Cidadeverde.com

Emgerpi lança agenda de ações para mutuários de Parnaíba e região

A Diretora de Processos Imobiliários da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ana Lúcia Gonçalves, se reuniu nesta segunda (10), com a equipe técnica que compõe o Escritório Regional da Emgerpi na cidade de Parnaíba. O objetivo do encontro foi discutir sobre o calendário de ações itinerantes que a Emgerpi vai fazer para promover a regularização dos conjuntos habitacionais localizados em Parnaíba e nos municípios vinculados ao Escritório Regional da Emgerpi na cidade litorânea.

Segundo Ana Lúcia, a finalidade da reunião realizada em é integrar a equipe da regional às diretrizes do planejamento das ações itinerantes que a Emgerpi vai promover, nos meses de agosto e setembro. Durante os trabalhos serão feitas pesquisas para medir o nível de satisfação dos mutuários atendidos através dos serviços oferecidos pelo Programa Estadual: Minha Casa Legal.

Em Parnaíba, a Emgerpi já realizou os levantamentos ocupacionais nos conjuntos habitacionais João Paulo II e Cândido Ataíde.  A meta agora é concluir a regularização fundiária do conjunto habitacional Joaz de Sousa (750 imóveis) construído pela Cohab-PI. Uma nova ação de regularização será realizada também até o mês de agosto. Durante o itinerante, os mutuários de Parnaíba poderão fazer a retomada de negociação e receber as demais orientações jurídicas do Minha Casa Legal, inclusive, os descontos  para quem deseja quitar ou parcelar seus débitos.

Além dos mutuários de Parnaíba, as ações itinerantes do Minha Casa Legal contemplarão os mutuários de: Joaquim Pires, Murici dos Portelas  e Caxingó. Os trabalhos nesses três municípios acontecerão dias 16, 17 e 18 de  agosto.

Os mutuários das cidades de Buriti do Lopes, Cocal e Bom Princípio receberão os serviços jurídicos do Programa Minha Casa Legal nos dias 14 e 15 de agosto.  Em Setembro, o escritório itinerante do Programa ficará instalado, nos dias  28 e 29, para atender mutuários de Luís Correia.

Ainda em Luís Correia, a Emgerpi pretende trabalhar para regularizar e fazer a atualização cadastral daquelas pessoas (barraqueiros) que adquiriram casas, através do remanejamento de moradias feito pelo Estado, durante as obras de urbanização da Orla de Luís Correia. A meta da Emgerpi é formalizar o cadastro desses barraqueiros para, desse modo, eles possam iniciar o processo de regularização dos seus imóveis.

A cidade de Ilha Grande, que tem casas edificada pelo Programa OGU Emergencial, também será contemplada com trabalhos de regularização cadastral, pois após a formalização dos contratos, os moradores dessas casas, construídas em áreas da União, poderão iniciar a regularização das suas casas junto à Superintendência da União.

Fonte: Ccom

Tentativa de roubar arma de vigia termina em tiroteio na Uespi

  • tiro-no-vidro.jpg Portal Costa Norte
  • facoe.jpg Portal Costa Norte
  • balaços-2.jpg Portal Costa Norte
  • munição.jpg Portal Costa Norte
  • balaços-1_(1).jpg Portal Costa Norte

Um tiroteio assustou estudantes do prédio da Clínica Escola de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Por volta das 11h30 dois homens tentaram roubar a arma do vigilante e houve troca de tiros na entrada do prédio deixando marcas de bala e estilhaços de vidro espalhados no local.

O diretor da Uespi  em Parnaíba, Eyder Franco, contou que o vigilante conseguiu se esconder e os bandidos chegaram a efetuar disparos dentro do prédio. "Ele deixou um na moto do lado de fora e entrou. Logo que chegaram já anunciaram o assalto dizendo para ele baixar a arma. Em seguida ao perceber que outro vigilante estava atento eles atiraram, o vigia conseguiu se esconder atrás da parede e atirou. Eles ainda entraram e dispararam outras vezes dentro do prédio, mas felizmente não havia ninguém passando no momento", descreve o diretor.

Segundo Eyder, o horário escolhido pelos bandidos é de pouca movimentação na unidade. Após a tentativa de assalto os dois fugiram de moto. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso e realizou diligências logo após o crime, mas até o momento ninguém foi preso.

Eyder acrescenta que nesta quinta-feira (06) a arma de um dos vigilantes da Universidade Federal do Piauí também havia sido roubada."Felizmente não haviam pessoas no momento dos tiros. Uma moça teve um corte lá mas foi por conta de um estilhaço de vidro, não tivemos feridos a bala. ", planeja Eyder. Segundo o diretor foi encaminhado um ofício a PM solicitando mais rondas para a região e serão instalados portões para acesso ao prédio. " Vamos providenciar agora o reparo da porta e um reforço na segurança do local. Estamos consultando uma empresa de vigilância para nos orientar em termos de infraestrutura", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Litoral: Governo adota medidas para garantir abastecimento regular de água

O aumento do fluxo de turistas no litoral piauiense durante o período de férias exige reforço no funcionamento dos sistemas de água e esgoto. Atenta a isso, o Governo adotou uma série de providências para garantir o abastecimento regular e a eficiência da rede de esgoto da região.

Como ocorre todos os anos, uma das principais medidas é a instalação de grupos geradores de energia elétrica para permitir o funcionamento do sistema mesmo em caso de falta de energia elétrica. Neste ano, os grupos geradores foram instalados em Luís Correia e no sistema de bateria de poços em Barra Grande.

O plano de ação prevê outras medidas importantes também para as cidades de Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, como o serviço de montagem de conjunto de captação de água bruta no Rio Igaraçu e recuperação dos conjuntos de recalque de água tratada da ETA I, que bombeiam água para Luís Correia e praias Peito de Moça e Coqueiro.

“Como medida preventiva, estamos encaminhando dois conjuntos de bombas de reserva para o sistema de captação dos poços do povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia”, informa o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa. Os poços de Barrinha abastecem uma das praias mais movimentadas de todo o litoral piauiense, a Praia de Barra Grande.

A manutenção da rede de esgoto é outra preocupação. Para evitar extravasamentos, a empresa fez limpeza na rede e na estação coletora situadas na orla de Luís Correia.

Produção em Parnaíba

A empresa está produzindo 43,2 milhões litros de água por dia em seu complexo de produção na cidade de Parnaíba, composta por quatro estações de tratamento de água. Elas abastecem também a cidade de Luís Correia e as praias Peito de Moça e Coqueiro.

A companhia montou um plantão especial para atendimento dos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas por meio do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Da Redação
[email protected]

Criança esfaqueia tia e avó de 82 anos em Parnaíba

Uma criança de 12 anos foi apreendida no início da tarde desta quinta-feira (6) suspeito de esfaquear a avó e a tia na cidade de Parnaíba, litoral do Estado. 

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, coronel Adriano Lucena, informou que o garoto atingiu as familiares com uma faca na casa onde eles residem. Um martelo também teria sido usado durante a agressão. As duas mulheres foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Após a esfaquear a avó de 82 anos e a tia, a criança tentou fugir através pelo telhado da casa. 

A Polícia Militar, após 45 minutos de conversa, conseguiu convencer o adolescente para que ele descesse do telhado e o apreendeu. A Polícia ainda não sabe o motivo da agressão do menor.

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]  

Rejane e Florentino darão início as obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba

 

Nesta segunda-feira (03) a secretária de estado da Educação e deputada federal licenciada, Rejane Dias, assina a ordem de serviço para o início das obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) na cidade de Parnaíba. A solenidade acontece às 8h30, na rua Mira Rios, no bairro São Vicente de Paula.

Rejane Dias é autora de emenda de R$ 5 milhões para execução da obra, que deve garantir atendimento a pessoas com deficiência de toda a Planice Litorânea. “Calculamos que residam mais de 60 mil pessoas com deficiência naquela região e, com o Centro, não precisarão mais se deslocarem para Teresina, até o CEIR, para terem um atendimento gratuito e de qualidade”, destacou a deputada.

O secretário para inclusão para a pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, ressaltou que a obra deve ser concluída em um ano. “É um serviço de grande necessidade para os habitantes de Parnaíba e região e que está sendo erguido com o trabalho em conjunto da SEID, Secretaria de Saúde e o apoio incondicional da secretária e deputada licenciada Rejane Dias, que continua seu trabalho em defesa das pessoas com deficiência em todo o Estado”, comentou.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) recebe esse nome porque vai oferecer serviço de reabilitação para quatro modalidades: visual, auditiva, física e intelectual. É o tipo centro mais completo, com poucas unidades em todo o país. O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina, por exemplo, atualmente atende a três modalidades e se prepara para atender a quarta em breve.

Segundo Mauro Eduardo, a SEID está trabalhando para levar o serviço de reabilitação de alta complexidade para outras regiões do Estado. Em São João do Piauí, no extremo Sul, em breve deve ser iniciada a construção de um CER III para atender toda a região.

 

O CER IV é um serviço especializado, sendo uma das primeiras unidades no Estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação, como afirma o secretário Florentino. “Vamos possibilitar o início da construção do Centro de Especializado em Reabilitação – CER IV, uma obra que a gente vem lutando há muito tempo e que agora vamos iniciar a sua concretização. Obra importante, que vai ofertar atendimento nas quatro modalidades de reabilitação: visual, física, intelectual e auditiva”.

“Um serviço especializado muito importante para a região. São poucos os Centros de Reabilitação que nós temos no Piauí com esse perfil de atendimento nas quatro reabilitações, sendo que Parnaíba, o polo da região da Planície Litorânea será extremamente beneficiada”, complementa.

A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território. 

A equipe será formada por aproximadamente 30 profissionais da área de saúde, como médicos, em diversas especialidades, além de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro. 

Para o acesso ao serviço, o paciente será regulado pela Central Estadual de Regulação da Assistência à Saúde (CERAS) que receberá os encaminhamentos dos municípios.

A obra está orçada em cerca de R$5 milhões, tendo como fonte de recursos o Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.  

Da redação
[email protected]

 

Projeto do novo hospital de Parnaíba é apresentado pela Secretaria de Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu nesta quinta, 29, o deputado estadual Zé Hamilton, o presidente da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Paulo Cardoso; e o ex-secretário de Saúde, Mirocles Veras; para apresentar o projeto de reforma e ampliação do novo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba.

O novo HEDA vai dobrar a capacidade de atendimento, que atualmente conta com 120 leitos, entre comuns e de terapia intensiva. A nova estrutura vai contar com 240 leitos, sendo que 30 serão destinados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre adulto e neonatal.  Além disso, o Hospital terá seis salas de cirurgia, cinco salas de obstetrícia e nova ambiência na urgência e emergência.

Na apresentação, o secretário apresentou as maquetes, mostrando um ambiente diferenciado, agregando ao HEDA uma nova unidade hospitalar e que terá espaços e equipamentos para atividades de ensino e aprendizagem. 

Atualmente, o Hospital realiza atendimentos em várias especialidades médicas, como ortopedia, neurocirurgia, obstetrícia e neonatologia. Em média, são realizados 22 mil atendimentos na urgência e emergência, com pico de até 27 mil. 

O deputado Zé Hamilton reconheceu os avanços do HEDA e que com a nova estrutura “Parnaíba será efetivamente um polo de saúde e educação”, disse. 

 

Da Redação
[email protected]

Operação: agente é preso vendendo celular por R$ 150 para presos em presídio

  • 9cc8c92a-d401-4487-bbd4-1ee9bc144a49.jpg Ascom /SSP
  • 58cec03c-3af5-44d3-af86-0dec7a39163e.jpg Ascom /SSP
  • 1711dd7b-c62a-4701-8659-76c6cc8f43ca.jpg Ascom /SSP
  • 6307db64-bd7e-498c-a929-4d9b6f679d64.jpg Ascom /SSP
  • a85fd501-5203-4838-b66c-7cefe8710565.jpg Ascom /SSP
  • d1c69e35-12d9-4437-98dd-8aeecab84fe7.jpg Ascom /SSP
  • e48f01a1-b79e-493a-8c0b-45c3f7f6e95b.jpg Ascom /SSP

O delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), informou agora pouco ao Cidadeverde.com que um agente penitenciário foi preso em flagrante ao entrar no presídio com um aparelho celular. O equipamento era  para entregar a um preso. A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Penitentes e prendeu três agentes penitenciários em Parnaíba, no litoral do Estado.

Segundo o delegado foi preso o agente José Maria Vieira Sobrinho, 45 anos, dentro do presídio de Parnaíba.

"Ele foi preso em flagrante ao entrar no presídio e iria receber R$ 150,00 do preso pelo celular. O agente seria conduzido coercitivamente, mas efetuamos a prisão em flagrante", contou Laércio Evangelista.

O secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, está em Parnaíba acompanhando a operação.  Por telefone, ele informou que a operação tem também efeito pedagógico.

"O objetivo é cortar o elo entre agentes e traficantes e mostrar que existe essa ligação e que estamos monitorando", disse Fábio Abreu. 

Atualizada às 8h21 e 10h30

O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, informou que, durante as primeiras horas da Operação Penitentes, deflagrada nesta quinta-feira (29), dois agentes penitenciários foram presos suspeitos de facilitarem a entrada de drogas e aparelhos telefônicos na Penitenciária Mista de Parnaíba.  

Nesta operação foram cumpridos dois mandados de prisão, três de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Todos relacionados ao combate dos Crimes de Corrupção Ativa e Passiva. 

“Essa investigação em relação aos agentes penitenciários durou quase um ano e visa, sobretudo, impedir que os agentes penitenciários facilitem a entrada de drogas, celulares e outros objetos na Penitenciária de Parnaíba. Nós já temos dois agentes presos, um conduzido e estamos buscando por novas informações”, comentou o delegado. 

A ação é uma parceria da Polícia Civil do Estado, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) com a Secretaria Estadual de Segurança. 

Tráfico de Drogas

Juntamente com a Penitentes, a Greco e a Secretaria Estadual de Segurança também deflagrou uma segunda operação que visa combater o tráfico de drogas e a comercialização de armas e munições durante o período de férias, no mês de julho, quando o número de visitações em Parnaíba – e cidades litorâneas na região – recebem grande fluxo de turistas.

Nesta operação estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Destes, cinco suspeitos de tráfico já foram presos e drogas e armas foram apreendidas.

A operação, coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, por meio da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio, conta com o apoio das Delegacias de Luís Correia, Buriti do Lopes e Cocal.

Hoje, às 11 horas, em Parnaíba, será realizada uma entrevista coletiva, na Delegacia Regional. Estará presente o Secretário Fábio Abreu, delegado regional Eduardo Ferreira, delegados Eduardo Aquino, Laércio Evangelista e demais Delegados de Polícia que participaram das operações. 


Carlienne Carpaso e Yala Sena
[email protected] 

 

Governo do Piauí e UFPI firmam parceria e Parnaíba ganhará uma nova Policlínica

Nesta terça-feira (27/06), o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Dr. Arimateia Dantas e o diretor do campus da UFPI de Parnaíba, Alex Marinho, firmaram uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Universidade Federal para a implantação de uma policlínica para Parnaíba.  

A UFPI cederá as instalações físicas, onde atualmente funciona o curso de Medicina, e a Saúde entra com aporte financeiro para a readequação da estrutura e aquisição de equipamentos.

A policlínica possibilitará além de atendimento a população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI. Essa integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do HEDA, e a UFPI, só reforça a importância do município como polo de saúde.

Fonte: Ccom

MPE-PI: ação visa demolir edificações que obstruem abastecimento da Lagoa do Portinho

Lagoa do Portinho (Foto/Arquivo/CidadeVerde)

O Ministério Público do Piauí ingressou com uma ação civil pública contra o Governo do Piauí para que sejam reparados os danos ambientais causados na região da Lagoa do Portinho, no litoral piauiense. A ação foi ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba e busca a remoção de todas as edificações que estejam obstruindo o curso das águas de rios e riachos que alimentam a lagoa.

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto disse que ação tem como objetivo faze que o fluxo das águas cheguem até a Lagoa.

“É um plano permanente de recuperação da Lagoa do Portinho como um todo, das suas margens, afluentes, dunas, chegando até a orla de Luís Correia. Não vamos citar nomes (de proprietários dessas construções), vamos atacar o problema como um todo. É dever do Estado, já que os governos passados não fizeram nada durante décadas, e todas as essas construções de madeira, alvenaria, de aço, concreto, o que for, devem ser retiradas para desobstruir todo e qualquer evento que venha a fazer com que o água não chegue até a Lagoa”, explicou o promotor. 

O reservatório da Lagoa do Portinho, localizada nos limites entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia, em 2015, quase secou por conta da estiagem e situação foi agravada ainda mais devido às obstruções nos canais. 

Para o Ministério Público, o Poder Executivo Estadual negligenciou a fiscalização das construções nas margens de rios e lagoas, abrindo mão do controle sobre o remanejamento das águas de superfície e do lençol freático.

 
Determinação judicial

O MPE-PI requereu determinação judicial para que o Estado do Piauí providencie a demolição, a retirada, a destruição ou a implosão de toda e qualquer edificação ou obstáculo fabricado, existentes nos leitos dos rios Portinho, Brandão, Marruás, Braz, São Miguel, Mundo Novo e outros cursos de água que abastecem a Lagoa do Portinho. A Promotoria de Justiça ainda indica a necessidade da execução de projetos de reestruturação e revitalização, com contenção de dunas e recuperação das margens.

Confira aqui a ação. 

 


Carlienne Carpaso
Com informações do Notícia da Manhã e do MPE-PI 

Mecânico foragido por homicídio é preso em Parnaíba


Dia do crime

A Polícia Civil de Parnaíba prendeu na manhã desta segunda-feira (26) o mecânico Jhonyston Carvalho da Silva, conhecido como "Galego". Ele estava foragido e foi indiciado como coautor do homicídio contra Cledilson Sousa da Cunha, conhecido como 'Nego Cledilson' no dia 24 de setembro de 2016.

Jhonyston tinha um mandado de prisão em abrto contra ele e foi preso pelos investigadores das delegacias de Buriti dos Lopes e de Parnaíba. Ele trabalhava atualmente em uma oficina. 

Segundo as investigações, no dia do crime "Galego" pilotava a motocicleta de sua propriedade, uma Honda Tornado de cor azul, enquanto o executor do crime realizou os disparos contra a vítima, que morreu no local. 

O atirador Maurício Cunha já foi preso preventivamente pela prática do homicídio desde o final do ano de 2016.

 A motivação do crime seria ligada a cobrança de dívida relacionada ao tráfico de drogas, pois os coautores eram envolvidos na atividade ilícita no bairro Broderville.

"Galego" deverá ser transferido para o sistema prisional de Parnaíba nas próximas horas, onde permanecerá a disposição da justiça local.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores