Cidadeverde.com

Governo e PMT assinam termo de criação do Museu de Imagem e Som

Imprimir

O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho assinaram nesta segunda(20) o termo de implantação do Museu da Imagem e do Som (MIS-PI) e da Pinacoteca. A solenidade acontece no prédio da antiga Câmara Municipal, na Rua Climatizada, centro de Teresina, local que será reformado para receber os dois projetos. 

De acordo com o prefeito, o museu será um local de preservação da cultura e identidade de Teresina. “Vai servir para contar nossa história para as novas gerações através de imagem e som. O nosso passado presente em fotos, filmes, na TV, no rádio, enfim, muito do que nós realizamos e olhar para o passado que é fundamental para que no futuro não cometamos os mesmo erros do passado”, afirmou Firmino Filho.  

O prefeito informou que o governo do estado dará uma contrapartida de cerca de R$ 2 milhões à obra que custará R$ 5.568.873,69. “O prédio histórico será preservado, mas passará por uma reforma e terá novas instalações, além de integrar com a rua climatizada que também fará parte do projeto. Esperamos que até julho do próximo ano o MIS fique pronto”, declarou; 

O local terá cinco pavimentos com loja, café, cineclube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, restauração e catalogação, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos. O espaço também será utilizado para produção e comercialização de obras de artistas locais. 

Desde que a sede da Câmara Municipal saiu do prédio, ainda 2009, era especulado que o museu seria construído no local, mas somente agora o projeto executivo ficou pronto. O prefeito rebateu a crítica e disse que existia apenas a ideia e que para se chegar a um projeto era preciso muito trabalho. “Fomos buscar no Rio de Janeiro, em Fortaleza e o apoio de técnicos de Recife-PE para fazer um projeto, já que não tínhamos nenhuma experiência aqui”, argumentou Firmino. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais