Cidadeverde.com

Piauí registrou 479 homicídios ano passado, diz Ministério da Justiça

Imprimir
A Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí teve acesso às informações preliminares constantes do Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinespjc), banco de dados que fornece informações ao Ministério da Justiça, referentes ao ano de 2012. Neste banco de dados, o Piauí continua sendo o Estado mais seguro do Nordeste e um dos mais seguros do País.

Segundo informações preliminares do Sinespjc, o Piauí é um dos sete Estados mais seguros do país e, nos últimos anos, investiu na coleta de dados sobre a violência, aumentando em 42% a cobertura de seus dados estatísticos.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

De acordo com a Delegacia Geral de Polícia Civil, os dados sobre os crimes no Piauí alcançam todos os 224 municípios, perfazendo mais de 97% de cobertura efetiva, o que acaba finalmente com a subnotificação das práticas criminosas.

A subnotificação é um termo técnico específico da análise criminal onde os Estados deixam de tomar conhecimento dos crimes ocorridos em suas circunscrições ou deixam de comunicá-los aos órgãos competentes, fato que impede a tomada de políticas públicas eficientes ao controle da criminalidade.


Número de homicídios cresceu menos de 4% em 2012

Segundo o delegado Geral, James Guerra, o Piauí assumiu como compromisso de gestão, profissionalizar e ser cada vez mais fidedigno em suas estatísticas. Para tanto, a Unidade de Polícia Judiciária da Polícia Civil do Piauí, por determinação do secretário de Segurança, passou a cobrar de cada unidade policial o envio periódico de dados estatísticos.

O Piauí provou a fidelidade de suas estatísticas quando os dados referentes ao Sinespjc foram confrontados às mortes notificadas pelo Ministério da Saúde. 

 

Mapa da Violência

(Ministério da Saúde)

 

 

SINESPJC

(Ministério da Justiça)

Variação entre

SINESJPC e Mapa da Violência

Ano

2011

2012

  

Homicídios

461

479

3,90%


“Em 2011, o Mapa da Violência, alimentado pelo banco de dados do Ministério da Saúde apontou que o Piauí teve 461 homicídios, e agora o Sinespjc demonstra que o Piauí apresentou 479 homicídios em 2012. Atacamos a subnotificação e provamos a fidelidade de nossas estatísticas, o número de homicídios aumentou menos de 4% em 2012, mesmo quando confrontados os bancos de dados de Ministérios diferentes”, explica o delegado Geral.

Ainda de acordo com o delegado Geral de Polícia Civil, os dados referentes a homicídios levantados pelo Ministério da Saúde, concernentes ao ano de 2012, ainda não foram disponibilizados pelo DataSUS, mas a Polícia Civil espera que não haja aumento no quantitativo desse tipo de crime em relação aos dados do Piauí. 



Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais