Cidadeverde.com

Piauí é o segundo no País em troca de prefeitos desde 2008

Imprimir
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios aponta que 2% dos prefeitos eleitos em 2008 não exercem mais o mandato. Foram 128 trocas em 5.563 prefeituras até fevereiro de 2011, 84 delas por cassação. Nesse ranking, o Piauí só perde para Minas Gerais. 


A lista aponta 23 alterações em prefeituras de Minas Gerais, 13 no Piauí, 11 no Paraná e 10 em São Paulo. Além de cassações de mandato, as trocas foram motivadas por renúncia para disputar outra eleição (caso de Sílvio Mendes em Teresina) ou até falecimento. A CNM denuncia que dos 19 prefeitos que morreram de 2009 até agora, quatro foram assassinados.

A Confederação aponta que o levantamento foi feito a partir de dados da Justiça Eleitoral, das associações estaduais de Municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI - confirmou nesta semana que já foram realizadas 14 eleições suplementares. 

O TRE/PI ainda julgará 93 pedidos de cassação de prefeitos. Até agora foram 44 prefeitos cassados, número que inclui os que perderam o cargo para o segundo colocado e quem ainda recorre no Tribunal Superior Eleitoral.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais