Cidadeverde.com

Jovem morre após ser espancado no presídio Vereda Grande de Floriano

Imprimir

Atualizada às 10h15

Jesus Sousa Mendonça, 21 anos, morreu nesta terça após passar 15 dias internado no Hospital de Urgências de Teresina. Segundo a família, ele foi esfaqueado e espancado na Penitenciária de Vereda Grande, em Floriano, distante 244 Km de Teresina.


A família, que mora no bairro Angelim, zona sul da capital, está revoltada não só pelo fato do crime ter acontecido no presídio, sob os olhos do Estado, mas também por não ter sido comunicada da agressão.

Fotos: Carlos Lustosa/ Cidadeverde.com


"Não entendo. Como é que pode acontecer num lugar que era para estar tudo trancado? Cadê os policiais? Cadê a Segurança? Como ninguém ouviu ele gritando?", questiona o pai da vítima, Francisco Mendonça.


Ele conta ainda que só soube do falecimento do filho depois que a namorada dele, Marlene Marques Viana, conseguiu achar o endereço da família. "Foi uma amiga minha, que mora em Floriano e que visita o marido dela na Vereda Grande que me avisou que o Jesus estava muito mal no hospital e seria trazido para o HUT. Fiquei com ele desde o dia 13 e depois que ele morreu tive que ir no Instituto de Identificação para encontrar o endereço dos pais dele", disse.



Francisco Mendonça diz que se não fosse pela namorada do filho a vítima talvez tivesse sido enterrada como indigente. "Não sabia nem que ele tinha sido espancado. A gente não tem justiça certa. Ele tinha que pagar, mas não com a morte. A maioria das pessoas é que nem lixo nos presídios, principalmente do Piauí. Eu não tenho conhecimento, mas ele só poderia ter sido levado para a penitenciária depois de ser julgado", indigna-se o pai de Jesus.


Uma das pessoas que mais chora sob o caixão repleto de flores é a avó do jovem, Maria do Rosário Pereira Mendonça. "A dor é grande. Pensar que meu filho [neto] ficou desse jeito. Os outros só batendo, só batendo. Num lugar cheio de gente e ninguém fez nada. Não é bom não", lamenta a idosa.



O enterro de Jesus acontecerá hoje, às 16h, no cemitério do Renascença.

Crime

Jesus Mendonça foi preso após assaltar uma professora no bairro Angelim, onde morava há 3 anos. Segundo a família, ele ficou um ano preso na Casa de Custódia e foi transferido para Vereda Grande.


Matéria relacionada:
Diretoria diz que jovem foi espancado em briga de presos




Flash de Carlos Lustosa (do Angelim)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais