Cidadeverde.com

Obra da adutora é concluída e retorno do abastecimento de água é gradativo, diz empresa

Imprimir

Atualizada às 8h15

O diretor-executivo da Águas de Teresina Diego Del Magro informou nesta segunda-feira (3) que a obra de reparo da adutora no Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, foi concluída e o retorno retomará gradativamente ao longo do dia. 

"O reparo foi concluído dentro do previsto, acabou ontem à noite e o sistema voltou a operar normalmente. Agora são os acabamentos e o retorno vai acontecer gradativamente. É importante lembrar que os bairros mais baixos vão ser regularizados primeiro e depois os bairros que ficam mais altos", disse Magro. 

Ele acrescenta que não há mais riscos e que o sistema está na carga máxima. 

"Pela manhã e início da tarde estamos fechando os acabamentos, a parte de aterro, a reposição de asfalto, limpeza das ruas", reitera diretor-executivo. 

Em nota, a Águas de Teresina informa que o sistema de produção e distribuição de água opera em capacidade plena.

A Águas de Teresina está monitorando o sistema e a retomada do abastecimento através do Centro de Controle e Operações (CCO), com análise da pressão na rede e dos níveis dos reservatórios. Em regiões mais altas e distantes do ponto de distribuição, o tempo de resposta é mais lento. 

"A concessionária reforça o compromisso com a cidade e destaca que mais de 50 trabalhadores estiveram diretamente envolvidos na complexa manutenção de uma das principais adutoras da capital, interligada à Estação de Tratamento de Água Sul (ETA Sul) e ao centro de reservação do Parque Piauí. A Águas de Teresina lamenta os transtornos ocasionados pela manutenção emergencial e segue trabalhando para que o abastecimento seja integralmente restabelecido em todas as regiões da cidade", diz a nota.

 

Ampliada às 18h

Foto:encaminhada ao Whastapp do Cidadeverde.com

Atualização às 17h49

Parte da Avenida Juarez Távora, no bairro Parque Piauí, onde se abriu uma cratera devido o rompimento de uma adutora, está interditada. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) pede que os motoristas façam rotas alternativas.  

Cerca de 80% dos bairros tiveram o abastecimento de água interrompido desde a manhã de domingo (02) por causa da ruptura da adutora. A Águas de Teresina  informa que as equipes estão no local e os serviços devem ser finalizados na noite de hoje (02), com o retorno da distribuição de água de forma gradativa na madrugada de segunda (03). 

O gerente de operações e fiscalização da Strans, Denis Lima, ressaltou ao Cidadeverde.com que o trânsito próximo a cratera é pouco neste domingo e as áreas de acesso estão bloqueadas. Ele ressalta que os motoristas precisam fazer o desvio a direta para ambos os sentidos da avenida.

"Na segunda cedo ainda teremos interdição, pois o buraco ainda estará aberto. Iremos cedo ao local para controle de tráfego, pois teremos maior movimento no trânsito", disse.

A Águas de Teresina explicou "que trabalha na manutenção emergencial de adutora de 900mm, que interliga a Estação de Tratamento de Água Sul (ETA Sul) ao centro de reservação do Parque Piauí". 

"O retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradativa, a medida que os reservatórios forem reabastecidos. Em regiões mais altas, o tempo de resposta é mais demorado. A manutenção emergencial NÃO afetará os bairros abastecidos pela ETA Norte, situados na região da Grande Santa Maria da Codipi e adjacências", ressaltou. 


Foto: ÁguasdeTeresina/Instagram

Casas ao redor

O surgimento de uma cratera na zona Sul de Teresina mobilizou órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros neste domingo (02). Por causa desse problema, após uma adutora se romper, parte dos bairros de Teresina está sem água. Casas ao redor da cratera serão vistoriadas para que sejam avaliados os riscos provados pelo buraco. 

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano - Sul informou que acompanha  os trabalhos da empresa Água de Teresina, responsável por gerir o abastecimento de água na capital piauiense. A cratera surgiu com o rompimento de uma adutora na Avenida Juarez Távora, no bairro Parque Piauí.  Equipes da Águas de Teresina trabalham no local para solucionar o problema. 

De acordo com o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vão fazer uma análise das casas atingidas pela água após o vazamento. “Vamos nos certificar se a estrutura das casas foram alteradas ou não", diz. 

Cidadeverde.com entrou em contato com a major Elisabeth Aguiar, do  Corpo de Bombeiros. Ela informou que uma equipe esteve no local e até o momento a abertura da cratera não provocou vítimas.

Sobre o carro, a major comentou que o veículo estava estacionado sem ocupantes. A equipe está de plantão para casos emergencias. 

Uso consciente

"A Águas de Teresina orienta o uso de água com prioridade para atividades essenciais. A concessionária reforça o compromisso em executar o serviço no menor tempo possível, com a qualidade e empenho que a manutenção de caráter emergencial demanda", diz nota da empresa.

Casos emergenciais devem ser informados através do 0800 223 2000 ou 115.

 

 

 

Carlienne Carpaso (com informações da Prefeitura de Teresina)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais