Cidadeverde.com

Ceapi vende tomate pela metade do preço de supermerdados

Imprimir
Enquanto o preço do tomate tem sido o vilão das compras nas feiras e supermercados, a opção do consumidor pode ser a aquisição na fonte. A Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) anunciou que, apesar do produto estar 136% mais caro em relação ao ano passado, o valor comercializado chega a ser a metade que em outros locais. 

Foto: Ascom Ceapi

“Enquanto um quilo de tomate sai por R$ 3,50 na Ceapi, os supermercados estão vendendo por quase R$ 7,00, ou seja, o dobro do nosso preço”, diz Alberto Monteiro Neto, diretor-presidente da Ceapi. 

O produto vendido em Teresina vem do Ceará, Bahia e Pernambuco, todos com preço elevado. “O jeito é repassar esse aumento para o consumidor, afinal, não podemos ter prejuízos”, acrescenta o feirante José Alves, que tem uma banca de tomates na Ceapi. 

A alta, de acordo com o técnico agrícola João Cícero Lima, é motivada por fatores climáticos, o que elevou também a batata inglesa (148%), cebola (109%), beterraba e cenoura (95%) em relação ao mês passado. 

"A chuva estraga a produção, diminui a oferta dos mesmos e, consequentemente, provoca o aumento nos preços. Essa é a lei básica do mercado", explica.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: tomateCeapi