Cidadeverde.com

Teresina terá centro de testagem de servidores municipais após alta da covid em órgãos públicos

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Com o aumento da procura, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) prepara a instalação de um centro de testagem exclusivo para os servidores municipais de Teresina no Centro Integrado De Saúde Lineu Araújo (CISLA), onde os trabalhadores terão acesso a consulta, orientação e, caso positivados, orientações médicas. 

“Estamos tendo um pedido muito grande de testes nos órgãos públicos do município, então vamos montar este centro de testagem no Liceu Araújo, porque fica mais central e mais fácil. As pessoas fazem o agendamento com o horário, e os que derem positivo já saem com a consulta médica”, informou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, ao Cidadeverde.com.

O serviço deve funcionar por agendamento, semelhante ao que já ocorre para o público em geral, no entanto, a FMS ainda aguarda a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) liberar iniciar a marcação dos testes dos servidores públicos municipais.

Na última terça-feira, o vice-prefeito da capital e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), testou positivo para a covid-19 pela segunda vez. Em 2020, o gestor chegou a ficar internado com 50% dos pulmões comprometidos, agora,  com três doses da vacina contra a doença já recebidas, o gestor segue em isolamento com sintomas leves em casa.

Recentemente, ao menos 25 servidores da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) testaram positivo para a covid-19, fazendo com que o órgão suspendesse suas atividades presenciais, exceto os serviços essenciais, que funcionarão através de rodízio entre os funcionários não diagnosticados com a doença.

No estado

Na segunda-feira (24) a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) também anunciou o afastamento de 24 servidores que haviam positivado para o vírus em uma das testagens que realiza diariamente. A data coincidiu com o retorno do titular da pasta, Florentino Neto, às atividades após se recuperar da covid-19.

A situação também é semelhante no interior do Piauí, onde prefeituras tiveram que paralisar os atendimentos presenciais após gestores e servidores contraírem o vírus. Além do impacto no funcionalismo públicos, muitos municípios relatam a quantidade insuficiente de testes suficientes para a população.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais