Cidadeverde.com

Carlos Augusto sugere 'voto aberto' na eleição para presidente da Alepi

Imprimir

Além do consenso em torno da candidatura do deputado Severo Eulálio (MDB), o deputado Carlos Augusto defende que a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aconteça com votação aberta.

“Acho que essa questão vai se alargar. Acredito no entendimento, no consenso, como houve dentro do MDB acredito que vai se chegar ao consenso naquela Casa. Sou a favor do voto aberto. Evita dupla interpretação. Gostaria que o voto fosse aberto”, concluiu.

A eleição para escolha da nova mesa diretora da Alepi acontece durante o retorno das atividades legislativas. Além do MDB, o PT manifestou interesse pela vaga de presidente com a indicação da candidatura do deputado Franzé Silva

Sejus

Anunciado pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para o comando da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), Carlos Augusto (MDB) acredita que seu maior desafio na pasta será a ressocialização de detentos que deixam as unidades prisionais.

“O maior desafio do sistema penitenciário do Piauí e do Brasil como um todo ainda é a ressocialização. Vou me dedicar bastante, porque temos presídios em todo o país que são depósitos de pessoas”, destacou o parlamentar em entrevista ao Jornal do Piauí.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Apesar disso, o parlamentar reforça a necessidade de uma maior rigidez na punição de determinados crimes. Segundo ele, o ideal seria a aprovação de uma Reforma Penal, para evitar a rápida saída de criminosos do sistema prisional brasileiro.

“Quem mata, estupra e trafica deve estar num presídio por mais tempo. Esse retorno às ruas rápido, como a lei permite no país, eu sou contra. Acho que o congresso nacional tem uma dívida com esse país que é a reforma penal, porque desembargadores e juízes aplicam a lei aprovada no Congresso”, destacou Carlos Augusto. 

Ex-comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Augusto comentou que tem acompanhado a questão do sistema penitenciário estadual desde 2003. Ele alerta para a superlotação no estado e para a necessidade de novas unidades penais, já em fase de licitação. 

“Ainda temos uma necessidade muito grande de uma penitenciária nova em São Raimundo Nonato, a de Picos. Temos no Norte do estado, por exemplo, de termos um presídio de alto risco na região da cidade de Parnaíba”, declarou o deputado. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais