Cidadeverde.com

Governador diz que ações estão sendo tomadas em barragem e pede ajuda ao Ceará

  • barragem12.jpeg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b12.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b11.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b10.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b9.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_bezerro.jpeg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • barragem_b1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias está acompanhando, de Brasília, as informações sobre o risco de rompimento da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, a 42km ao Norte de Teresina. Da capital federal, o petista disse que todas as providências estão sendo tomadas para evitar o vazamento de água do reservatório. O Piauí já entrou em contato com o governo do Ceará para que seja cedido um helicóptero que será usado para remover famílias que por ventura fiquem isoladas.

“As informações são de que a gente tem a condição de garantir uma operação integrada e, com isso, solicitei para somar ao helicóptero que o Estado tem, um helicóptero cedido pelo governo do Ceará, considerando que há algumas comunidades isoladas que precisavam ser retiradas”, afirmou.

Wellington Dias afirmou que tomou conhecimento do fato na barragem às 6h de domingo e que de imediato acionou as equipes do governo. “No domingo 6h da manhã eu tomei conhecimento sobre o risco que tinha de um vazamento  na barragem do Bezerro, em José de Freitas. Imediatamente adotei providências em parceria com o prefeito Roger, a partir do deslocamento de uma equipe do Idepi, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e das áreas relacionadas a área social. A nossa vice-governadora passou a acompanhar. Pedimos o apoio do Exército e órgãos federais para garantir o diagnóstico e rapidamente medidas”, declarou Dias, que deu detalhes sobre os primeiros trabalhos feitos no local.

“Criamos um grupo de trabalho e desde domingo as pessoas estão atuando para a proteção da barragem. No primeiro momento a ideia foi fazer uma escavação que pudesse baixar o nível da água. Choveu bastante. Imediatamente adotei uma medida que foi de fazer um decreto emergencial e autorizar que as pessoas que estavam em área de risco, segundo a coordenação, pudessem ser retiradas. Tivemos um caso grave que foi na barragem de Cocal e, partir daí, garantir medidas para uma solução. Temos que fazer o esvaziamento dessa parte relacionada à barragem para poder dar condições de trabalhar na região do vazamento na parede”, detalhou.

Segundo Wellington Dias, o governo está trabalhando em conjunto com os municípios de Joca Marques, Luzilândia e Cabeceiras. “Fizemos um alerta em relação ao município de Barras. Em Teresina estamos acompanhando o Rio Parnaíba”, disse.

A situação, de acordo com o governador, requer cuidados já que a previsão é de mais chuva na região de José de Freitas. “É uma situação que exige todos os cuidados. Ainda continua chovendo nesta região. Há previsões de chuvas para esta terça-feira, portanto, há necessidade de seguirmos acompanhando todas as equipes. A minha gratidão a todas as pessoas que estão atuando na área. Colocamos abrigo à disposição da comunidade e vamos seguir colocando todo o apoio”, finalizou.

A estrada de acesso à barragem foi interditada na manhã deste domingo (08). As comportas foram abertas devido ao alerta de risco de rompimento da parede. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais