Cidadeverde.com

Zoonoses apela para que tutores recebam agentes após caso de raiva na Zona Leste

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza desde a última quinta-feira (27) um bloqueio vacinal de animais domésticos em todo o bairro Planalto Ininga e parte dos bairros Ininga e Horto Florestal após um sagui testar positivo para raiva. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gerente da Zoonoses, Paulo Marques, faz um apelo para que a população dessa região receba os agentes de combate a endemias.

“Nós pedimos as pessoas para permitirem que os nossos agentes de combate a endemias entrem em suas casas para vacinarem os seus animais. A raiva é um doença que não tem cura nem para os animais, nem para nós. A única forma que nós temos de se proteger é a vacinação desses animais porque o cão e o gato podem ter contato com o soinho e trazer essa doença para dentro de casa. É extremamente importante a vacinação nesse momento”, reforça o gerente.

De acordo com a Gerência de Zoonoses, a meta é imunizar 4.500 cães e gatos no raio de 1 km do ponto de onde o animal infectado com a doença foi encontrado. Até o momento, apenas 500 animais receberam a vacina.  

Foto: Bartolomeu Almeida 

Paulo Marques destaca que mesmo que o animal já tenha recebido a dose da vacina durante a última campanha realizada pela FMS, ele deve se vacinado novamente durante esse bloqueio.

“Nesse perímetro que foi estabelecido esses animais devem ser vacinados. Não tem contraindicação a vacinação nesse momento, nós estamos aí com entorno de seis meses da vacina passada e deve ser vacinado e fazer esse reforço para garantir de que o animal que não produziu anticorpos suficientes passe a produzir”, acrescentou o gerente.

Para identificar o agente de combate a endemias, Paulo Marques informa que ele estará utilizando uma roupa específica e com o uso de um crachá de identificação. Os moradores também podem encontrar em contato com a Zoonoses para confirmar o nome do agente.

“Todos os nossos agentes de combate as endemias estão fardado na cor caqui, camisa e calça, e eles tem um crachá no qual está escrito o nome dele e o número da matricula dele. As pessoas que tiverem dúvidas telefonem para nós (86) 3215-9143 ou (86) 3215-9144 e solicite informação. Se precisar fazer isso, o agente vai esperar até ter a resposta”, explica.

Caso algum cão e gato deixe de ser vacinação, a orientação é que o tutor busque o Centro de Zoonoses que funciona todos os dias ou leve o seu animal a uma clínica particular para receber o imunizante.

“Os animais que por qualquer motivo deixarem de ser vacinados eles devem procurar o Centro de Zoonoses porque nós trabalhados de domingo a domingo, de manhã e de tarde e é preciso que ele seja vacinado ou as pessoas busquem as clínicas particulares que também fazem a aplicação dessa vacina. Não estamos planejando repescagem, nós temos que avançará para fazer com o que se consiga o número maior de animais em menor tempo”, conclui.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais