Cidadeverde.com

Ministério Público lança nota de pesar e faz trajetória de Meton Filho

Imprimir

O Ministério Público do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento do Promotor de Justiça José Meton de Sousa Gomes Filho e externa sentimentos de pesar, solidarizando-se com a família e amigos. O órgão decretou luto oficial nos dias 14, 15 e 16 de março de 2011, e declarou ponto facultativo hoje(14), para que membros, servidores e estagiários fossem ao velório e sepultamento, ocorrido nesta manhã.

José Meton de Sousa Gomes Filho nasceu em 22 de agosto de 1967, na cidade de Teresina.  Empossado no cargo de Promotor de Justiça Substituto em 01 de abril de 2002, foi titularizado na Promotoria de Justiça de Angical, de 1ª entrância, em 28 de abril de 2004. Promovido à Promotoria de Justiça de Cristino Castro, de 2ª entrância, em 04 de abril de 2005 e removido, no dia 02 de fevereiro de 2007, para a Promotoria de Justiça de Luiz Correia, também de 2ª entrância. Era titular da 2ª Promotoria de Pedro II desde 29 de outubro de 2009, quando foi promovido para 3ª entrância.



No exercício de suas atribuições, também serviu nas Promotorias de Justiça de Corrente, Parnaguá, Curimatá, Avelino Lopes, Monte Alegre, Gilbués, Teresina, Arraial, Monsenhor Gil, Buriti dos Lopes, São Gonçalo, Amarante, Francisco Santos, Parnaíba, São Pedro, Piripiri, José de Freitas, Valença, Picos e Bom Jesus.
 
Foi Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais no período de novembro de 2008 a novembro de 2010. Representou o Ministério Público Estadual no Comitê Estadual de Combate à Tortura no Piauí.
 
Atuou na Justiça Itinerante e em mutirões carcerários, trabalhando ativamente em busca de melhorias no sistema penitenciário do Piauí.
 
Especialista em Direito Processual Penal, notabilizou-se pela atuação em matéria criminal. Apaixonado pelo Júri, e atendendo a chamados de colegas, participou de júris nos Municípios de Pio IX, Alto Longá, José de Freitas, Buriti dos Lopes, Oeiras, Parnaíba, Bom Jesus, Luzilândia, Barras, Ipiranga do Piauí, Castelo do Piauí, Capitão de Campos, Teresina, União, Monte Alegre, Floriano, Demerval Lobão, Miguel Alves, São Miguel do Tapuio, Batalha, Palmeirais, Pedro II, Várzea Grande, Bocaina, Cristalândia e Piracuruca, sempre compartilhando seus conhecimentos e contribuindo de forma efetiva ao combate à criminalidade, buscando construir uma sociedade mais justa e mais solidária.
 
O prematuro falecimento do Dr. Meton Filho surpreendeu a todos e representa uma inestimável perda à sociedade e ao Ministério Público enquanto Instituição, que agradece por sua atuação valorosa e valiosa.


Matéria relacionada:
Morre o promotor Meton Filho, vítima de infarto fulminante, aos 42 anos

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais