Cidadeverde.com

Plataforma digital Teresina e-você incentiva soluções no combate a violência

Imprimir
  • CK8A9808.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9805.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9792.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9786.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9777.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9776.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9770.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9757.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9745.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9722.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9695.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A9685.jpg Thiago Amaral/cidadeverde

Agora a sociedade teresinense dispõe de uma forma nova de atuar no combate a violência juvenil junto à gestão municipal. Um site acaba de ser idealizado para que as pessoas façam sugestões de propostas que possam suprimir os indíces de violência na capital. Nesta quinta-feira (6) foi assinado o termo de doação de tecnologia e aporte técnico para o desenvolvimento da plataforma de governança colaborativa Teresina e-você. O lançamento do projeto faz parte da programação de comemoração do aniversário de Teresina. 

O projeto do site está sendo doado pela organização Comunitas e o instituto Tellus, não havendo custo para a prefeitura de Teresina. O secretário de Planejamento do município, Washington Bonfim, disse que o site será lançado no dia 23 de setembro e o projeto piloto vai atuar primeiramente na região da Lagoas do Norte. A proposta é que seja ampliada para outras áreas da administração municipal com o tempo.

"O objetivo é abrir um novo canal de comunicação com os teresinenses. Serão realizadas oficinas com a população do Lagoas do Norte para nortear as ideias de propostas que podem ser posteriormente postadas no site, que vai fazer uma espécie de desafio a população questionando sobre quais as necessidades de iniciativas que possam diminuir os índices de violência na cidade", afirmou o secretário. 

A nova plataforma será desenvolvida em três etapas. Primeiro o cidadão poderá propor melhorias, depois identificar problemas, e ainda sugerir inovações de enfrentamento à violência. Técnicos da prefeitura irão analisar e selecionar as propostas e depois as 10 melhores serão escolhidas para serem implantadas a partir do início de 2016. A ideias vencedoras serão convidados para participar da solenidade de implantação da melhoria nos serviços públicos.

O secretário afirmou ainda que há recursos disponíveis para a realização do projeto, contudo, não soube informar os valores que serão destinados, porque de acordo com ele, irá depender do tipo de ação. Washington Bonfim acredita que não serão projetos caros, porque serão realizadas capacitações e cursos para a própria comunidade.

A representante da Comunitas, Lígia Perissinoto, que esteve na solenidade para assinatura do termo de doação, afirmou que o projeto também inclui a realização de oficinas para a comunidade que ajudarão na geração de ideias. Segundo ela, o projeto já existe em Pelotas e em Campinas, e que da mesma forma que acontece em São Paulo, poderá ser implantado nas regiões de Teresina.

A Prefeitura disse que a iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Instituto Tellus, uma das quatro entidades que integram o projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, de iniciativa do grupo Comunitas. 

Flash de Lyza Freitas
Rayldo Pereira (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais