Cidadeverde.com

“Ainda sem acreditar”, diz estudante piauiense nota 1000 na redação do Enem

Imprimir

Foto: Ascom

Uma dos seis estudantes piauienses com nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, Ana Luiza Lustosa Tobler disse ao Cidadeverde.com que continua surpresa com o desempenho alcançado na prova. 

“Até agora estou meio sem acreditar, porque para gente a nota 1000 às vezes parece inalcançável. A gente não vai para a prova buscando alcançar essa nota na redação, vamos com a mentalidade de dar o melhor de si, mas a nota mil parece meio distante”, disse. 

Essa foi terceira vez que Ana Luiza participa do Enem. Em 2020, quando estava no primeiro ano do ensino médio, alcançou 940 pontos na redação. Ela manteve a mesma nota no ano seguinte e tirou 920 em 2022, quando concluiu o ensino médio. 

Em 2023, ela se matriculou em um cursinho de pré-vestibular do Colégio Objetivo e intensificou os estudos. Mesmo com todo o preparo e rotina de estudos para a prova do Enem, Ana Luiza ainda se diz “em choque” com a nota máxima obtida na redação do Exame. 

“Apesar de acreditar no meu potencial e esforço, ainda fiquei sem reação. A nota mil é praticamente ganhar na loteria. Tem muitos textos incríveis e bem escritos que não conseguem atingir essa pontuação, porque de fato é muito difícil”, destacou.

Estudantes Seduc do litoral piauiense são destaques no Enem
 
Nas escolas Seduc localizadas na região litorânea piauiense, estudantes Seduc comemoram os bons resultados nesta última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial na prova de Redação.  

É o caso da jovem Williane Brito Rodrigues, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. João Silva Filho, situado em Parnaíba, que conquistou 980 pontos na Redação. Ela conta que vinha se preparando para o Enem desde o início do ano letivo de 2023. 

“Eu comecei a escrever redações desde o começo do ano para treinar para o Enem. Toda semana eu fazia uma redação de um tema diferente e ainda fazia simulados de redação, além de alguns temas que eram passados na escola para treinar a escrita”, afirma. A aluna também participou de todas as revisões do Pré-Enem Seduc que pôde.  

Foto:Ascom/Seduc

Medalhista de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática e medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Francisco Emerson Galeno teve um excelente desempenho na prova de Matemática e suas Tecnologias, ao fazer 835,6 pontos. A média nacional este ano para esta prova foi de 534,9 pontos. 

Foto: Ascom/Seduc

Na redação, o estudante do Ceti Chagas Rodrigues também se destacou ao fazer 920 pontos. “Desde o começo do ensino médio, a escola já tem um foco na redação porque é um peso relevante na nota do ENEM e a escola já visa preparar o aluno para fazer. Então a minha preparação foi fazendo a redação com os temas que a professora trazia para a gente fazer, entregar para ela corrigir. É algo que vem desde o começo do ensino médio e no terceiro ano se intensifica mais. Trazem mais temas, mais redações uma perto da outra para chegar no dia do ENEM e conseguir uma boa nota”, afirma Francisco Emerson.  

Já a estudante do Liceu Parnaibano, Julia Fernandes de Araújo, conta que vem treinando a escrita desde 2022, além de participar de praticamente todas as olimpíadas do conhecimento organizadas pela Seduc. “Participei do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, da Olimpíada Mandacaru de Matemática, da Olimpíada Nacional de Ciências, Olímpiada do Saber, OBMEP etc. Além disso, participei das revisões Pré-Enem Seduc”, destaca. 

Foto:Ascom/Seduc

Este ano, as inscrições para o Sisu acontecem de 22 a 25 de janeiro e o resultado da primeira chamada acontece no dia 30 de janeiro.

 

Leia também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais