Cidadeverde.com

Juiz da 1ª Vara Federal determina volta de dois mil jubilados na UFPI

Imprimir

O juiz da 1ª vara federal, Nazareno César Moreira Reis, determinou o retorno de 2 mil alunos jubilados (com matriculas canceladas) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A ação foi impetrada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), após reclamação dos universitários.

 

Na liminar, o juiz ordena a imediata reintegração dos alunos. O DCE  impetrou mandado de segurança coletivo contra o ato do reitor da Ufpi, Luís Júnior, através do edital nº 60 de 16/07/10. No documento, o reitor cancelava a matrícula dos alunos com três reprovações na mesma disciplina.

 

 

O juiz diz o seguinte na liminar: "Existem muitos alunos que enfrentam dificuldade para compatibilizar os horários dos blocos de disciplinas com a sua vida laboral, muitas vezes de sua condição econômica desfavorável".

 

O assessor jurídico do DCE, Enzo Samuel, orienta aos estudantes que tão logo a UFPI seja notificada da decisão judicial procurem efetivar suas matrículas. “Principalmente naquelas disciplinas que foram objetos do cancelamento de matrícula,  evitando assim problemas posteriores”, diz assessor.

 

A direção do DCE/UFPI chamou de “posturas autoritárias prejudicando os estudantes” no cancelamento da matricula dos alunos.

 

“Mesmo já tendo transcorrido um mês de aulas o DCE/UFPI tudo fará para que os alunos não sejam prejudicados e que sejam imediatamente matriculados para não perderem o período em curso”, garante nota do DCE.


Contactada, a Universidade Federal do Piauí comunicou, através de sua assessoria que ainda não foi notificada oficialmente sobre o caso.


Atualizada às 10h50
 

Flash Yala Sena (com informações do DCE)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais