Cidadeverde.com

COE pede que governador suspenda eventos até o Carnaval devido a alta de covid

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Com a alta de casos de covid, os integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) solicitaram ao governador Wellington Dias (PT) que suspenda a realização de eventos até o Carnaval.

Os membros do COE – que integram cientistas, infectologistas e técnicos da Sesapi – temem colapso no sistema de saúde, devido o crescimento de pessoas positivadas no estado. 

Na reunião, foi divulgado que o Piauí está com elevada taxa de transmissão da covid e a ocupação de leitos de UTI já ultrapassa os 80%. No domingo, a taxa de internados chegou a 89,5% em todo o estado.

Diante da evolução dos casos, o COE emitiu parecer pedindo que o governador adote medidas mais duras para evitar festas públicas e privadas no estado. 

O governo analisa as recomendações do COE e deverá anunciar até amanhã novo decreto determinando restrições para conter o avanço da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já adotou a recomendação do COE de suspender as cirurgias eletivas até o dia 11 de fevereiro. A medida foi anunciada na última sexta-feira. 

A elevação de adoecimento de servidores públicos, afastados com covid ou síndromes gripais preocupa o governo que estuda alternativa para evitar a suspensão de atendimentos.

A tendência é que o governo do estado aceite a recomendação sobre a suspensão de festas até o carnaval. 

O COE recomendou também avanços na vacinação de crianças e adultos, já que a imunização com as três doses ajuda a reduzir casos graves da doença.  

 


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais