Cidadeverde.com

Cuidado ao usar o W-Fi Público

O Wi-Fi público deve ser usado com prudência. Redes públicas sem a devida proteção são visitadas por hackers no intuito de roubar dados.

Quando se usa uma rede pública, o usuário fica sujeito ao monitoramento por terceiros. Não há como controlar quem utiliza essa rede, o que permite a conexão de pessoas mal-intencionadas.

Neste caso, os riscos de roubo de dados são elevados. O usuário poderá ter pacotes de dados roubados e descriptografados, expondo a terceiros as suas senhas e dados de navegação, por exemplo.

Há ainda a chance de o próprio dispositivo que você utiliza ser acessado por outra pessoa. Assim, informações salvas em seu smartphone ou computador poderão ser visualizadas, modificadas ou transferidas para outros aparelhos, sem o seu consentimento.

Como Proteger-se

- Use uma VPN - Rede Virtual Privada. Esta é a principal solução para quem faz uso de uma rede insegura. Essa tecnologia cria um “túnel” de dados criptografado, uma rede segura exclusiva para o usuário, com objetivo de evitar o roubo de informações.

- Não faça utilize serviços de banco, nem realize transações financeiras ou compras pelo e-commerce onde você tenha que digitar, por exemplo, seu cartão de crédito.

- Não faça login em redes sociais ou serviços de email onde você tenha que digitar seu usuário e senha.

- Não preencha informações de cadastro em sites sem certificado digital (HTTPS://….) para se resguardar de ataques de roubo de dados que se utilizam de páginas falsas, por exemplo.

- Cuidado com o ataque phishing, onde o usuário é redirecionado para uma página fake, idêntica à original, produzida para roubar dados de acesso.

- Tenha sempre seus dispositivos atualizados com as novas versões, que sempre corrigem falhas de segurança.