Cidadeverde.com

Joel Rodrigues reúne equipe em 10 horas de planejamento de ações

O prefeito Joel Rodrigues e o vice-prefeito, Antônio Reis, reuniram toda a equipe do primeiro escalão de governo, nesta quarta-feira (20) para um encontro de trabalho, que durou 10 horas, na sede da Prefeitura de Floriano.

Todos os secretários apresentaram uma série de propostas de gestão, como projetos, políticas públicas, ações e outros, que possam ser executadas/aperfeiçoadas por cada pasta, nos pouco mais de 600 dias restantes da atual gestão, constando a demanda, os objetivos, o impacto na sociedade, estimativas de custos, cronograma de execução, possíveis parceiros e os resultados esperados. Ainda esta semana um comitê gestor se reunirá para discutir a execução de cada ação apresentada.

“Fiquei muito contente com o que nos foi explanado, para a construção de uma Floriano melhor e muito mais feliz ainda por constatar que todos colocaram como prioridade o cuidado com as pessoas”, disse o prefeito Joel Rodrigues.

Ascom

 

TJ-PI recebe doação de terreno para construção do novo fórum de Floriano

Fotos: TJ/PI

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, recebeu do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, na manhã desta sexta-feira (22), o termo de doação do terreno onde será construído o novo Fórum da cidade, no bairro São Borja. O processo licitatório para a construção da obra já está em andamento e a previsão é de que a ordem de serviço seja assinada no mês de julho. O investimento estimado é da ordem de R$ 9,6 milhões. 

De acordo com o projeto arquitetônico, o prédio contará com 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, que abrigarão as 1ª, 2ª e 3ª Varas, o Juizado Especial Cível e Criminal, auditório para 125 pessoas. Cada unidade judiciária contará com secretaria, sala de audiências, gabinete com recepção, sala de assessores e banheiro privativo. No caso do JECC, haverá inda salas para juízes leigos e conciliadores. 

O Fórum contará ainda com estrutura para realização de audiências de custódia, com duas salas para assistentes sociais e psicólogos, uma sala de atendimento ao detento, um posto médico, duas salas para Núcleo de Penas Alternativas, uma sala de audiência, um gabinete com banheiro privativo, duas celas (feminina e masculina), um banheiro, uma sala de papiloscopia e uma sala de pré-distribuição.

O projeto prevê ainda salões para bens apreendidos, espaço para arquivo de documentos, copas e banheiros para servidores, banheiros para público, depósito geral, sala de certidões, salas para a Defensoria Pública, Ministério Público e OAB, além de salas de depoimentos sem danos, guarita e lixeira para coleta seletiva.

Todo o projeto está em consonância com a Resolução n° 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o planejamento, a execução e o monitoramento de obras no Poder Judiciário. A norma regulamenta áreas mínimas para cada ambiente, disposição de rampas, banheiros acessíveis, balcão de atendimento, por exemplo.

Da Redação
[email protected]

Prefeito Joel visita obras da estação de tratamento de esgotos de Floriano

O prefeito Joel Rodrigues visitou na manhã desta quinta-feira (21), as obras da estação de tratamento, localizada há 2 km da zona urbana de Floriano, na comunidade Bom Jardim. Os trabalhos estão em estágio avançado, possuindo quatro lagoas de estabilização, sendo três de maturação, com medidas de 89 metros por 254 metros, e uma lagoa facultativa, de 114 metros por 220 metros, ambas com 2,20 metros de profundidade.

Diversos procedimentos foram realizados até o momento, a urbanização da estação também deve ser concluída em breve. 2 estações elevatórias e 4,5 km de emissários devem ser montados no local, garantindo uma parte importante do tratamento de esgotos. O prefeito Joel  Rodrigues comemorou o avanço das obras que é um sonho antigo da população, “temos conhecimento da necessidade desta obra, por isso buscamos facilitar o desenvolvimento das ações, dentro das nossas possibilidades, para que esta realização alcance a comunidade o mais breve possível.” 

A obra beneficiará milhares de florianenses, garantindo maior qualidade de vida, além de contribuir com a preservação ambiental. O vice-prefeito Antônio Reis; representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF; Construtora Jurema, além de secretários municipais, participaram desta importante visita.

Fonte: Ascom

Pai flagra menor abusando sexualmente do filho com transtornos mentais

O senhor Sebastião Avelino, denunciou que teve o filho de 40 anos, que sofre com prolemas mentais, vítima de abuso sexual, praticado por um menor de 16 anos, fato ocorrido na tarde de quarta-feira(20), dentro de sua residência, na Rua Bela Vista, no bairro Pau Ferrado, em Floriano, na região Sul do Piauí.

Segundo informações do denunciante, quando chegou em casa encontrou seu filho deitado e o adolescente despido por cima dele. Ao ver aquela cena, o senhor Sebastião se assustou, gritou com o acusado perguntando o que estava acontecendo, em seguida o menor fugiu enquanto os familiares acionavam o Samu e a Polícia Militar.

O crime foi registrado na Central de Flagrantes, a vítima foi submetida a exames de corpo de delito. O menor foi localizado e apreendido na quinta-feira (22), quando se encontrava na localidade Tiúba.

Fonte: Jc24horas

Reunião plenária discute critérios do Programa Minha Casa, Minha Vida em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Governo e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social -SEMDAS, realizaram na noite desta terça-feira (19), a reunião plenária de apresentação dos critérios nacionais e diretrizes do processo de seleção do Residencial Alto da Cruz do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em Floriano, ao Conselho Municipal de Habitação no auditório da SEMDAS.
O PMCMV, iniciativa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda, vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras. No município de Floriano, cerca de 2.000 casas já foram entregues pelo programa, propiciando oportunidade e desenvolvimento socioeconômico a quem precisa.

O processo de construção do Residencial Alto da Cruz, que iniciou em 2013, estava parado desde 2014. Desde o início da atual a gestão, o empreendimento figurou-se como objeto do plano de governo, sendo realizado o aporte de recursos para retomada das obras. Segundo o secretário James Rodrigues, o residencial está em fase de finalização, com 90% das obras de edificação concluída, e atende a nova política de resíduos sólidos, constituindo-se como o primeiro modelo com sistema fotovoltaico (placas solares) e sistema de tratamento de esgotos, que propiciará 499 habitações às famílias de Floriano. A execução da obra é de responsabilidade da construtora contratada pela Caixa Econômica Federal, sendo esta também encarregada pela entrega dos imóveis concluídos e legalizados.

O PMCMV em Floriano atende a faixa 1 que corresponde à famílias com renda familiar de até R$ 1.800,00. A portaria 163, de 06 de março de 2016, define que a seleção dos candidatos deve atender os seguintes critérios nacionais: famílias residentes em áreas de risco ou insalubres, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e/ou famílias que contenham pessoa com deficiência. Além destes, são definidos até 3 critérios adicionais locais adotados pelo Poder Público Municipal, com base no texto legal.

A indicação e seleção dos beneficiários é de responsabilidade da SEMDAS, por meio de cadastro presencial, devendo ser apresentado e analisado pela CAIXA, conforme critérios nacionais e adicionais de priorização, definidos na portaria 163. Os cadastros realizados para seleção do Conjunto Filadelfo Freire de Castro não serão incluídos neste novo processo. Segundo a portaria 163, cadastros com vencimento de 2 anos ou mais, não podem ser utilizados num novo processo seletivo, uma vez que a situação socioeconômica pode sofrer alterações durante o período e não mais corresponder aos critérios.

A reunião para escolha e fixação dos critérios com o Conselho Municipal de Habitação ocorre na manhã do próximo dia 25, com o lançamento do edital de seleção previsto para 31 de março. A entrega das casas deverá ser feita até o mês de dezembro, após o processo de seleção, segundo James.

Fonte: Ascom

Prefeito de Floriano participa do ´Prefeitos de Futuro 2019´ em Brasília

O prefeito de Floriano - PI, Joel Rodrigues, participa nestes dias 14, 15 e 16 de março, do “Prefeitos do Futuro 2019,” em Brasília. O evento reúne os principais especialistas e autoridades do país, para tratar sobre diversos temas, como cidades inteligentes, tecnologias de mobilidade urbana, ecossistemas tecnológicos e empresariais, captação de recursos no Brasil e no exterior, fontes alternativas de receita, combate à sonegação fiscal, melhorias de serviços à população, futurismo, desenvolvimento humano e outros.

A participação no evento se dá pela busca de inovações para o município de Floriano. Segundo Joel Rodrigues, “ o mundo está mudando e temos que acompanhar esse novo jeito de fazer política e gestão pública, por isso, temos feito a diferença em Floriano.” O evento que está em sua 2ª edição, reúne prefeitos dos mais diversos estados. O secretário municipal de Governo de Floriano, James Rodrigues, também participa do evento, bem como, o prefeito de Água Branca e presidente da Associação Piauiense de Prefeitos - APPM, Jonas Moura.

Diversas alternativas sustentáveis e de baixo custo, estão sendo apresentadas durante o evento que coloca os líderes municipais em contato com diversas pesquisas e estudos renomados, buscando soluções para problemas frequentes nos municípios.

Fonte: Ascom

Finanças e Controladoria Geral realizam prestação de contas em Floriano

Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura Municipal de Floriano, por meio da Secretaria de Finanças e Controladoria Geral do Município, realizou  uma audiência pública para prestação de contas e avaliação das metas fiscais e contas de gestão do Fundo Municipal de Saúde do 3º Quadrimeste de 2018, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei 101, art. 9º, parágrafo 4º).

A lei prevê que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro o Poder Executivo demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre em audiência na Casa Legislativa, afim de garantir a transparência das ações do poder público, tendo como principal objetivo apresentar todas as contas da gestão municipal, entre despesas, aplicações e investimentos durante o ano. A prestação de contas foi concluída em tempo hábil, porém devido ao período pré-carnaval a audiência foi adiada para a semana seguinte às festividades.

A audiência, foi realizada na sala de reuniões da Câmara Municipal, para a comissão de finanças, orçamento e fiscalização. Estavam presentes a vereadora e presidente da comissão, Maria Daguia Carvalho e os membros vereadores Fábio Braga e Flávio Henrique, além do controlador geral, Arnaldo Messias; a consultora contábil, Conceição Mendes; o contador, Joziel Rocha; a secretária de saúde, Thais Braglia; a coordenadora de saúde, Goretti Pereira e o vereador, Celso Cavalcante.

O relatório apresentou um resultado primário superavitário de 15.007.225,03. O resultado nominal, que define o comportamento da dívida do município, tinha como meta definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o valor de 79.588,38, mas subiu para 148.708,40, representando um aumento orçamentário de 69.120,02. O relatório também mostrou, na execução orçamentária, uma frustração entre a receita prevista, no período de janeiro a dezembro de 2018, de 165.535.631,99 e a receita arrecadada, medida em 150.603.005,61. Contudo, no comparativo entre a despesa fixada, de 166.642.191,77 e despesa realizada, no valor de 136.670.314,20, o município apresentou uma economia orçamentária de 29.971.877,57.                                                

O município cumpriu com a exigência quanto aos índices constitucionais previstos na LRF. Para o limite anual de 15% em Saúde, os gastos somaram 16,40%; com Educação, as despesas gastas foram de 38,48% superando o limite mínimo de 25%. O percentual de despesas com pessoal, que devem ter no máximo 54%, atingiu 50,87%. Com relação aos gastos de magistério, o limite mínimo é 60% e foram aplicados 86,45%.

Na ocasião, o Fundo Municipal de Saúde também apresentou a prestação de contas de gestão quadrimestral. Nas ações, temos como destaque o sucesso da cobertura vacinal da campanha da pólio e sarampo, com 99,05% de meta alcançada. A campanha de vacinação em influenza não atingiu a meta de 90% nas categorias gestantes, puérperas e crianças; além disso foram apresentados balancetes de várias ações de promoção à saúde realizadas durante o ano corrente, entre elas: implantação da residência médica e do sistema HORUS do Ministério de Saúde, reposição de medicamentos, reformas no CAPS II, UBS’s e prédio do SAMU, matriciamento na Atenção Básica e Hospital Geral, aquisição de ambulâncias, cadeiras odontológicas, capacitações, entre outras.

Fonte: Ascom

UBS´s de Floriano terão horário ampliado e atendimento de especialidades médicas

Após uma reunião de trabalho, realizada na manhã desta segunda-feira(11), com o prefeito Joel Rodrigues, a secretária de Saúde de Floriano, Thais Bráglia, ao lado da equipe administrativa da pasta, anunciou novidades no atendimento de todas as Unidades Básicas de Saúde de Floriano. A partir da próxima segunda-feira (18), as UBS´s, que hoje funcionam no horário de 7h às 11h e de 13h às 17h, atenderão em horário corrido, sem intervalo, de 7h às 18h, com atendimentos de odontologia, consultas médicas, enfermagem e NASF. Para isso novos profissionais, aprovados no último seletivo, foram convocados.

Em fevereiro a secretária também tinha anunciado o projeto piloto “Anjos da Noite”, com atendimento noturno, na UBS Helvídio de Holanda Barros, do bairro Manguinha. O próximo horário noturno será em 21 de março. “Tivemos uma grande demanda e a experiência nos mostra excelentes resultados, por isto, a partir de abril, iniciaremos o horário noturno em 5 Unidades Básicas de Saúde”, disse Thais Bráglia. 

Outra novidade, anunciada pela secretária, é a disponibilização de pelo menos 8 especialidades médicas, a partir da próxima segunda-feira (18). Haverá atendimento para as seguintes especialidades: Vascular (Dr.Lásaro Laignier); dermatologista (Dra. Aline da Rocha Luz); gastroenterologista (Dra. Herika Feerreira de Sousa); ginecologista/obstetrícia (Dra. Emanuelly Rocha); urologista (Dr. Dilson Barbosa); neurologista (Dr. Leonardo de Moura Jr); psiquiatra (Dra. Julie Fainzilber) e Otorrinolaringologista ( Dr. Felipe Paraguassu Demes).

Cada especialidade deve realizar cerca de 80 atendimentos/mês, através do sistema de regulação, com pacientes com o cartão SUS, apenas de Floriano, encaminhados pelo médico da UBS de referência, que decidirá sobre a prioridade dos atendimentos, de acordo com a gravidade dos casos. “A nossa proposta é aumentar cada vez mais estes atendimentos especializados”, finalizou a secretária.

Fonte: ascom

Agentes interceptam droga na Penitenciária de Floriano

Foto: Ccom

O serviço de inteligência da Penitenciária de Floriano, a 224 km ao Sul de Teresina, interceptou nesta sexta-feira (08), a entrada de 30 trouxas de maconha na unidade prisional.

A ação aconteceu durante processo de vistoria de visitas. A droga, que estava acondicionada em um preservativo - foi encontrada com a Jaciara de Sousa do Nascimento.

A mulher foi detida e levada ao Distrito Policial da cidade para os procedimentos legais

Da Redação
[email protected]

Mocidade Independente vence o desfile das escolas de samba em Floriano

A apuração das notas do desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Floriano foi realizada na tarde desta quarta-feira (6) no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social - SEMDAS, na presença dos membros e representantes das agremiações.

A mesa apuradora foi composta pelos membros da COEF: o vice-prefeito e presidente, Antônio Reis;  a secretária de cultura, Elineuza Ramos; secretário de Comunicação, Nilson Ferreira; o superintendente da SUTRAN, Carlos Kalume; secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Monteiro e diretores de Administração, Leonardo Batista e, de Cultura, Leonardo Carlos.

Os critérios utilizados para avaliar o desempenho e a performance das escolas de samba foram: comissão de frente, samba-enredo, bateria, evolução/harmonia, mestre sala e porta-bandeira. Também foram contabilizadas as punições nos quesitos tempo, proporção dos carros alegóricos e número de integrantes para cada escola. 

A escola de samba Mocidade Independente conquistou o título de campeã do Carnaval 2019, com o samba-enredo "Astros Reis no meu Carnaval", uma história de admiração aos corpos celestes lua e sol, somando 144, 4 pontos. Em 2º lugar, ficou a Beija Flor da Princesa com 113,45 pontos e a escola Os Caipiras ficou em 3º lugar, com uma pontuação de 111, 8.

As premiações, nos valores de: R$ 5.000,00, para o 1º lugar; R$ 2.000,00 para o 2º e R$ 1.000,00 para o 3º colocado, foram entregues pelos integrantes da COEF.

Fonte: ascom

Posts anteriores