Cidadeverde.com

Motorista acidenta mulheres em moto e foge do local sem prestar socorro

Duas mulheres sofreram acidente por volta da meia noite desta terça feira (18/07) em Parnaíba (PI). Uma Pick Up L200 cor prata seguia na Av. João Silva Filho sentido conjunto Betânia quando segundo populares quem conduzia o veículo, jogou o carro para bater na moto biz com duas mulheres que foram ao chão.

As duas vítimas usavam capacete, mesmo assim, tiveram ferimentos graves e foram levadas ao hospital após atendimento do SAMU. Segundo o PPtran/PM as mulheres foram arrastadas por cerca de 16 metros e o carro que causou o acidente não prestou socorro às vítimas.

Um motoqueiro que teria se livrado da manobra arriscada do motorista e outra pessoa em um carro; teriam seguido o homem. Ainda de acordo com a Polícia Militar câmeras de segurança podem ser averiguadas e a Polícia Civil pode chegar até a pessoa que provocou o acidente, também, através de câmeras que podem ter flagrado o carro.

Fonte: Blogdopessoa

Homem é morto com requintes de crueldade; crianças encontram corpo em lagoa

Ampliada às 11h41

O corpo encontrado na Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba, foi identificado como Carlos Alberto da Silva, 52 anos. Pouca horas após o crime, a Polícia Civil identificou o suspeito, um adolescente de 17 anos de idade que havia saído há poucos dias do Complexo do Menor, pela prática de ato infracional equiparado a roubo.

O delegado de Homicídios de Parnaíba, Eduardo Aquino, revela que as investigações ainda estão em andamento, mas o adolescente confessou o crime e disse que matou por conta de uma cobrança relacionada a compra de um pássaro.

"No início, ele negou a autoria e só após cerca de 2 horas, confessou a prática do crime, afirmando que matou a vítima por conta de uma cobrança relacionada a compra de um pássaro. A dívida seria de R$ 150. As investigações começaram hoje para confirmação da versão do autuado e novos fatos podem aparecer", declarou o delegado.

O laudo que aponta as causas da morte Carlos Alberto ainda não ficou pronto. Contudo, o IML adiantou que ele morreu em decorrência das lesões física. Carlos Alberto teria sido jogado na lagoa logo após ser apedrejado.

O adolescente apreendido foi autuado em flagrante e retorná ao complexo de menores infratores de Parnaíba.

 

Publicada às 9h20

Fotos: Folha de Parnaíba

Um homem-que ainda não teve a identidade confirmada- foi brutalmente assassinado no bairro Santa Luzia, conhecido como "Cidade Sem Deus", município de Parnaíba, no litoral do Piauí. O corpo foi encontrado neste domingo (16) por crianças que brincavam às margens da Lagoa do Bebedouro. 

Segundo o delegado Eduardo Aquino, após a madrugada em diligência, o suspeito foi identificado. Ele é menor de idade e teria cometido o ato infracional, correspondente ao crime de homicídio, com requintes de crueldade.

"Os dois travaram luta corporal e a vítima foi agredida com golpes de objetos contundentes, pedradas e afogamento", conta o delegado. 

Equipes que acompanharam o resgate contam que a vítima estava com o rosto desfigurado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o cadáver levado pelo Instituto Médico Legal de Parnaíba. 

A esposa da vítima fez reconhecimento do corpo. Ela já havia registrado na delegacia o desaparecimento do companheiro na delegacia. 

A identidade da vítima, bem como as causas do crime, ainda não foram reveladas. 

Fotos: Folha de Parnaíba

 

Graciane Sousa
[email protected]

Suspeito de três homicídios foge com dupla de delegacia no Piauí

Anpliada às 08h46 de segunda (17)

Publicada às 12h01 de domingo (16)

Presos da Central de Flagrantes de Parnaíba serraram grades e conseguiram empreender fuga no fim da noite de sábado (15). Dos três, apenas um foi recapturado. Entre os foragidos está Igor da Conceição Souza, conhecido como Branco, que responde por pelo menos três homicídios e estava preso há apenas três dias, de acordo com a Polícia Civil. 

Na cela, os policiais plantonistas encontraram uma barra de ferro pontiaguda, três serras e uma chave de fenda. Os presos conseguiram sair da delegacia pelo pátio do banho de sol que, atualmente, está sendo usado como depósito de motos apreendidas em operações policiais. 

Renan Ferreira Gomes foi localizado e reconduzido à delegacia. Manoel Costa Valério- que responde por furto- e Igor da Conceição Sousa continuam foragidos. 

"O Branco é um indivíduo altamente perigoso que já responde por outros dois homicídios além de um terceiro ocorrido nesse mês. Mesmo com falta de estrutura e tantas outras dificuldades, a gente investigou e conseguiu  fazer a prisão dele nessa semana e agora sabemos que já fugiu", desabafou o delegado Eduardo Aquino, que investiga crimes de homicídio em Parnaíba.

O crime  citado pelo delegado refere-se a morte de Jhoellder Janylson Ferreira de Jesus Freire, 34 anos, que foi esfaqueado ao tentar salvar uma vítima de assalto, em julho deste ano. Nessa semana, a polícia havia conseguido localizar  e prender Branco em cumprimento a um mandado de prisão preventiva relacionado a um homicídio em 2016. Além dos dois casos, pesa contra ele ainda um assassinato ocorrido em 2014.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Portaldocatita

Jovem tem pescoço cortado após briga por cigarro em escola

Um jovem- que não teve a identidade confirmada- foi gravemente ferido no pescoço com uma garrafa. A vítima teria sido lesionada após fumar- sem autorização- um cigarro do amigo. O caso ocorreu na manhã deste sábado (15), na Escola Municipal Roland Jacob, no Bairro de Fátima, em Parnaíba. 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, explica que os envolvidos não eram alunos, mas teriam invadido a escola para usar drogas. 

"Havia mais de dez pessoas adultas nas dependências da escola, possivelmente, fazendo o uso de drogas. Então, por volta das 6h30, dois deles se desentenderam e um pegou a garrafa e lesionou o outro no pescoço. O ferimento foi grave e a vítima pegou em média 50 pontos na garganta", explica o major, acrescentando ainda que os bombeiros foram acionados através do 193. A sede da corporação fica a cerca de 200 metros da escola.

Após o atendimento do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar encaminhou os envolvidos à Central de Flagrantes de Parnaíba.

"Após o caso, o suspeito tentou fugiu, mas foi capturado pela PM. Ele confessou que provocou a lesão porque a vítima teria fumado o seu cigarro sem autorização", finaliza o comandante. 

Os envolvidos não tiveram a identidade reveladas. 

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com a escola pelo telefone fixo, mas ninguém atendeu as ligações.


Graciane Sousa
[email protected]

Pai tenta estuprar a filha e incendeia casa da família durante ataque de fúria

Ação do Grupamento de Atendimento Especializado a Criança, Idoso e Mulher (Gaecim) prendeu Jessé Barbosa da Silva, 39 anos, em Parnaíba, no litoral do Estado. Ele é suspeito de atear fogo na casa da família após a filha de 19 anos de idade negar relação sexual a ele e fugir da tentativa de estupro. 

O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira (14), no bairro São João.  A sargento Elineuda Martins contou ao Cidadeverde.com que Jessé estava embriagado e também agrediu a esposa. "Quando chegamos ao local ele tinha colocado os filhos e a mulher para fora da residência e estava quebrando tudo lá dentro", informou a sargento. 

A pedido do irmão, a  filha contou à polícia que o pai surtou e teve um ataque de fúria após ela fugir do abuso sexual dele. A jovem relatou que desde os 13 anos  de idade era abusada por Jessé e não aguentava mais a situação. 

Além de incendiar o quarto, Jessé, durante o surto, derrubou a geladeira da casa e matou galinhas no quintal da residência. No local, a polícia também encontrou armas desmontadas, 2 quilos de pólvora e munição. A suspeita é que Jessé seja armeiro e venda revolveres para bandidos da região. 

Jessé foi preso e autuado por posse ilegal de arma, violência doméstica e tentativa de estupro. A filha dele, de 19 anos, foi encaminhada para exames no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e atendimento no Serviço de Auxílio a Mulheres Vítimas de Violência Sexual. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Emgerpi lança agenda de ações para mutuários de Parnaíba e região

A Diretora de Processos Imobiliários da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ana Lúcia Gonçalves, se reuniu nesta segunda (10), com a equipe técnica que compõe o Escritório Regional da Emgerpi na cidade de Parnaíba. O objetivo do encontro foi discutir sobre o calendário de ações itinerantes que a Emgerpi vai fazer para promover a regularização dos conjuntos habitacionais localizados em Parnaíba e nos municípios vinculados ao Escritório Regional da Emgerpi na cidade litorânea.

Segundo Ana Lúcia, a finalidade da reunião realizada em é integrar a equipe da regional às diretrizes do planejamento das ações itinerantes que a Emgerpi vai promover, nos meses de agosto e setembro. Durante os trabalhos serão feitas pesquisas para medir o nível de satisfação dos mutuários atendidos através dos serviços oferecidos pelo Programa Estadual: Minha Casa Legal.

Em Parnaíba, a Emgerpi já realizou os levantamentos ocupacionais nos conjuntos habitacionais João Paulo II e Cândido Ataíde.  A meta agora é concluir a regularização fundiária do conjunto habitacional Joaz de Sousa (750 imóveis) construído pela Cohab-PI. Uma nova ação de regularização será realizada também até o mês de agosto. Durante o itinerante, os mutuários de Parnaíba poderão fazer a retomada de negociação e receber as demais orientações jurídicas do Minha Casa Legal, inclusive, os descontos  para quem deseja quitar ou parcelar seus débitos.

Além dos mutuários de Parnaíba, as ações itinerantes do Minha Casa Legal contemplarão os mutuários de: Joaquim Pires, Murici dos Portelas  e Caxingó. Os trabalhos nesses três municípios acontecerão dias 16, 17 e 18 de  agosto.

Os mutuários das cidades de Buriti do Lopes, Cocal e Bom Princípio receberão os serviços jurídicos do Programa Minha Casa Legal nos dias 14 e 15 de agosto.  Em Setembro, o escritório itinerante do Programa ficará instalado, nos dias  28 e 29, para atender mutuários de Luís Correia.

Ainda em Luís Correia, a Emgerpi pretende trabalhar para regularizar e fazer a atualização cadastral daquelas pessoas (barraqueiros) que adquiriram casas, através do remanejamento de moradias feito pelo Estado, durante as obras de urbanização da Orla de Luís Correia. A meta da Emgerpi é formalizar o cadastro desses barraqueiros para, desse modo, eles possam iniciar o processo de regularização dos seus imóveis.

A cidade de Ilha Grande, que tem casas edificada pelo Programa OGU Emergencial, também será contemplada com trabalhos de regularização cadastral, pois após a formalização dos contratos, os moradores dessas casas, construídas em áreas da União, poderão iniciar a regularização das suas casas junto à Superintendência da União.

Fonte: Ccom

Tentativa de roubar arma de vigia termina em tiroteio na Uespi

  • tiro-no-vidro.jpg Portal Costa Norte
  • facoe.jpg Portal Costa Norte
  • balaços-2.jpg Portal Costa Norte
  • munição.jpg Portal Costa Norte
  • balaços-1_(1).jpg Portal Costa Norte

Um tiroteio assustou estudantes do prédio da Clínica Escola de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Por volta das 11h30 dois homens tentaram roubar a arma do vigilante e houve troca de tiros na entrada do prédio deixando marcas de bala e estilhaços de vidro espalhados no local.

O diretor da Uespi  em Parnaíba, Eyder Franco, contou que o vigilante conseguiu se esconder e os bandidos chegaram a efetuar disparos dentro do prédio. "Ele deixou um na moto do lado de fora e entrou. Logo que chegaram já anunciaram o assalto dizendo para ele baixar a arma. Em seguida ao perceber que outro vigilante estava atento eles atiraram, o vigia conseguiu se esconder atrás da parede e atirou. Eles ainda entraram e dispararam outras vezes dentro do prédio, mas felizmente não havia ninguém passando no momento", descreve o diretor.

Segundo Eyder, o horário escolhido pelos bandidos é de pouca movimentação na unidade. Após a tentativa de assalto os dois fugiram de moto. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso e realizou diligências logo após o crime, mas até o momento ninguém foi preso.

Eyder acrescenta que nesta quinta-feira (06) a arma de um dos vigilantes da Universidade Federal do Piauí também havia sido roubada."Felizmente não haviam pessoas no momento dos tiros. Uma moça teve um corte lá mas foi por conta de um estilhaço de vidro, não tivemos feridos a bala. ", planeja Eyder. Segundo o diretor foi encaminhado um ofício a PM solicitando mais rondas para a região e serão instalados portões para acesso ao prédio. " Vamos providenciar agora o reparo da porta e um reforço na segurança do local. Estamos consultando uma empresa de vigilância para nos orientar em termos de infraestrutura", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Litoral: Governo adota medidas para garantir abastecimento regular de água

O aumento do fluxo de turistas no litoral piauiense durante o período de férias exige reforço no funcionamento dos sistemas de água e esgoto. Atenta a isso, o Governo adotou uma série de providências para garantir o abastecimento regular e a eficiência da rede de esgoto da região.

Como ocorre todos os anos, uma das principais medidas é a instalação de grupos geradores de energia elétrica para permitir o funcionamento do sistema mesmo em caso de falta de energia elétrica. Neste ano, os grupos geradores foram instalados em Luís Correia e no sistema de bateria de poços em Barra Grande.

O plano de ação prevê outras medidas importantes também para as cidades de Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, como o serviço de montagem de conjunto de captação de água bruta no Rio Igaraçu e recuperação dos conjuntos de recalque de água tratada da ETA I, que bombeiam água para Luís Correia e praias Peito de Moça e Coqueiro.

“Como medida preventiva, estamos encaminhando dois conjuntos de bombas de reserva para o sistema de captação dos poços do povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia”, informa o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa. Os poços de Barrinha abastecem uma das praias mais movimentadas de todo o litoral piauiense, a Praia de Barra Grande.

A manutenção da rede de esgoto é outra preocupação. Para evitar extravasamentos, a empresa fez limpeza na rede e na estação coletora situadas na orla de Luís Correia.

Produção em Parnaíba

A empresa está produzindo 43,2 milhões litros de água por dia em seu complexo de produção na cidade de Parnaíba, composta por quatro estações de tratamento de água. Elas abastecem também a cidade de Luís Correia e as praias Peito de Moça e Coqueiro.

A companhia montou um plantão especial para atendimento dos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas por meio do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Da Redação
[email protected]

Criança esfaqueia tia e avó de 82 anos em Parnaíba

Uma criança de 12 anos foi apreendida no início da tarde desta quinta-feira (6) suspeito de esfaquear a avó e a tia na cidade de Parnaíba, litoral do Estado. 

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, coronel Adriano Lucena, informou que o garoto atingiu as familiares com uma faca na casa onde eles residem. Um martelo também teria sido usado durante a agressão. As duas mulheres foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Após a esfaquear a avó de 82 anos e a tia, a criança tentou fugir através pelo telhado da casa. 

A Polícia Militar, após 45 minutos de conversa, conseguiu convencer o adolescente para que ele descesse do telhado e o apreendeu. A Polícia ainda não sabe o motivo da agressão do menor.

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]  

Rejane e Florentino darão início as obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba

 

Nesta segunda-feira (03) a secretária de estado da Educação e deputada federal licenciada, Rejane Dias, assina a ordem de serviço para o início das obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) na cidade de Parnaíba. A solenidade acontece às 8h30, na rua Mira Rios, no bairro São Vicente de Paula.

Rejane Dias é autora de emenda de R$ 5 milhões para execução da obra, que deve garantir atendimento a pessoas com deficiência de toda a Planice Litorânea. “Calculamos que residam mais de 60 mil pessoas com deficiência naquela região e, com o Centro, não precisarão mais se deslocarem para Teresina, até o CEIR, para terem um atendimento gratuito e de qualidade”, destacou a deputada.

O secretário para inclusão para a pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, ressaltou que a obra deve ser concluída em um ano. “É um serviço de grande necessidade para os habitantes de Parnaíba e região e que está sendo erguido com o trabalho em conjunto da SEID, Secretaria de Saúde e o apoio incondicional da secretária e deputada licenciada Rejane Dias, que continua seu trabalho em defesa das pessoas com deficiência em todo o Estado”, comentou.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) recebe esse nome porque vai oferecer serviço de reabilitação para quatro modalidades: visual, auditiva, física e intelectual. É o tipo centro mais completo, com poucas unidades em todo o país. O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina, por exemplo, atualmente atende a três modalidades e se prepara para atender a quarta em breve.

Segundo Mauro Eduardo, a SEID está trabalhando para levar o serviço de reabilitação de alta complexidade para outras regiões do Estado. Em São João do Piauí, no extremo Sul, em breve deve ser iniciada a construção de um CER III para atender toda a região.

 

O CER IV é um serviço especializado, sendo uma das primeiras unidades no Estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação, como afirma o secretário Florentino. “Vamos possibilitar o início da construção do Centro de Especializado em Reabilitação – CER IV, uma obra que a gente vem lutando há muito tempo e que agora vamos iniciar a sua concretização. Obra importante, que vai ofertar atendimento nas quatro modalidades de reabilitação: visual, física, intelectual e auditiva”.

“Um serviço especializado muito importante para a região. São poucos os Centros de Reabilitação que nós temos no Piauí com esse perfil de atendimento nas quatro reabilitações, sendo que Parnaíba, o polo da região da Planície Litorânea será extremamente beneficiada”, complementa.

A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território. 

A equipe será formada por aproximadamente 30 profissionais da área de saúde, como médicos, em diversas especialidades, além de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro. 

Para o acesso ao serviço, o paciente será regulado pela Central Estadual de Regulação da Assistência à Saúde (CERAS) que receberá os encaminhamentos dos municípios.

A obra está orçada em cerca de R$5 milhões, tendo como fonte de recursos o Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.  

Da redação
[email protected]

 

Posts anteriores