Cidadeverde.com

Segurança Digital requer cuidados de todos os colaboradores de uma empresa

Um dos princípios básicos da segurança digital é garantir a proteção de sistemas, redes e programas de ataques virtuais.

São ações que demandam processos, ferramentas e tomadas de decisão com o objetivo de impedir o acesso indevido a informações e valores dentro de um ambiente virtual.

Tanto para empresas quanto para pessoas físicas, é necessária a implementação de soluções de segurança, monitoramento e bloqueio a fim de evitar prejuízos advindos, por exemplo, de fraudes, golpes digitais e vazamento de dados sensíveis.

Importante destacar que o indivíduo é parte importante no processo de segurança, seja para garantir sua própria integridade digital, seja para proteção de computadores, programas e redes dentro do ambiente virtual da empresa em que trabalha.

Afinal, apesar de existir toda uma tecnologia com as ferramentas necessárias à proteção de ataques virtuais e processos para identificar e responder às ameaças, os colaboradores das empresas deverão estar preparados e orientados a manter também uma boa segurança digital pessoal.
 


Ou seja, não é apenas o setor de tecnologia da empresa que deve ter preocupações com o ambiente virtual. Imagine um funcionário com acesso ao setor financeiro, por exemplo. Ao ter seu celular pessoal hackeado, o mesmo poderá ter dados sensíveis roubados, como senhas de acesso a sistemas e aplicativos da empresa anotados em bloco de notas (se não orientado corretamente a não cometer esta grave falha), ou salvos em mensagens de email.

Um cenário como este pode comprometer não apenas a segurança do indivíduo, mas também da empresa na qual ele trabalha. Isso, sem falar dos transtornos que um ataque virtual bem-suscedido pode causar tanto no âmbito financeiro como emocional.

A ideia, portanto, é que se deva investir também em politicas de segurança digital orientadas aos colaboradores, e, se possível, extendido a fornecedores e clientes. O fato é que diariamente surgem novas ameaças e estratégias de ataques virtuais de todos os tipos e de formas variadas. 

Essas vulnerabilidades devem ser combatidas com educação e bastante informação, pois ao mesmo tempo em que se promove uma sensação de segurança para todos, se eliminam danos causados por fraudes e outros crimes cibernéticos minimizados por falhas humanas e seus efeitos colaterais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais