Cidadeverde.com

Poluição do rio Poti é tema de audiência pública na Câmara

Imprimir
Será realizada nesta segunda-feira, 02, uma audiência púbica para discutir a poluição do rio Poti, que vem ocasionando a proliferação excessiva de aguapés. Os debates ocorrerá na Câmara Municipal de Teresina às 9 horas. O requerimento de audiência foi feito pela vereadora Teresa Britto (PV) tendo em vista o desequilíbrio ambiental que o aumento das plantas pode causar ao ecossistema do rio.

De acordo com a parlamentar, a proliferação dessas plantas é um fenômeno natural em épocas de pouca chuva, quando o nível das águas baixa e os poluentes ficam mais concentrados, no entanto, mesmo iniciado o período chuvoso na cidade de Teresina o grande número de dejetos lançados ao rio pode estar provocando o aumento das plantas.

O tema em questão já foi debatido no legislativo municipal em anos anteriores, quando a quantidade de aguapés chegou a assustar os teresinenses. Segundo a vereadora a problemática tinha sido resolvida, porém a reincidência do aparecimento das plantas está renovando a necessidade de discussão do problema.

Foram convidados para a audiência, o Secretário Municipal do meio ambiente, Deocleciano Guedes, representantes do Ministério Público, o presidente da Agespisa, Raimundo Nogueira, entre outras autoridades ligadas a preservação ambiental.  Os participantes debaterão as causas do fenômeno e as possíveis soluções.

“Os aguapés são despoluentes naturais, pois suas raízes sugam os resíduos causadores de poluição, mas em grande quantidade impedem a passagem da luz solar pelas águas do rio, afetando assim a vida dos peixes e outros animais aquáticos. Com essa reunião pretendemos, entre outras coisas, fazer uma análise do nível de poluição da água do rio Poty”, afirma a vereadora.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais