Cidadeverde.com

Lucineide quer acabar com emendas e defende tarifa zero no transporte público

Imprimir

A candidata do PSOL, Lucineide Barros, participou nesta terça-feira (29) de sabatina na TV Cidade Verde e lançou propostas ousadas e polêmicas para a capital. Uma delas envolve diretamente os vereadores. A candidata, se eleita, quer acabar com as emendas parlamentares. Outra proposta do PSOL é zerar a tarifa do transporte público em Teresina.

"Hoje, há mais dinheiro para as emendas parlamentares do que para o orçamento popular. A que isso vem servindo? Isso vem servindo a dependência política. É o vereador que se torna o salvador da pátria com dinheiro público. A nossa pretensão é acabar com as emendas parlamentares. O papel do parlamentar é outro: é fiscalizar o recurso público, é constituir lei, o marco jurídico necessário para que se tenha boas políticas", disse a candidata.

Lucineide disse que o vereador tem legitimidade para representar a população, no entanto, ele vota no orçamento e pode determinar como os recursos podem ser aplicados.

 "A prefeitura do ponto de vista da representação da sociedade seria autônoma, que inclusive representará o poder legislativo, já que quem está na Câmara Municipal são os cidadãos. A Constituição diz que os poderes devem ser independentes e harmônicos. Quem faz o fiel da balança? É o interesse público, ou pelo menos deve ser. Lidar com o interesse público é lidar com a escuta sensível, honesta e correta à população. O Orçamento Popular é conquista da população, mas ele não se constitui na prática", declarou.

E por falar em orçamento, a candidata quer inverter as prioridades de investimento do orçamento por parte da prefeitura.

"Estamos o tempo todo dizendo que é necessário fazer uma outra gestão do orçamento público. Hoje, se pega a maior parte dos recursos e leva esses recursos a determinados territórios e a determinado setor social. A gente quer pegar o orçamento público e inverter as prioridades. Todo mundo tem direito, mas prioridade é aquilo que vem primeiro. Quem deve ter acesso aos melhores recursos? Quem mais precisa. Eles também pagam impostos", destacou.

Foto: Roberta Aline

Lucineide defendeu na sabatina uma espécie de tarifa zero no transporte público e disse que o atual sistema não funciona a contento.

“A política do sistema de transporte precisa ser muito compreendida, pois só vivemos as consequências. A consequência é gente na parada esperando duas horas para chegar ao trabalho. Ônibus lotado o tempo inteiro. As pessoas estão sendo levadas para os terminais e ficam lá. Quando se fala em tarifa zero nós não estamos dizendo que não tem custo. Estamos dizendo que é necessário colocar recurso público para subsidiar o direito ao transporte. Não estamos falando de benefício e sim de direito”, declarou.

Segurança pública

"Tem se tratado de forma equivocada a segurança pública como o policiamento apenas. Policiamento serve para reprimir. De um lado se cria os pobres e de outro lado se tem o aparato para reprimir os pobres e não incomodar outros setores. Para ter segurança é necessário atacar as condições de segurança. A guarda municipal, por exemplo, nem armada deveria ser. Ela tem a obrigação de cuidar do patrimônio público. Cada vez mais queremos retirar as armas do meio da população. Arma é sinal de violência, repressão.

A sabatina será realizada com todos os 13 candidatos e segue diariamente no Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, e ainda pela Rádio Cidade Verde, na frequência 93,5, ou pelo CVPlay. Nesta terça-feira (22), a entrevistada será a candidata Lourdes Melo, do PCO.

Participam da sabatina os jornalistas Joelson Giordani, apresentador do Jornal do Piauí e diretor de jornalismo da TV; Elivaldo Barbosa, colunista político que assina a coluna "Tempo Real"; Nadja Rodrigues, apresentadora da TV Cidade Verde; Yala Sena, editora-chefe do Cidadeverde.com e Lídia Brito, repórter e colunista política do portal. 

Assista a todas as sabatinas

Hérlon Moraes
[email protected]

  • lucineide_barros_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-23.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • lucineide_barros_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais