Cidadeverde.com

Senador aguarda votação do pré-sal ainda no mês de agosto

Imprimir
"Agora nós pegamos no tranco". A frase é do senador Wellington Dias (PT), dita em entrevista nesta segunda-feira (1º) no Jornal do Piauí, sobre a votação do novo projeto que distribui os royalties do pré-sal. Ele acredita que o assunto entre na pauta do Congresso Nacional até o dia 12 e seja votado ainda neste mês.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O novo projeto tramita em regime de urgência e deve ser lido ainda nesta semana. "Com o pedido de urgência, a matéria é votada com o relator dando seu voto no plenário", disse Wellington Dias, confiante de que a votação pode ocorrer ainda na próxima semana.

O novo projeto defendido pelo piauiense é uma alternativa ao aprovado no Congresso Nacional e vetado pelo então presidente Lula. Após conversas com a presidente Dilma Rousseff (PT), a bancada elaborou a proposta preservando as condições dos estados produtores do pré-sal e reduzindo a perda de receita da União. 

"Já acertamos com a presidente e ela botou sua posição. A União não tem condição de bancar sozinha e outra condição é de não desequilibrar os estados. Lula vetou porque nas contas dele a União não tinha como desembolsar R$ 10 bilhões. No novo projeto, isso é gradual", explica o senador. 

Se aprovado o projeto, o Piauí recebe R$ 350 milhões ainda em 2011, valor que ultrapassaria a casa dos bilhões até 2020. "Temos condições amplas de votação. Se tem uma coisa que é importante para o Brasil nesse instante é isso", concluiu Wellington Dias. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais