Cidadeverde.com

Greve dos bancários começa nesta terça (30); saiba como pagar suas contas

Imprimir

Bancários do Piauí farão nova assembleia na tarde de hoje (29) para confirmar o início da greve geral a partir de 0h de terça-feira. O Estado já aprovou a paralisação em reunião no dia 25 de setembro. A tendência é manter a adesão ao movimento nacional, que não tem data para terminar. 

De acordo com Arimatéa Passos, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, a categoria pede reajuste salarial de 12,5%, além de melhorias nas questões trabalhistas, como combate ao assédio moral, fim de metas abusivas e maior segurança. 

A tendência de confirmação da greve continua mesmo com a mudança na proposta da Federação Nacional dos Bancos. No sábado, a entidade elevou o percentual de reajuste de 7% para 7,35%, índice ainda considerado pequeno. "A greve vai ser forte em todo o Brasil e por tempo indeterminado", declarou o sindicalista, citando que os bancos já lucraram quase R$ 15 bilhões neste ano. 

Como driblar a greve
Com a paralisação dos bancários, a população deve ficar atenta ao pagamento de contas que irão vencer nos próximos dias. Isso porque os bancos oferecem outras alternativas para pagar os débitos. A obrigação do pagamento continua. 

Campelo Júnior, conciliador do Procon, acredita que muitos consumidores já estão preparados para driblarem a greve por meios alternativos, como o pagamento no caixa eletrônico usando o código de barras. 

No caso das faturas de cartão de crédito, o conciliador orienta o consumidor a telefonar para sua administradora para saber o saldo e efetuar o pagamento também no caixa eletrônico. 
 
Caso o banco não ofereça algum mecanismo alternativo, o cidadão pode abrir reclamação no Procon para impedir a cobrança de juros para a fatura. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais