, a empresa esclarece que segue prestando serviços normalmente com a excelência de sempre e confiando na ação da Justiça para que a verdade prevaleça.

R&R Contas 


Carlienne Carpaso (com informações do MPMA)
[email protected] 

Policia prende dois homens com drogas e dinheiro em Floriano

Foto reprodução

A Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu uma quantidade de drogas e dinheiro na manhã desta quarta-feira (17). Eles estavam em um desvio, nas imediações do Posto da PRF, em Floriano.

De acordo com o Delegado Regional, Bruno Ursulino, policiais militares estavam fazendo uma ronda pela região, quando avistaram os dois homens.

“Eles são oriundos da cidade de Regeneração, tinham vindo para a cidade de Floriano e no momento da abordagem se encontravam com drogas, sendo uma parte fracionada no ponto de venda e outra parte em porção maior a ser desmanchada”, disse o Delegado.

Segundo informações de Bruno Ursulino com a dupla foram encontradas duas toucas ninjas, o que chamou atenção da Polícia. “A gente chama de bala clave, e chamou nossa atenção porque normalmente quem usa esse tipo de ferramenta é a pessoa que está intencionada em fazer assalto, mas no momento não foi encontrada arma de fogo com eles”.

Wesley Costa de Sousa, 25 anos, natural de São Paulo-SP e Antonio Mendes da Rocha, 42 anos, natural de Urbano Santos-MA foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil e autuados por tráfico de droga.

Fonte: florianonews
 

Sindicato dos ACS/ACE realiza solenidade de posse da nova diretoria

Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Joel Rodrigues participou da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias - ACS/ACE da macrorregião do Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

O sindicato que abrange 19 municípios era antes coordenado pelo ex-presidente, Antônio Carlos; e agora passa a ser dirigido pelo novo presidente Reginaldo Nunes dos Santos e sua vice-presidente, Aldenora Mendes que continuarão o trabalho em prol da saúde e combate às doenças durante o período de 3 anos.

Joel parabenizou a dedicação e o trabalho do ex-presidente no órgão. "A gestão tem feito um importante trabalho, tem se dedicado bastante na luta em defesa da categoria. Acreditamos que esse trabalho continuará sendo feito com seriedade em prol desta região, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde e atenção básica".
 
A ocasião também contou com a presença do vice-prefeito, Antônio Reis; da secretária de Saúde, Thais Braglia; do presidente da Confederação do ACS, Antônio Alves; vereadores, secretários do sindicato e agentes de vários municípios da macrorregião.

Fonte: ascom

Floriano sedia 11ª edição do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional

Durante 4 dias, Floriano foi palco de mais um grande evento de valorização do folclore e da cultura do São João: o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional. O evento promovido pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino em parceria com o Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Floriano, concretizou sua 11ª edição entre os dias 11 e 14 de julho no estacionamento do Floriano Shopping.

Cerca de 30 grupos, do Norte e Nordeste do país, participaram trazendo grandes espetáculos e emoção ao público presente. Além das quadrilhas que concorreram à premiação de 52 mil reais, houveram também grupos de bumba meu-boi, reisado e companhias de dança compondo a cena folclórica. A Quadrilha Junina "Arraiá da Princesa", representou o município na competição com o espetáculo "Simplesmente Luiz", que homenageia o eterno rei do Baião, Luiz Gonzaga. Temas como, fé, inclusão, respeito às diferenças, costumes, e os movimentos sociais da história brasileira, também marcaram esta edição.

A programação deste ano, também contou com as atrações musicais Samyra Show, Janayna e Banda, Danny Melody e Canta Luiz, que animaram as noites do festival. “Tamanha é a importância deste evento para o crescimento e valorização do movimento cultural junino na nossa cidade, além da movimentação da economia local. Nós tivemos aí, gigantes do São João Nacional que transitaram por aqui com mais de 6.000 brincantes envolvidos em lindas produções. O festival é uma pérola da nossa cultura e para nós é motivo de orgulho poder apoiar essa grande produção que tem suas raízes florianenses", afirmou Elineuza Ramos, secretária de Cultura.

O resultado, divulgado nesta segunda-feira (15), revelou que a campeã nordestina Luar do São João, de Teresina (PI), conquistou o 1º lugar este ano, deixando em 2º e 3º lugares, a Junina Babaçu, do Ceará,  e Lua de Prata, da cidade de Demerval Lobão (PI). Além destes, mais 10 grupos foram premiados e a junina “Raízes Culturais” ganhou destaque como quadrilha revelação.

Ascom

Organização divulga lista preliminar da prova de títulos do Concurso de Floriano

Mais uma boa notícia para os concurseiros de plantão. Saiu nesta sexta-feira (15), o resultado preliminar da avaliação de títulos dos candidatos que concorrem ao cargos de nível superior no Concurso Público de Floriano – Edital nº 01/2019 no site do Instituto Legatus. A convocação para participarem desta 2ª fase foi feita no último dia (19) pela Comissão Organizadora e Fiscalizadora do certame e os candidatos tiveram até o dia 27 de junho para realizar o envio dos títulos. 

A avaliação  de  títulos é  de  caráter  classificatório, sendo realizada com os candidatos de nível superior que atingiram pontuação mínima na prova objetiva, conforme Edital.  A  pontuação  máxima  é de  10  (dez)  pontos para àqueles que obtiverem títulos de especialização, mestrado ou doutorado.

Dos 10.000 candidatos que concorrem à 146 vagas para cargos na zona urbana e rural de Floriano, 88 vagas estão reservadas aos cargos de nível superior para as áreas de contador, assistente social, odontólogo, fiscal ambiental, profissional de Educação Física, enfermeiro(a), farmacêutico, fisioterapeuta, além de médico, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, agente de fiscalização de trânsito e professor(a) da Educação Básica. A remuneração varia de R$ 1.171,77 a R$ 2.500,00.

O coordenador da Comissão Organizadora e Controlador Geral do Município, Arnaldo Messias, alerta para que os concurseiros estejam atentos ao cronograma e às retificações do Edital. O resultado preliminar da prova de títulos pode ser acessado através do link: http://www.institutolegatus.com.br/download.php?arquivo_id=468

Os candidatos que quiserem interpor recursos contra a pontuação obtida na avaliação de títulos deverão proceder entre os dias 16 e 17 de julho, conforme Edital. O resultado final do concurso está previsto para o dia 25 de julho. Para mais informações, acesse: http://www.institutolegatus.com.br/concurso.php?concurso_id=28

Ascom

 

Levantamento nacional lista Floriano entre as 26 cidades mais felizes do Brasil

O site: revistabula.com, um dos maiores sites de jornalismo cultural em língua portuguesa, com livros, filmes, entrevistas e web stuff, publicou uma pesquisa que listou as 26 cidades mais felizes do Brasil, considerando uma por estado, exceto o Distrito Federal. Floriano, no Piauí, é uma dessas cidades. O levantamento analisou os indicadores de qualidade de vida, as médias de todas as cidades em quatro relatórios oficiais: o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência.

A reportagem, na coluna Listas, da jornalista Mariana Felipe, também faz uma breve descrição sobre Floriano: “Com cerca de 60 mil habitantes, Floriano representa a quarta maior economia do Piauí, movimentada principalmente pelo comércio e pela agropecuária. Nos últimos anos, a cidade investiu em educação e se tornou um reconhecido polo educacional no estado, com uma ampla rede de instituições de ensino públicas. Nos relatórios sobre qualidade de vida, alcançou boas pontuações nos índices de educação, saúde e longevidade.”

Além de Floriano, Piauí, aparecem na lista, também, as seguintes cidades: Cruzeiro do Sul – Acre, Penedo – Alagoas, Macapá-Amapá, Presidente Figueiredo-Amazonas, Santo Antônio de Jesus-Bahia, Barbalha-Ceará, Vitória-Espírito Santo, Itumbiara-Goiás, Carolina-Maranhão, Lucas do Rio Verde-Mato Grosso, Três Lagoas-Mato Grosso do Sul, Poços de Caldas-Minas Gerais, Santarém-Pará, Cabedelo-Paraíba, Maringá-Paraná, Fernando de Noronha-Pernambuco, Petrópolis-Rio de Janeiro, Caicó-Rio Grande do Norte, Carlos Barbosa-Rio Grande do Sul, Ji-Paraná-Rondônia, Boa Vista-Roraima, Balneário Camboriú-Santa Catarina, São Caetano do Sul-São Paulo, Barra dos Coqueiros-Sergipe e Paraiso do Tocantins-Tocantins.

Floriano é reconhecida pela boa qualidade de vida e é hoje, segundo os índices do IDH, a melhor cidade para se viver no interior do Piauí.

Ascom

Joaquim Saraiva fica ferido após ser atacado por cachorro

Foto: Reprodução/Whatsapp

O ex-candidato a senador, Joaquim Saraiva, 56 anos, ficou gravemente ferido após ser atacado por um cachorro da raça pit bull no bairro Cortume, em Floriano, a 247 Km de Teresina. Ele foi encaminhado ao Hospital Tibério Nunes onde foi suturado e vacinado.

Joaquim, que é maratonista, estava em um treino quando foi atacado pelo animal na tarde dessa quarta-feira (10). "Quando passava em frente a uma residência a dona abriu o portão eletrônico e o cachorro saindo correndo em minha direção. Eu cai e ele avançou no meu pescoço. Como eu me protegi, ele mordeu meu braço".

Joaquim Saraiva relata que chegou a por a mão na boca do animal para se livrar de uma mordina na calça. "Fiquei com medo que ele mordesse as minhas partes íntimas".

Após ter que "lutar" com o animal, Joaquim foi socorrido por um motorista que passava no local. Ele subiu na carroceria do carro. "Ele ainda avançou na minha perna, mas por conta da velocidade, acabou soltando", lembra.

Joaquim foi levado para o Hospital Tibério Nunes onde foi vacinado e suturado nos braços e em uma das pernas.

Assustado com o ataque, ele teme que isso ocorra com outras pessoas. "Imagina se fosse uma criança ou idosa, muita gente faz caminhada lá", alerta.

Nas últimas eleições, Joaquim Saraiva  foi candidato a senador pelo Democracia Cristã no município de Floriano.

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores