Cidadeverde.com

Aeroporto: Prefeito revoga decreto que desapropria casas

Imprimir
Prefeito Elmano Férrer se reúne, nesta segunda-feira (16), com os moradores do bairro Aeroporto, da zona Norte e assina o decreto que revoga a desapropriação dos imóveis do bairro que seriam atingidos na reforma do terminal aeroviário.  

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Elmano Férrer acrescentou que o decreto fora revogado no dia 28 de março e que o documento anula totalmente a possibilidade de desapropriação. “Esperamos um ano e nove meses por soluções (da Infraero). O aeroporto vai continuar do jeito que está e vamos tratar de encontrar outro local, como o próprio governador defende”, pontua. 

O deputado federal Julio Cesar, que participa do evento, argumenta que a solução está em construir um novo aeroporto em local diferente. "Se não for assim, não vai resolver o problema, apenas amenizá-lo. Enquanto não se constrói um outro, podemos aumentar a capacidade de embarque e desembarque", defende. 


Temor
Apesar de o prefeito garantir que a revogação engloba todos os imóveis, a advogada da associação de moradores do bairro, Ana Sales, acredita na existência de um terceiro decreto que irá desapropriar os imóveis próximo ao muro do aeroporto. “É o que todos estão sabendo que vai acontecer. Ele tem um novo decreto preparado”, especula. 

A advogada criticou ainda a ação do prefeito de tomar para si a anulação do primeiro decreto. “Já tínhamos entrado com a ação e o Ministério Público já iria pedir a nulidade da desapropriação”, declara. 


Em discurso, a coordenadora do movimento, Elza Freire, agradeceu ao prefeito pelo ato. “Se a desapropriação não atingir ninguém, eu agradeço ao prefeito pelo fim desse massacre de 50 anos”, declara. Ela diz ainda que irá lutar para que outro aeroporto seja construído. 

O prefeito respondeu ao questionamento dizendo que a anulação da desapropriação é total e que só assinou o primeiro decreto porque não entendeu a dimensão do seu ato. “Estou aqui atendendo aos apelos da população. No momento em que assinei, não conhecia a realidade destas pessoas”, justifica. 


Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais