Cidadeverde.com

DPE realiza 5ª Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária de Parnaíba

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) iniciou a quinta etapa do Projeto Força-Tarefa Defensorial com atendimentos na Penitenciária Mista de Parnaíba. Oito defensores públicos estão envolvidos na ação que encontra-se em fase de análise dos processos.

O desenvolvimento da Força-Tarefa Defensorial nas penitenciárias do Piauí é feito pela Defensoria Pública, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A interiorização da ação foi acertada em reunião no dia 24 do mês de março, da qual participaram a defensora pública geral, Hildeth Evangelista; o subdefensor público geral e coordenador da Força-Tarefa, Erisvaldo Marques; o secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira; e a chefe de Gabinete da DPE-PI, Patrícia Monte.

Erisvaldo Marques explica como se dará o atendimento. “Estamos atualmente na fase de análise dos processos de todas as pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Mista de Parnaíba e que são assistidas pela Defensoria, que deve ser concluída até o fim deste mês. Em seguida, do dia 03 ao dia 05 de maio será feito o atendimento presencial que consiste no contato direto do defensor público com o preso, para que este seja informado sobre a sua real situação e as providências que foram ou poderão ser tomadas por parte da Defensoria Pública”, informa o subdefensor público geral e coordenador da Força-Tarefa.

A Força-Tarefa Defensorial  prevê o atendimento global de um determinado presídio, objetivando dar agilidade ao andamento processual, sem prejuízo aos atendimentos normalmente realizados pela DPE-PI nos demais presídios do Estado. A ação já foi desenvolvida na Casa de Custódia de Teresina, Casa de Detenção Provisória de Altos e nas penitenciárias Feminina e Irmão Guido. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de interiorização, devendo ser levado, após Parnaíba, para outras unidades prisionais do interior do Piauí.

Participam desta etapa do atendimento, os defensores públicos Erisvaldo Marques, Sílvio César Queiroz, Arilson  Malaquias, João Batista Viana, Manoel Mesquita, Robert Júnior, Leonardo Fonseca e Gervásio Pimentel.

Fonte: Ccom
[email protected]

Lei municipal proíbe corte de água e energia em Parnaíba

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou o projeto de Lei nº 4.187/2017, que dispõe sobre a proibição do corte no fornecimento de água e energia elétrica, aos consumidores em geral, por motivo de atraso no pagamento das contas no município de Parnaíba. O projeto de autoria do vereador André Neves (PDT) segue agora para sanção do prefeito Mão Santa.

Com isso, ficará proibido o corte no fornecimento de água e energia elétrica - por parte das concessionárias responsáveis pelo serviço - em finais de semana, feriados em que não haja expediente bancário, bem como na véspera dos referidos dias. A inobservância da lei acarretará ao infrator multa de 100 Unidades Fiscais do Município de Parnaíba.

O projeto de lei determina ainda que a aplicação da multa ficará sob responsabilidade do Procon Municipal, Ministério Público ou outra instância de defesa do consumidor. “Fomos procurados por consumidores que tiveram o serviço cortado em finais de semana, feriados e até em dias normais após o horário de funcionamento de bancos e/ou loterias. Isso impossibilita o pagamento das contas para que o fornecimento possa ser restabelecido”, explicou André Neves.

A expectativa agora, segundo o autor do projeto, é evitar que consumidores sejam prejudicados com o corte de serviços considerados essenciais, em horários indevidos. “Antes as concessionárias enviavam às casas dos clientes primeiro um aviso em cobrança aos valores devidos, para só depois efetuar o corte. Hoje muitas vezes nem isso fazem mais”, argumentou o vereador.

Fonte: Ascom

Parnaíba inicia legalização da profissão de mototaxistas

O prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, junto com o secretário de transporte e trânsito, Mauricio Machado esteve reunido, nessa segunda-feira (10), no auditório da Prefeitura de Parnaíba, para fazer a entrega simbólica dos alvarás de funcionamento de 131 mototaxistas que foram legalizados através do Decreto 028/2017.

 Na ocasião foi feita a entrega simbólica do alvará e do colete nº 001, ao primeiro mototaxista, Raimundo Nonato Frota, que reuniu todos os pré-requisitos para exercer com segurança a profissão.

A secretaria de Transporte e Trânsito, disponibilizou 700 vagas que deverão ser preenchidas pelos mototaxistas vinculados ao sindicato, habilitados, que participem de treinamentos de reciclagem e estejam aptos a prestar  serviço à população de Parnaíba.

Todos os 131 mototaxistas cadastrados deverão fazer a retirada de seus alvarás e coletes, na secretaria de Transportes de Parnaíba.

Fonte: Ascom

Eletrobras Piauí fará recadastramento de clientes em Parnaíba

Para conhecer melhor os consumidores de energia elétrica do Estado, a Eletrobras Distribuição Piauí realiza, desde setembro de 2016, o recadastramento de clientes. Nesta semana, os recadastradores seguem visitando consumidores de Parnaíba para atualizar dados como endereço, nome, telefone, email, e outras informações pessoais. Nesse Município, a previsão é visitar 61.126 clientes até dezembro de 2017. 

O gestor do projeto Márcio Rubens, explica que, dentre os objetivos do recadastramento, estão a melhoria da qualidade dos serviços em relação à eficiência na leitura, entrega das faturas e na agilidade em atender as solicitações de serviços e ocorrências. “Todas as informações coletadas irão auxiliar na elaboração da expansão e modernização da malha energética. Além dos benefícios técnicos, o recadastramento proporcionará para a Distribuidora a identificação daqueles consumidores que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda não o recebem por desconhecimento”. 

Em caso de imóveis fechados, o recadastrador deixa um formulário para ser preenchido pelo consumidor e entregue em uma das agências de atendimento da Distribuidora ou enviado, por whatsapp, para o número (86) 9 8142 0593. 

Até o fim de março, foram visitadas 139.407 unidades consumidoras dos 1,3 milhão de clientes da Eletrobras Piauí. Atualmente, os recadastradores estão atuando na capital e nos Municípios de Oeiras, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Altos, Alto Longá, Barras, Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Piracuruca, Parnaíba, Luiz Correia, Picos e Fronteiras.

 

Da Redação
[email protected] 

Câmeras de segurança flagram suspeito de matar taxista no litoral

Policiais civis e militares de Parnaíba fazem buscas pelos suspeitos de assassinarem o taxista identificado como José Benevaldo da Silva, 72 anos, na tarde de ontem (05), em Parnaíba. Câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos suspeitos desce do táxi e sai caminhando tranquilamente pela avenida São Sebastião, principal via da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. Ele aparece de camisa verde e bermuda.

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, coronel Adriano de Lucena, conta que ainda não há informações sobre a motivação do crime. 

"Não há confirmação sobre a causa. Se foi um homicídio ou um latrocínio (roubo seguido de morte). Temos a identificação do suspeito que aparece no vídeo de camisa verde, mas não podemos repassar mais detalhes para não atrapalhar a investigação. Estamos em diligência desde ontem", explica o comandante. 

José Benevaldo foi atingido com pelo menos 15 facadas e teve morte imediata. A faca usada no crime estava no táxi e foi apreendida. 


Graciane Sousa
[email protected]

Taxista é brutalmente assassinado a facadas no litoral piauiense

O taxista identificado como José Benevaldo da Silva, 72 anos, foi assassinado dentro do próprio veículo na avenida São Sebastião, principal via da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. A vítima fazia ponto na Praça da Graça, quando os dois suspeitos, fingindo serem passageiros, pegaram o táxi e seguiram viagem por cerca de 4 km. Momentos depois, anunciaram o assalto e desferiram várias facadas no aposentado. 

O crime ocorreu na tarde de quarta-feira (05), em frente a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A informação é que a vítima havia acabado de sacar dinheiro em uma agência bancária. Antes de embarcar com a vítima, os suspeitos teriam tentado pegar outro táxi, mas o motorista teria dispensado a corrida. 

Após o crime, os bandidos abandonaram o veículo. Uma pessoa que passava pela avenida viu o corpo ensaguentado e acionou a Polícia Militar.

José Benevaldo foi atingido com pelo menos 15 facadas e teve morte imediata. A arma usada no homicídio estava no táxi e foi apreendida. Câmeras de segurança devem auxiliar a Polícia Civil na identificação dos suspeitos.  


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Pedestres se arriscam durante travessia de ponte em Parnaíba

Em Parnaíba, moradores estão se arriscando na travessia da Ponte Simplício Dias da Silva. Devido aos vários buracos na via, pedestres estão tendo que dividir espaço com os veículos. Diariamente, cerca de 20 mil pessoas trafegam pela ponte, único via de acesso para o bairro Ilha Grande, para a praia Pedra do Sal e Porto dos Tatus, além do município de Ilha Grande do Piauí. 

A ponte Simplício Dias da Silva foi construída em 1975. Além dos buracos no passeio de pedestres, outro problema é a proteção lateral que, em alguns pontos, foi improvisada com pedaços de madeira pelos próprios moradores. 

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou requerimento para uma vistoria técnica na ponte pela secretaria de Infraestrutura, mas as melhorias não foram realizadas. Os problemas na estrutura física  existem há mais de um ano.


Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)
[email protected]

Após mais de 10 horas, corpo de locutor é resgatado em Parnaíba

 

O corpo do locutor Paixão Almeida Filho, que estava desaparecido há cerca de 10 horas, foi resgatado por volta das 10h30, desta segunda-feira (03). O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, conta que ele foi arrastado pela correnteza por cerca de 5 km do cais do rio e estava preso nos mangues. 

O jovem sumiu durante um mergulho no encontro dos rios Parnaíba/Iguaraçu. As informações é de que ele não sabia nadar e morreu por afogamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal  de Parnaíba. 

Paixão já havia trabalhado na Rádio Atlântica FM e atualmente trabalhava na rádio Cidade FM, de Parnaíba.

Pelas redes sociais, amigos lamentaram a perda. A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do presidente José Geraldo Alencar Filho, enviou nota de pesar e se solidarizou com a família do locutor. 


Graciane Sousa
[email protected]

Locutor desaparece ao mergulhar em encontro de rios

 

O locutor Paixão Almeida Filho, da rádio Cidade FM, de Parnaíba, desapareceu no final da manhã deste domingo (2), ao mergulhar no encontro dos rios Parnaíba/Iguaraçu, no litoral piauiense. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local por volta de 13h30, mas ainda não há indícios de para onde a correnteza arrastou o locutor. 

Nas redes sociais, amigos do jovem confirmaram a morte por afogamento. Segundo o Blog do Pessoa, que noticia fatos de Parnaíba, o repórter da Rádio Cidade, Kairo Amaral, entrevistou uma pessoa que estava com Paixão na hora do afogamento. 

"Eu estava com ele, e sentei bem aqui. Ele disse que iria tomar banho. Eu disse para ele ficar aqui, que lá na frente era mais fundo. Quando olhei ele já estava se afogando", contou o amigo de Paixão. 

Esse mesmo amigo afirmou que chegou a se ferir ao tentar salvar a vida de Paixão. "Me agarrei com ele, mas não teve jeito, ele desceu", lamentou.

O jovem era militante da APAE no litoral do Estado, era "caricato e descontraído" e chamava atenção pela deficiência ao falar, de acordo com a descrição do Jornal da Parnaíba. 

Paixão já havia trabalhado na Rádio Atlântica FM. Neste domingo, saiu de casa em direção à beira do rio, mais precisamente em frente ao SESC. 

 

Jordana Cury
[email protected]

Medicina da UFPI em Parnaíba tem média acima da nacional em índice do Inep

O curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, alcançou o melhor desempenho na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), dentre as faculdades participantes do teste de proficiência. O curso atingiu a média de 101.9, sendo maior que as notas gerais do Brasil (100), Nordeste (101.3) e Piauí (100.3). Nesta avaliação, as instituições devem obter as pontuações entre 80 e 120 pontos.

A ANASEM tem como objetivo, avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Medicina em todo o país. A prova possui 63 itens, sendo 60 de múltipla escolha com quatro alternativas e 3 questões subjetivas. É realizada por discentes do segundo, quarto e sexto ano, que devem apresentar um desempenho exigido nas competências referentes ao período do aluno.

Para o Professor Doutor José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina em Parnaíba, a principal finalidade do teste de proficiência é fazer com que haja uma reflexão sobre o curso.“O maior objetivo desta avaliação é refletir sobre o nosso caminho percorrido até hoje. Os dados são disponibilizados pelo INEP, somente para o coordenador da graduação e para os estudantes que responderam a prova. O intuito é medir o raciocínio que o estudante desenvolve para responder as questões”, destaca o docente.

A graduação de Medicina do CMRV é parte de um projeto educacional do Programa Mais Médicos, política de expansão para regiões vulneráveis ou consideradas de interesse social, como a cidade de Parnaíba. O curso também obteve o maior percentual de adequação das respostas ao esperado, correspondendo a 96,3%, em relação ao Brasil (91,2%), Nordeste (94%) e ao Piauí (96,1).

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores