Cidadeverde.com

Parceria leva 50 casas na zona rural de José de Freitas

Trocar casas de palha por moradia digna passa a ser uma realidade para a zona rural de José de Freitas. Na manhã desta segunda-feira (15) o deputado João de Deus participou da assinatura de contrato que vai beneficiar 50 famílias de diversas localidades do município. Em seu discurso, o parlamentar elogiou o governo Federal por abrir possibilidades para associações.


“No passado só a zona urbana era beneficiada e apenas quem comprovasse renda de três salários mínimos. Lula deu oportunidade para as organizações levarem casas também para área rural, tirando a dependência das prefeituras. O que acontece hoje em José de Freitas através da Fetraf é prova disso, mas no início muitos não acreditavam”, afirmou.

Maria Antônia é agricultora e mora na localidade Carcará. Ela confirma as palavras do deputado João de Deus. No povoado já foram construídas seis casas, inclusive a dela. “Morava em casa de palha. Quando o Sintraf chegou com a proposta muita gente não acreditou. Agora, depois que meu sonho se transformou em realidade as pessoas acreditaram, tanto que agora são mais 22 casas para lá”, explicou.

O convênio foi firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de José de Freitas. Sebastião Neto, representante da CEF, lembrou que além dessas 50 casas pelo PNHR, José de Freitas já foi contemplado com mais de 300 imóveis pelo Minha Casa Minha Vida. “A parceria com as organizações funcionam bem e por isso conseguimos construir mais moradias”.

O presidente do Sintraf, Francisco Sousa, afirmou que 80% dos beneficiários são agricultores familiares. O Sindicato, segundo ele, já levou 553 casas nos mais diversos programas do governo Federal, como PSH e Incra Direto. 

As casas vão beneficiar 50 famílias nas localidades: Olinda, Jacaré, Ema, Carvalho, Felicidade, Pedra de Amolar e João Pereira, entre outras. O deputado federal Assis Carvalho (PT) também participou da solenidade e afirmou que cada unidade custa R$ 25 mil, mas a contrapartida é de apenas R$ 1 mil.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais