Cidadeverde.com

Professores avaliam provas de Linguagens e Ciências Humanas do primeiro dia de Enem; confira

Imprimir

Fotos: Márcio Sales / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo, Caroline Oliveira e Rebeca Lima

O Cidadeverde.com consultou professores sobre os temas tratados nas questões de Ciências Humanas e Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O primeiro dia de provas foi neste domingo (5), que também teve a aplicação da prova de redação, cujo tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Veja também:

História

Para o professor de História, Wallyson Veras, a prova trouxe assuntos diversos e incluiu temas como revoluções burguesas, povos originários e regime militar, tema que especialistas comentavam não ter sido abordado nas edições anteriores do exame.

"Questões sobre patrimônio, revoluções burguesas, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, a transição da Idade Média para a Idade Moderna, com mudança de mentalidade, uma questão sobre a questão negra, outra sobre nativos da América e civilizações pré-colombianas, e duas questões sobre o regime militar. Portanto, as últimas provas negligenciaram o assunto e agora vieram duas. Houve uma questão que abordou bastante tópicos, incluindo artes e história, então há muita informação relevante", citou.

Outra questão citada pelo professor foi a presença de assuntos atuais, incluindo os conflitos no Oriente Médio. A prova do Enem também costuma ser lembrada por trazer aspectos atuais.

"A prova estava dentro das expectativas. Houve uma questão sobre o conflito no Oriente Médio e a formação do estado de Israel. Uma questão de atualidades abordou a questão do Afeganistão. Portanto, a prova estava bem organizada e seguiu as temáticas comuns do exame", relatou.

 


Professor Wallyson Veras

Geografia

Já o professor de Geografia, Hudson Dedé, destacou que as questões trouxeram uma grande variedade de assuntos, incluindo temas relacionados ao meio ambiente, racismo, geopolítica e pirâmide etária.

“A prova abordou uma ampla variedade de tópicos, especialmente relacionados ao meio ambiente e à geopolítica. Alguns pontos principais incluem questões sobre racismo, dados do IBGE, fecundidade e a transformação da pirâmide etária. 

Hudson Dedé citou ainda assuntos comuns no Enem e que foram amplamente debatidos na sala de aula com os alunos.

“O aquecimento global foi uma das primeiras questões, com vários gráficos mostrando a variação das temperaturas, e houve uma questão sobre inteligência artificial, com referência ao Google. Também teve uma questão sobre Milton Santos, um dos grandes teóricos da geografia, relacionada à globalização. Além disso, houve questões sobre a degradação dos solos, desmatamento e soja, bem como insegurança alimentar e fome, temas que foram discutidos em sala de aula", disse. 

No geral, o professor avaliou que o Enem trouxe muita atualidade em diversos contextos.

“Portanto, a prova foi bem variada, abrangendo uma ampla gama de tópicos nas áreas de humanas, física, meio ambiente, geopolítica e atualidades. O Enem abordou uma variedade de assuntos, mantendo-se atualizado com as tendências atuais, entregando informações relevantes para o contexto do exame", acrescentou.

Foto: reprodução TV Cidade Verde


Professor de Geografia Hudson Dedé

Língua Portuguesa

Sobre a prova de linguagens, a professora de língua portuguesa, Flávia Leda, ressaltou a conexão da prova com o tema da redação, que envolveu questões sobre o papel da mulher na sociedade.

“O mais importante, sem dúvida, foi a abordagem de textos relacionados ao papel da mulher, o que se alinhou com o tema da redação. Foram pertinentes as questões sobre o papel da mulher na sociedade e sua invisibilidade em relação às funções que desempenham. Muitos textos abordaram essa temática, incluindo publicidades sobre amamentação e a questão da violência contra a mulher. A prova, como sempre, apresentou muitos textos verbais, embora em menor quantidade do que em edições anteriores, mas foi uma prova tranquila e dentro dos padrões", disse.

Flavia Leda também destacou o equilíbrio na dificuldade das questões, além dos gêneros textuais que mais foram cobrados no exame.

“A prova de linguagens manteve um padrão excelente, proporcionando uma leitura de textos mais verbais. Foi uma prova tranquila, com questões de qualidade, variando entre nível médio, fácil e difícil. Houve poucos poemas, mas muitos textos de entrevista e notícias, tornando a prova fantástica", finalizou.

Veja cobertura completa do Enem:

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais