Cidadeverde.com

"Também votamos", alerta Bita do Barão aos políticos durante evento

Imprimir
O umbandista Bita do Barão, de Codó (MA), foi um dos nomes presentes na abertura do evento "Cultura Negra Estaiada na Ponte", que reuniu religiosos de vários terreiros na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina (PI). As atividades tiveram início com caminhada do parque Potycabana até a ponte estaiada, no final da tarde deste sábado (10). 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Um dos nomes mais famosos da religião, Bita do Barão ressaltou que os umbandistas têm direitos e as autoridades precisam lembrar que eles votam. "A intolerância aos umbandistas já foi muito pior quando eu comecei. Sofri muito, mas vai melhorar. As autoridades precisam saber quem somos. Temos direitos e nós também votamos".

Bita do Barão destacou a importância do "Cultura Negra na Ponte Estaiada". "Sou piauiense e sou maranhense. É um evento importante para nós umbandistas, ver essa multidão, ver essa luz da umbanda".


Mestres de todos os terreiros de Teresina - são mais de 400 - estiveram presentes no cortejo, animado por cânticos que saiam de um trio elétrico. Entre eles estão Pai Adilton, Pai João da Mata, Pai Chagas de Oxossi, Pai Toni de Iemanjá, Pai Francisco de Oxalá, Pai de Ítalo de Logum Ede e Pai Fabrício. 

Mãe Eufrazina, uma das coordenadoras do evento, afirmou que um dos principais focos do evento é combater a intolerância religiosa e defender a paz. 


O presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí, e a secretária municipal de comunicação, Cláudia Brandão, participaram da abertura do evento. Eles representaram o prefeito Firmino Filho (PSDB), que alegou problemas de saúde. 

Neste sábado, o "Cultura Negra na Ponte Estaiada" conta com o espetáculo "Negro, olhos de orvalho", do  Grupo Afoxá, além de uma homenagem do município de São João do Arraial, com o grupo Tambor de Crioula da Chapada da Sindá. No domingo, durante todo o dia, oficinas, serviços e apresentações culturais serão oferecidos ao público. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais