Cidadeverde.com

Vaca Atolada reúne 20 mil pessoas no Carnaval; “vamos superar Corso"

Imprimir
O bloco foi criado por Daniel Borges há 18 anos em Teresina. A tentativa era reunir os amigos na porta de casa e não deixar que o carnaval de rua no Piauí morresse. Em 2013, a folia se consagra como uma das principais atrações da capital do Estado e reúne mais do que pessoas interessadas em participar do carnaval: o bloco é uma mistura de cultura, alegria e resgate aos valores familiares.

Fotos: Helder Sousa/Cidadeverde.com
Acima, Daniel vestido de vaca amarela; Abaixo, sua família e a casa onde tudo começou, na zona Norte de Teresina

“Quando meu irmão se vestiu de vaca pela primeira vez ele era solteiro e só reuniu 20 amigos. Hoje ele é pai de 5 filhos. O mais velho tem 17 anos e o mais novo 2. Todos são envolvidos com o bloco. E não só a família que ele formou, mas toda nossa família trabalha para que o carnaval seja o melhor e o bloco continue na avenida”, conta a professora Josenilda Borges, da organização e irmã de Daniel.

Para convocar os foliões, Daniel se veste tradicionalmente de vaca, na cor rosa. Em 2013, o veículo escolhido para chamar mais atenção foi uma carroça. O bloco sempre atraiu brincantes de todas as regiões de Teresina. O percurso inclui os bairros mais próximo ao local da concentração: o Iate Clube de Teresina.



“O evento é tão grandioso que a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves também está participando. No entanto, estamos aqui dando apenas um suporte de logística para que corra tudo bem”, conta o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval (Coc) de Teresina, Daniel Aracaci.

Na Esportiva

O fundador
Antes de ser brincante profissional de Carnaval, Daniel Borges era jogador de futebol. No Piauí, ele ajudou a construir a história dos principais times da capital (River e Flamengo do Piauí). A carreira ia de vento em popa tanto que até convite para morar, e jogar no Rio de Janeiro, surgiu. O piauiense passou um ano em terras fluminenses, mas voltou para casa devido assuntos do coração. 


O namoro não vingou. Mas se ele se arrepende? “Não! Eu tinha que voltar para comandar um dos maiores eventos do Carnaval do Piauí. Este ano, a expectativa é de ‘arrastar’ 20 mil foliões. Só perdemos para o Corso, mas um dia queremos ultrapassar o Corso em público. 

Veja mais fotos do Vaca Atolada 2013

Flash de Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais