Cidadeverde.com

Fifa avalia Copa das Confederações como satisfatória

Imprimir
Nesta sexta-feira, a Fifa divulgou a sua avaliação sobre a Copa das Confederações, num encontro com a imprensa realizado no Sandton Convention Centre, em Joanesburgo. E, de acordo com a principal entidade do futebol, o evento que está sendo realizado na África do Sul mostra que o país tem muito a melhorar para a Copa do Mundo de 2010.



“Estamos contentes por chegar a esta final com um resultado satisfatório. Mas precisamos discutir o que podemos fazer para o próximo encontro, no ano que vem. O resultado é positivo, mas sabemos que podemos melhorar”, afirmou Issa Hayatou, presidente do Comitê Organizador da Fifa para a Copa das Confederações.

Os setores em que a África do Sul deve concentrar esforços são transporte e segurança. De acordo com Danny Jordaan, chefe sul-africano do Comitê Organizador, os torcedores encontraram “algumas dificuldades” para se locomover no país. “Apesar dos trabalhos realizados, houve falhas no transporte público. Também tivemos alguns imprevistos, como jogos de rúgbi acontecendo ao mesmo tempo do torneio”, afirmou Jordaan, ao citar a concorrência do esporte mais popular na África do Sul.

Questionado sobre a possibilidade de as principais potências do futebol permanecerem por mais tempo em suas cidades-sede durante a Copa do Mundo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, preferiu não antecipar a decisão da entidade. “É uma questão que será pensada, pois queremos adotar o melhor sistema possível para o evento de 2010”.

Enquanto alguns setores ainda encontram problemas a serem resolvidos para a Copa do ano que vem, outros já estão bem adiantados para receber o evento. Entre eles estão os estádios. “Teremos seis novos estádios completamente novos para o Mundial. E os que foram utilizados na Copa das Confederações têm plenas condições de receber os jogos”, afirmou Jordaan.

Além dos problemas estruturais, o Comitê Organizador não deixou de comentar o objeto que foi o assunto principal durante as duas semanas de Copa das Confederações: as vuvuzelas. “Não podemos vetar isso, pois é um instrumento típico dos sul-africanos, assim como as danças e os tambores”, afirmou o presidente da Fifa.

A entidade também avalia que durante a Copa do Mundo as vuvuzelas não serão sopradas com tanta frequência dentro dos estádios. “Elas fazem muito barulho, mas creio que no ano que vem haverá mais turistas durante os jogos e, consequentemente, menos vuvuzelas”, comentou Irvin Khoza, presidente do Comitê Organizador da Copa das Confederações na África do Sul.

Segundo Molefi Oliphant, presidente da Associação Sul-Africana de Futebol (Safa), as vuvuzelas não surgiram recentemente e já são parte das partidas no país. “E essa não é a primeira vez que um jogo de futebol na África do Sul é transmitido para outros países”, argumentou.

Após as 14 partidas do torneio, o Comitê Organizador da Copa das Confederações na Áfirca do Sul divulgou a média de público de 35 mil espectadores durante as partidas. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também participou do evento.

Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: