Cidadeverde.com

Bebês que nascem na maternidade vão receber mudas reforçando movimento plante uma árvore

Por Yala Sena

  • silvio1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Mudas_de_plantas.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Movimento_Verde_que_te_quero_verde_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Movimento_Verde_que_te_quero_verde_(3).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Lilian_Martins_e_Wilson_Martins.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Silvio_Leite_empresário.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Silvio_Leite.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Regina_Sousa.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Lilian_Martins_e_Silvio_Leite.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Movimento_Verde_que_te_quero_verde_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Wilson_Martins_e_Silvio_Leite.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • Gil_Carlos.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

O Movimento “Teresina Verde que Te Quero Verde” vai intensificar mobilização a favor do plantio de árvores para mitigar as mudanças climáticas na capital. Os estudos apontam que Teresina vai enfrentar fortes ondas de calor e muitas chuvas com o fenômeno La Niña.

Entre as ações propostas está o incentivo aos moradores de grandes condomínios a adotarem árvores nativas e de que o teresinenses plante mudas em ruas e avenidas da capital. 

O médico Benjamim Vale, da Associação Reabilitar, informou do projeto “Crescer Juntos” que dará mudas de plantas para as famílias dos bebês que nascerem na maternidade Dona Evangelina Rosa. Uma média de 400 bebês nascem por mês na maternidade. 

O movimento “Teresina Verde que Te Quero Verde” é liderado pelo empresário Silvio Leite e conta com apoio da iniciativa privada, de órgãos públicos e segmento da sociedade civil. Hoje foi realizado uma reunião no auditório do DNIT para traçar novas ações. 

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com


Na reunião foram  apresentadas reivindicações-propostas como urbanização dos canteiros das BR 343 e 316 com plantio de grama e árvores nativas, inclusive carnaúbas. Outra ideia é a promoção da conscientização para que os grandes condomínios horizontais, especialmente os situados ao longo da BR 343, sentido Teresina/Parnaíba, adotem árvores nativas da região em suas ruas, praças e áreas comuns, além do incentivo à substituição gradativa de árvores exóticas por nativas nos condomínios existentes ao longo dos próximos 24 meses. 

“É um movimento não só de plantar árvores, mas de ressaltar o sentimento de pertencimento. A gente precisa plantar árvores. Quando se planta um caneleiro não é para crescer de um dia para outro, mas é uma planta que vai durar de 100 a 150 anos”, disse Silvio Leite. 

Ele disse que tem percorrido a cidade e percebido a falta de arborização e parques ambientais. “A obra mais barata é o parque e os benefícios são imensos”, disse Silvio Leite. 

Benjamim Vale ressaltou que a ideia do “Crescer Juntos” é que cada criança nascida na maternidade terá uma muda de árvore para plantar em Teresina ou na cidade onde ela mora e fazer o crescimento dessa árvore junto com a criança. 

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social, Regina Sousa, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Hélio Lúcio, o ex-governador Wilson Martins, a conselheira Lilian Martins, o deputado estadual Gil Carlos, Clóvis Júnior, Livramento Figueiredo, jornalista e escritor, Zózimo Tavares e representantes da sociedade.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais