Cidadeverde.com

Aprovado em Medicina na Uespi agradece por cotas a deputado estadual

Imprimir

O deputado estadual Antonio Félix recebeu a visita em seu gabinete um dos 350 alunos beneficiados com o Sistema de Cotas no último vestibular realizado pela Universidade Estadual do Piauí.


Carlos Alberto Pereira Gonçalves Júnior, 22 anos, foi aprovado pelas Cotas no curso de Medicina da Uespi. Antonio Félix aproveitou a oportunidade para apresenta-lo aos demais parlamentares como um exemplo de que as leis aprovadas pela Assembleia estão sendo aceitas pela população piauiense. “Fui o autor do Projeto de Lei que instituiu o Sistema de Cotas na Uespi. Nossa luta agora, será de ampliar os atuais 10% para 30%, as vagas ofertadas aos alunos de escolas públicas. O Carlos Júnior é um exemplo que os alunos de escola públicas também tem capacidade e competência para ser aprovado em qualquer curso, independente da concorrências, graças ao Sistema de Cotas”.




O Sistema de Cotas atende à Lei Nº 5.791, de 19 de agosto de 2008, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, beneficia alunos que tenham concluído todo o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública (federal, estadual ou municipal).


Desta forma, os alunos da rede pública, que antes não conseguiam aprovação em cursos com alta concorrência como medicina, direito, enfermagem, nutrição, psicologia entre outros, terão garantida a reserva que será disputada entre os vestibulando da mesma origem escolar. “Essa lei é uma tentativa de diminuir a disparidade que existe entre o ensino particular e o público. Não podemos sacrificar os alunos carentes de realizarem seus sonhos e de sua família, porque o ensino público praticado em nosso estado não o credencia a disputar uma vaga nos cursos mais concorridos no Piauí ou em outros estados”, explicou Antônio Félix.


Entre os vestibulares de 2004 à 2008 nenhum alunos de escola pública conseguiu ser aprovado no curso de Medicina da Uespi. No último vestibular, foram 5 os beneficiados. O deputado estadual Antônio Félix classifica a adesão da Uespi ao Sistema de Cotas como um marco na história da Universidade que, enquanto entidade comprometida com o ensino, pesquisa e extensão, não esquece a qualidade de vida do povo piauiense. “Como deputado estou preocupado em eliminar as desigualdades historicamente acumuladas em nosso estado, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela marginalização e discriminação”, acrescentou o autor da Lei, deputado Antônio Félix.




Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais