Cidadeverde.com

Aplicativo 99 diz que teresinenses serão impedidos de terem renda

Imprimir

Após a Uber se pronunciar contra, nesta segunda-feira (3) o aplicativo 99 também se posicionou sobre Projeto de Lei 190/2018. O app de transporte individual defende que o PL é retrocesso porque vai contra ao que acontece em cidades como Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo.

O polêmico projeto deve ser votado ainda nesta semana na Câmara Municipal de Teresina. Através de nota à imprensa, a 99 diz que o PL apresenta uma série de exigências “que vão restringir a oferta do serviço de transporte intermediado por aplicativos, prejudicando motoristas, taxistas, passageiros e a mobilidade da cidade”.
 
A 99 critica ainda a limitação no número de veículos que poderão ser cadastrados nos aplicativos de transporte. “Impedirá milhares de motoristas de obter renda e passageiros serão estimulados a voltar a usar o carro próprio, ocupando mais espaços nas ruas e mais vagas de estacionamentos, em função do elevado tempo de espera e do encarecimento das viagens – cenário semelhante ao anterior ao surgimento dos aplicativos”, diz a 99.

Outro pronto criticado é o tempo de fabricação dos veículos que poderão ser utilizados pelos motoristas dos app’s. “A norma simplesmente não leva em consideração que a idade média dos automóveis no Brasil é de 9 anos e 4 meses. Milhares de motoristas serão privados de exercer o legítimo direito de obter renda caso a legislação seja aprovada”, critica.

Para a 99, o projeto impedirá motoristas de exercer a atividade e ter ganhos mensais para suas famílias.

A 99, empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, agora faz parte da gigante chinesa DiDi Chuxing (“DiDi”). A empresa conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil, e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais