Cidadeverde.com

Buscas por piauiense que caiu no mar do RJ param; namorada faz post emocionante

A namorada do marinheiro Francisco Filho, piauiense que desapareu no mar da Bacia de Campos-RJ, fez um longo desabafo na rede social Facebook onde postou que as buscas no mar pararam neste sábado (23), ou seja, cinco dias após o piauiense cair da embarcação e sumir nas águas. 

Adriana Gonçalves (namorada do marinheiro), os pais e uma irmã dele foram ao Rio de Janeiro no início da semana acompanhar as buscas, mas já retornaram a Parnaíba, litoral do Piauí, onde residem. Francisco era marinheiro de convés e sumiu no último dia (18) após cair da embarcação em que trabalhava. 

"Obrigada por cada palavra dita por vocês com o intuito de confortar o que estamos sentindo, dizer apenas "obrigada", não vai ser suficiente para agradecer o quão amável vocês foram, e não sei como retribuir todo o carinho que o Filho e nós recebemos de vocês, é difícil transmitir em palavras realmente o que estamos passando, por que foi e está sendo muito difícil, e vai continuar sendo", postou a namorada de Francisco. 

No desabafo emocionante, ela diz que a família está voltando para casa, sem saber de fato o que aconteceu com Francisco e acrescenta: "há esperanças ainda dele estar em algum lugar, mas só Deus pra saber", escreveu a jovem. 

Segundo ela, o desaparecimento está sendo investigado pela Marinha Brasileira e Mercante, Petrobras, Bravante (empresa que havia contratado Francisco) e Polícia Civil. 

No fim do post, Adriana Gonçalves pede que todos continuem em oração por Francisco. 

"Peço também para que continuem as orações pelo Filho, por que onde quer que ele esteja ele ficará muito feliz pelo o carinho de vocês", pediu a jovem.

 

Leia o post na íntegra

Boa Noite! Sou a Adriana namorada do Francisco Filho , estava em Macaé junto com família acompanhando exaustivamente as buscas que estavam sendo feitas para encontra-lo , falo em nome dos seus pais Maria e Francisco e de sua irmã Taline , como todos sabem foi uma semana muito difícil não só para nós , mais para todos que conheciam o Filho, e para quem acompanhou o ocorrido queria poder agradecer a cada um pessoalmente, mais seria muito difícil encontrar com todos . 

Por isso vim agradecer aqui a vocês que fizeram as orações, que ficaram mandando mensagem de apoio com a esperança de que ele ia aparecer . Obrigada por cada palavra dita por vocês com o intuito de confortar o que estamos sentindo, dizer apenas "obrigada" , não vai ser suficiente para agradecer o quão amável vocês foram, e não sei como retribuir todo o carinho que o Filho e nós recebemos de vocês, é difícil transmitir em palavras realmente o que estamos passando, por que foi e está sendo muito difícil, e vai continuar sendo. 

O que tenho a dizer pra vocês é que as buscas por ele pararam hoje, estamos voltando pra casa sem saber realmente o que aconteceu, sem saber se ele ainda esta vivo, sem saber o que realmente queríamos saber, eu sinto muito de verdade por não poder dar uma notícia boa, há esperanças ainda dele está em algum lugar, mais só Deus pra saber.

Vocês não sabem como é difícil ler cada mensagem que recebemos perguntando o que aconteceu ? Como ele está ? Por que aconteceu isso? Por que não temos essa resposta pra ninguém, por que quem estava no local não sabe o que aconteceu, quem está investigando também não sabe o que aconteceu, e as investigações sobre o caso ainda serão analisadas criteriosamente por todos os órgãos envolvidos, Marinha Brasileira, Marinha Mercante, Petrobras, a empresa, e a Polícia.

É difícil para nós ver essas perguntas e realmente não saber o que responder, mas é isso; REALMENTE NÃO SABEMOS! 

Então agradeço a cada um que teve o carinho de mandar mensagem preocupado com o Filho e com a gente, de ligar querendo saber se precisávamos de algo, agradeço a quem não o conhecia mais mesmo assim tirou um tempinho para rezar por ele, para dar um apoio, agradeço muito ao grupo de orações que esteve aqui no hotel rezando com a gente, que acalentou a gente , agradeço a vocês que de longe mandavam forças positivas, agradeço ao pessoal que estavam em buscas constate por ele no mar . AGRADEÇO MUITO DE TODO CORAÇÃO .

E quero deixar claro que como não foi encontrado nada  o Filho ainda pode está por aí, se alguém encontrá-lo entre em contato com a gente ou com a Marinha (185)  ou com a policia (190), os navegantes ainda continuaram a observar qualquer acontecimento na região ou em locais próximo.

E desculpa por não ter respondido as mensagens de todos, mas responderei assim que der ! 
Peço também para que continuem as orações pelo Filho, por que onde quer que ele esteja ele ficará muito feliz pelo o carinho de vocês ! 

OBRIGADA DE CORAÇÃO!

 

Graciane Sousa
[email protected]

Piauiense cai de embarcação e some no mar do Rio de Janeiro

A Marinha Brasileira faz buscas pelo corpo do piauiense Francisco Filho que desapareceu há três dias no mar da Bacia de Campos, a 129 quilômetros de Macaé, litoral do Rio de Janeiro. O jovem era marinheiro de convés e sumiu após cair da embarcação em que trabalhava. 

De acordo com amigos próximos, familiares e a namorada de Franciso estão no Rio de Janeiro acompanhando as buscas. O marinheiro era natural da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. 

Francisco Filho havia sido contratado pela empresa Bravante e, segundo o Sindicado dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), fazia a manutenção no passadiço da embarcação, que faz recolhimento de óleo, no momento da queda. 

Um inquérito foi instaurado pela Marinha do Brasil para apurar as causas e responsabilidades do incidente. 

Pelas redes sociais, amigos pedem orações e torcem pela localização do piauiense. 

Graciane Sousa
[email protected]

Saúde encerra capacitação de profissionais da Rede de Urgência do Litoral do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolveu na macrorregião Litoral do Piauí o Processo de Formação-Ação (PFA) do projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências (Gepprau). O seminário final com a apresentação dos resultados acontece na quinta-feira (21), às 8h, no SESC Praia, em Luís Correia.

A qualificação integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e foi voltada aos profissionais da Atenção Primária, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), componentes Hospitalares de Urgência, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Força Nacional do SUS, níveis centrais de gestão em urgências das secretarias municipais de saúde, assim como a do Estado, Regulação e Atenção Domiciliar.

“O projeto Gepprau visa os serviços naquela região e apoiar as lideranças na integração entre os componentes da Rede de Atenção às Urgências na indução de ações voltadas às melhorias dos processos gerenciais e, consequentemente, na qualificação dos resultados assistenciais para os cidadãos usuários do SUS e seus trabalhadores, sempre em parceria com as Universidades”, comenta Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado.

Foram qualificados mais de 90 profissionais de saúde da Rede de Atenção às Urgências dos territórios da Planície Litorânea e Cocais, contemplando 34 municípios.

Segundo o coordenador Telmo Mesquita, um dos principais objetivos é a estruturação do Núcleo Regional de Educação Permanente em Urgência (NEU Regional) a partir da organização das linhas de cuidado prioritárias, visando à melhoria dos resultados assistenciais e a garantia dos direitos humanos e sociais nos serviços de urgência.

Fonte: Ccom

Setur divulga programação de eventos no final de ano no Litoral

A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) divulgou a programação de eventos neste final de ano no litoral piauiense. Haverá shows musicais nos dias 30 e 31 de dexembro, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia. A informação foi repassada na tarde desta quarta-feira (20) pelo secretário de Turismo, Flávio Nogueira Junior.

“A realização dos eventos é importante e funciona como atrativo para os turistas que visitam nosso litoral, bem como para os moradores da região. Além de tudo, é uma opção de festa gratuita, onde todos podem participar”, afirmou o secretário.

O vereador André Neves recebeu a confirmação de que o litoral piauiense terá shows musicais neste final de ano e elogiou a ação da Setur. “Ficamos felizes por ver nosso litoral movimentado, atraindo o turista e gerando renda para os empreendedores do turismo. É algo que movimenta a economia local”, disse o vereador.

30/12/2017

Luís Correia (Praia de Atalaia)
- Vale Night
- Solange Almeida
- Anderson Rodrigues
- Farra da Gordinha


Parnaíba (Praia da Pedra do Sal)
- Farra da Gordinha
- Absoluthe
- Solange Almeida


31/12/2017

Luís Correia (Praia de Atalaia)
- Leo Cachorrão
- Beto Barbosa
- Zé Orlando
- Taty Girl

Parnaíba (Praia da Pedra do Sal)
- Taty Girl
- Waldo e Felipe
- Forró na Veia


Da redação
[email protected]

Câmara Federal aprova criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba


Projeto prevê transformação do campus da UFPI em Parnaíba em universidade (foto: divulgação)

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, que é um desmembramento da Universidade Federal do Piauí. O projeto foi aprovado ontem (19) junto com outros três. Todos os projetos serão enviados ao Senado Federal. 

A nova universidade atenderá à microrregião do litoral piauiense, com área de 9.658 km² e população de 303,5 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010. De acordo com o texto, enviado pela ex-presidente Dilma Rousseff, a universidade será integrada pelo campus de Parnaíba.

Com a integração, deverá ocorrer a transferência automática dos cursos de todos os níveos e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade do Piauí alocados no campus de Parnaíba. 

Além dos cargos já existentes, o projeto criará 221 cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e cargos em comissão. Também deverá ser criado, por formação, os cargos de reitor e vice-reitor; esses deverão ser nomeados pelo ministro da Educação até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto. Essa criação de cargos precisará de autorização expressa na lei orçamentária. 

Além da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, também foram aprovados os projetos para a criação das universidades federais de Catalão e de Jataí por desmembramento da Universidade Federal de Goiás, e da criação da Universidade Federal de Rondonópolis por desmembramento de campus da Universidade Federal de Mato Grosso.

O deputado Paes Landim (PTB-PI) apresentou em Plenário, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, parecer favorável ao Projeto de Lei 5272/16, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

 

Carlienne Carpaso
[email protected]
Com informações da Câmara dos Deputados 

Núcleo da Uespi realiza ações na zona rural de Parnaíba

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão (Nea/Cajuí), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, realizou uma visita aos assentamentos Lagoa do Prado e Canaã, no último domingo (17). O intuito da visita é coletar informações para a elaboração de um diagnóstico para melhorar a produção agrícola e a criação de animais dessas comunidades.

O encontro aconteceu na residência do seu Vilmar (o Gaúcho), onde o núcleo já estabeleceu contato e mantém visitas sistemáticas. Na roda de conversa, vários assuntos foram debatidos, com a participação dos moradores dos assentamentos, como relatos sobre plantios e cultivos que já desenvolvem no local.

Atualmente o Nea/Cajuí desenvolve suas atividades em três assentamentos da planície litorânea Lagoa do Prado, Canaã e Cajueiro. Os três passam por avaliação de cenário para obtenção de diagnóstico, nesta fase são observadas as técnicas utilizadas no cultivo e na criação de animais e também a interferência de outras instituições, como a UESPI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Extensionistas do grupo Nea/Cajuí se reúnem com moradores do assentamento Canaã

Para o Coordenador do Nea/Cajuí, Valdinar Bezerra, a realização do trabalho extensionista só consegue êxito quando a comunidade aceita as interferências propostas pelo grupo. “Esses contatos com as comunidades foram bem positivos, principalmente no assentamento Canaã e Lagoa do Prado. A comunidade deu um retorno positivo para a gente, se mostrando interessada a dar continuidade as atividades”, afirma.

O Projeto

O Nea/Cajuí leva atividades de extensão de cunho agroecológico em comunidades rurais de pequenos agricultores. A metodologia empregada busca levar conhecimentos técnicos a pequenos produtores rurais. São promovidas atividades teóricas e práticas.

Os trabalhos de extensão do Nea/Cajuí tiveram início no ano de 2010 através da iniciativa de discentes do curso de Agronomia da UESPI, bem como dos professores da instituição e pesquisadores da Embrapa Meio Norte, visando atender comunidades assentadas na região Norte do Piauí.

Fonte: UESPI

Hospital de Parnaíba realiza 200 cirurgias de catarata

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realizou mais uma etapa do primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Estado da Saúde. Neste final de semana, de 15 a 17, foram 200 cirurgias de catarata e 25 gerais. Em todo Estado, já foram mais de 1.300 procedimentos realizados em dez unidades hospitalares, entre os meses de novembro e dezembro.

No sábado, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou o HEDA, para acompanhar os procedimentos. “Na reabertura do Hospital de Buriti dos Lopes, no último dia 3, antes mesmo da inauguração, realizamos 100 cirurgias de catarata. Acompanhei de perto os procedimentos, assim como acompanharemos o mutirão em Parnaíba e que vai beneficiar 200 pacientes”, afirma.

Durante esta semana, 432 pacientes foram atendidos em todo o Estado. Até o final do ano, cerca de dois mil pacientes serão atendidos, com investimentos estimados em 3,8 milhões de reais, além de recursos investidos em equipamentos que fortaleceram a capacidade de atendimento dos hospitais.

Fonte: Ccom

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Pacientes de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande são atendidos em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde, realizado neste final de semana, no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Cerca de 250 procedimentos serão realizados entre cirurgias gerais e de Catarata.

O mutirão contou com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, que trouxeram os pacientes conforme a quantidade de vagas já programadas para cada cidade. “Para nós, de Luiz Correia, foram 57 vagas e só neste final de semana serão atendidos 26 pacientes com cirurgias de catarata”, afirma Kátia Samara, coordenadora de Programas na Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia.

De acordo com o diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Machado, o projeto prevê a participação de todos os municípios, que reunidos na Comissão Intergestora Regional (CIR), decidem, proporcionalmente, as vagas que cada um terá direito em cada etapa do mutirão. 

“Aqui neste Território já realizamos cirurgias no Hospital de Buriti dos Lopes, onde foi atendido parte da demanda e também aqui no HEDA, em Parnaíba. A intenção é que continuaremos no ano que vem com outros mutirões e assim atender o máximo de pessoas possível” afirma. 

Só neste final de semana, quase 500 pacientes serão atendidos nos hospitais do Estado que participam do Mutirão de Cirurgias Eletivas e até o final do ano, deve ser atingida a meta de 2 mil cirurgias, como informa secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também destacou a importância de continuar com o projeto de mutirões nos territórios, especialmente o de catarata que deve zerar a fila em 2018.

“Já solicitamos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos que faltam para zerar a fila de mais de 7 mil pacientes à espera de uma cirurgia de catarata. Estamos muito empenhados nisso”, afirma. 

Mais recursos também estão disponíveis para realização de mutirões de cirurgias para 2018, como cerca de R$ 5,5 milhões, sendo parte de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho. 


[email protected]

Agespisa reduz produção de água no litoral para instalação de bomba

A Agespisa vai instalar, na próxima segunda-feira, 18, uma nova bomba na Estação de Tratamento de Água de Parnaíba, com o objetivo de incrementar o abastecimento da região. 

Por conta do serviço, a distribuição de água será reduzida em 50%, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e no Povoado Pedra do Sal. A redução vai ocorrer a partir das 6h do dia 18 e a previsão é de que o serviço seja concluído às 18h do dia 19, terça-feira. A Agespisa recomenda o uso racional da água nesse período. 

Para mais informações, os moradores podem ligar 0800 086 8888. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos feriados. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Produção em Parnaíba

A Agespisa está produzindo 43,2 milhões litros de água por dia em seu complexo de produção na cidade de Parnaíba, composta por quatro estações de tratamento de água. Elas abastecem também a cidade de Luís Correia e as praias Peito de Moça e Coqueiro.


[email protected]

TJ-PI e Corregedoria implantam Audiência de Custódia na Comarca de Parnaíba

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) publicou Provimento Conjunto com a Corregedoria Geral da Justiça estabelecendo a implantação da Audiência de Custódia na Comarca de Parnaíba a partir de segunda-feira (18/12).

A Audiência de Custódia atende a Resolução nº 213, de 15/12/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que dispõe sobre a apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas.

As audiências de custódia serão realizadas, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas, pelos juízes das varas criminais, em semanas alternadas, nas dependências da Central de Audiências de Custódia de Parnaíba, iniciando-se pela 1ª vara.

Caberá à Secretaria de Segurança do Estado encaminhar o autuado, para realização da audiência de custódia, das 7 às 9 horas, com o pertinente auto de prisão em flagrante, no prazo de 24 horas da nota de culpa.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores