Cidadeverde.com

Uber diz que limitação compromete plataforma e deixará milhares sem acesso

Imprimir

Foto: Hérlon Moraes

A Uber se manifestou nesta sexta-feira (30) sobre o polêmico projeto de regulamentação de aplicativos de transporte em Teresina, e disse ser contra a limitação de motoristas. A proposta está em tramitação na Câmara de Vereadores. Segundo a plataforma, caso o projeto passe, a capital do Piauí seria a única do país a adotar tal restrição, comprometendo a eficiência do serviço.

"Essa medida comprometeria a eficiência do modelo, deixaria milhares de motoristas sem acesso a essa opção de renda e tornaria Teresina a única cidade do Brasil a adotar tal restrição, uma vez que regulações aprovadas recentemente em outras capitais, como Fortaleza e Recife, rejeitaram o limite", afirma a empresa em nota enviada ao Cidadeverde.com

Além da limitação, a plataforma definiu como problemáticos outros dois itens do projeto, que são a redução da idade veicular para 6 anos e uso de placas nos veículos apenas de Teresina.  "A restrição não é condizente com a realidade da idade média da frota de carros da cidade. Além disso, a qualidade dos veículos pode ser avaliada de forma muito mais eficaz por meio de inspeções, já previstas no PL 190/2018, do que pela imposição de regras restritivas. Sobre as placas, essa medida prejudicaria especialmente motoristas parceiros que moram em Timon e demais cidades do entorno  de Teresina, que ficariam impedidos de gerar renda com o aplicativo na capital", rebate o aplicativo.

Ainda na nota, a Uber disse que defende uma regulamentação "justa e moderna" e que o projeto impõe inúmeras restrições ao serviço. Nesta quinta-feira, em entrevista à TV Cidade Verde, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, defendeu a limitação de carros e todos os outros pontos que ainda estão em aberto no projeto.

Na manhã de hoje, a Câmara de Teresina realizou reunião conjunta entre as comissões de Constituição e Legislação e de Transporte, onde os vereadores reclamaram de possível manobra para impedir que as emendas que seriam apresentadas pelos vereadores contrários a matéria fossem votadas nesta sexta-feira.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Uber