Cidadeverde.com

Elmano Férrer faz desabafo e diz que aeroporto é uma "vergonha"

Imprimir
Visivelmente irritado, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), fez um desabafo na tarde desta quarta-feira (6) afirmando que é uma "vergonha" e "falta de respeito" o tratamento dado a capital pelos políticos e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária. Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias). Segundo ele, só aumentar a casa de passageiros do aeroporto da cidade é "enganar a quem não pode esperar".

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

As declarações foram dadas durante audiência no Palácio da Cidade com deputados, vereadores e moradores da zona Norte de Teresina que teriam de deixar suas casas para ampliação do aeroporto Petrônio Portella. Não há representantes da Infraero na reunião. Mas, o prefeito reclamou da ausência até do ministro da Defesa, Nelson Jobim, responsável pela aeronáutica. 

"Eu não vejo esse drama, essa tensão, essa preocupação em viabilizar o aeroporto de Teresina. Isso me revolta. Estamos a reboque. É preciso bater na mesa e exigir (...) Desculpem-me. Estou aqui para ouvir. Mas, revogar decreto vai resolver se não existe projeto, se não existe desapropriação?", questionou Elmano Férrer.


O decreto mencionado por Elmano Férrer teria sido feito para viabilizar a desapropriação de 1.600 casas no entorno do aeroporto. Tendo nas mãos 25 mil assinaturas de moradores contra a desapropriação e defendendo um novo aeroporto, o prefeito afirmou que quem desapropria é a Infraero, mas também disse não ver a possibilidade de se construir um novo aeroporto agora. 

"Voltou a pedir desculpas pelo desabafo. Tenho coragem de assinar um decreto, dois decretos, três decretos, contanto que façam. Me desculpem, essa é a minha insatisfação, a minha decepção, o meu desabafo. Moro há 45 anos em Teresina e o tratamento está sendo desigual. Eu me envergonho desse aeroporto e do jeito que está não pode mais continuar", acrescentou Elmano Férrer.


O prefeito também defendeu que não é necessário ampliar a pista de Teresina e citou que o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, transporta 12 milhões de passageiros com uma pista menor. Elmano Férrer completou ressaltando a vergonha que teve ao recepcionar um casal de Nova Iorque, Estados Unidos. Segundo ele, passaram mais de uma hora aguardando a bagagem.

Muitos vereadores, inclusive o presidente da Câmara, Edvaldo Marques (PSB), participaram da reunião, assim como os deputados estaduais Margarete Coelho (PP), Firmino Filho (PSDB), Flora Izabel (PT) e João de Deus (PT), que pediu a palavra para declarar que o desabafo do prefeito é de todos os teresinenses. 

Rodovias
Elmano Férrer ainda demonstrou descontentamento com o atraso na duplicação das BRs 343 e 316, que cortam a capital. Segundo o prefeito, pessoas estão morrendo com a demora no início das obras.

Ampliada às 19h57
O senador Ciro Nogueira (PP/PI), após ver a notícia no Cidadeverde.com, concordou com o prefeito e usou o Twitter (veja neste link) para se manifestar. "O prefeito Elmano Ferrer tem razão em seu desabafo.", disse. 


Yala Sena (flash do Palácio da Cidade)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais