Cidadeverde.com

Sete pessoas presas por tráfico de drogas em Parnaíba

  • ae8b5134-ff7a-496b-ab15-9c61364952d2.jpg PCPI
  • a60df093-5dcb-4187-bcc1-949b7ea5fcb3.jpg PCPI
  • a0afb52c-c58e-47d0-a4b6-978c6ebf19ac.jpg PCPI
  • 20432c9e-446b-4501-b676-ef054d7896fc.jpg PCPI
  • 6601badc-6924-4ba0-a348-e9d2e6904438.jpg PCPI
  • 72ce81c7-dccf-4839-92be-5762a3a78dce.jpg PCPI
  • 1ed1b536-7ed4-439f-b205-9f5beac4c2b5.jpg PCPI

Sete pessoas foram presas até o momento na operação Barlavento, deflagrada nesta quinta-feira(10) na região de Parnaíba. A ação visa desarticular um grupo de pessoas que atuavam no tráfico de drogas. 

A operação desencadeada pela Delegacia Prevenção de Repressão a Entorpecentes (Depre), presidida pelo delegado Tales Gomes, com apoio da diretoria de Inteligência e do Canil da Polícia Militar quer cumprir sete mandados de prisão. 

O grupo é investigado há um ano com cerca de 80 quilos de drogas. Na ação desta quinta, veículos foram apreendidos e os presos identificados são: Walder Jonas, Herlane Erica, Rafael Pereira, Jean Carlos, Bruno Rocha, Fábio Junior e Chico.

A polícia continua com as diligências no sentido de prender mais suspeitos. 

De acordo com o delegado Menandro Pedro, coordenador da Depre, disse que durante as investigações 15 pessoas já foram presas e hoje foram cumpridos todos os sete mandados de prisão. 

“Agora nós estamos cumprindo vários mandados de busca e apreensão em busca de mais drogas, que estão enterradas. Nós também fizemos flagrante de porte de arma e nosso objetivo é concluir até o meio-dia”, destacou o delegado Menandro, que acompanha de perto. 

 

Da redação
[email protected]

 

 

 

 

Mototaxista é baleado durante tentativa de assalto em Parnaíba

O mototaxista Raimundo Nonato Pereira Rodrigues, de 33 anos, foi atingido por um tiro de raspão nas costas durante uma tentativa de assalto na noite deste domingo (06/08) na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do estado. O mototaxista reside no bairro Planalto e estava trabalhando no momento da ação criminosa.

Segundo testemunhas, o mototaxista fazia ponto em frente a uma lanchonete quando foi surpreendido por dois jovens em uma moto de cor vermelha que anunciaram o roubo. A vítima  teria reagido à ação e um dos assaltantes efetuou disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu de raspão as costas do homem que correu e buscou refúgio na lanchonete.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encaminhou o homem para o pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A informação repassada para a Polícia Militar é que os assaltantes possivelmente são menores de idade.

Fonte: portalcostanorte.com

Jovem morre afogado e corpo é arremessado contra as pedras em Parnaíba

O jovem Francisco Gabriel Almeida Aquino, de 21 anos morreu afogado na praia da Pedra do Sal na tarde deste domingo (06). Ele mora no bairro Água Mineral em Teresina e viajava com uma excursão pelo litoral piauiense.

Gabriel tomava banho na praia da Pedra do Sal com mais duas amigas quando tentou socorrer uma delas e acabou se afogando. O corpo de Bombeiros foi acionado até o local, mas o jovem acabou falecendo.

O corpo de Gabriel chegou a ser levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde que constatou o óbito e em seguida levado para o IML. 

Segundo informações do IML o corpo do jovem apresentava várias escoriações provavelmente por ter sido arremessado várias vezes contra as pedras.

Bombeiros alertam

O major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros no litoral alerta para os riscos do banho na praia da Pedra do Sal. "Naquele local há avisos de perigo já que há locais onde a correnteza é muito forte. Sempre orientamos a ter muito cuidado", reforça o comandante.

Rayldo Pereira
[email protected]

OAB alerta: Lagoa do Portinho não suporta atividades de grande impacto ambiental

Após uma audiência pública, a Ordem dos Advogados do Piauí – Subseção de Parnaíba, vai iniciar um relatório – a partir da ata da reunião - sobre a atual situação da Lagoa do Portinho, além de propor ações de restauração e preservação do local. 

De acordo com o presidente da subseção, José Lima, a audiência buscou discutir os planos diretores dos municípios, as estruturas e as atividades que comprometem o meio ambiente, além de encontrar soluções para a preservação ambiental da Lagoa do Portinho e os seus arredores. Ele contou ainda que já existe uma ação civil pública sobre o caso. 

José Lima ressaltou que  a Lagoa do Portinho não suporta atividade de alto impacto ambiental. Estudos sobre as atividades desenvolvidas e a fiscalização serão reforçados para evitar o desaparecimento total da Lagoa.  

“O que nós queremos é a preservação ambiental daquele espaço. Para que as atividades ali realizadas sejam de baixo impacto ambiental, tornar-se um ponto de referência ambiental. É preciso sim desenvolver atividades econômicas na região, mas claro que respeitando o meio ambiente”, ressaltou José Lima. 

Outro ponto destacado pelo presidente e que poderá ser incluído no relatório, a ser entregue na próxima semana ao Governo do Estado do Piauí, será a criação de um comitê com os municípios de Bom Principio, Luís Correia e Parnaíba para trabalharem a questão da implementação de um aterro sanitário. 

“É capaz de perder toda a região da Lagoa do Portinho, que não sustenta atividade de grande impacto. É preciso pensar na sobrevivência da região, a OAB e MPE buscará estudos sobre o impacto ambiental, impacto ilegal, par  que seja retirada, por exemplo, qualquer barreira que prejudica a Lagoa”, conta. 

A audiência foi realizada ontem (04) no auditório da OAB em Parnaíba com a participação do Ministério Público, empresários locais, representantes das prefeituras e câmaras municipais, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e do Patrimônio Histórico. 


Audiência pública na sede da OAB em Parnaíba (foto: divulgação)

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

OAB de Parnaíba discute restauração da Lagoa do Portinho em audiência

A Subseção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá nesta sexta-feira (04) uma audiência pública que tratará sobre a problemática acerca da situação calamitosa da Lagoa do Portinho. O debate iniciará às 14h no auditório da OAB/Parnaíba, localizada na Avenida 1º de maio, 1070, bairro Cantagalo.

Serão discutidas maneiras de encontrar solução para o problema e ainda definir pautas de soluções pontuais para que a Lagoa volte a existir como forte ponto turístico na região do litoral piauiense.

Para o presidente da Subseção, José Lima, é de suma importância que todos estejam presentes a fim de discutir sobre o tema.

Da Redação
[email protected]

Wellington entrega regularização fundiária em Parnaíba nesta terça (1º)

O governador Wellington Dias estará, nesta terça-feira (1), na cidade de Parnaíba para fazer a entrega da regularização fundiária de toda a área do conjunto Joaz de Souza, que possui 1.032 lotes, sendo 928 unidades habitacionais construídas pela extinta Cohab-PI. Essa é uma ação da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), por meio do Programa Minha Casa Legal. O evento será às 17h, na Escola Janete Souza, situada na avenida principal do conjunto Joaz Souza.

Ofícios de liberação de hipotecas serão entregues, durante a solenidade, para os mutuários do conjunto. De acordo com o diretor-presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, “a partir da averbação do conjunto Joaz Souza, o governo estadual beneficiará os 928 mutuários, visto que agora aqueles que já quitaram seus imóveis poderão requerer a liberação de hipoteca, documento que permite à pessoa adquirir o título definitivo de propriedade das casas”.

O conjunto foi construído em 1983. A regularização do Programa Minha Casa Legal vai beneficiar, em média, 3.712 pessoas que há 34 anos esperam pela averbação do empreendimento habitacional.
Além da regularização do Joaz de Souza, a Emgerpi tem como meta regularizar 714 imóveis existentes nos demais conjuntos habitacionais de Parnaíba: Conjunto Boa Esperança I e II (184 imóveis), Conjunto Igaraçu (315 imóveis), Parque Parnaíba (152 imóveis) e Conjunto João Orlando (63 imóveis).

Em maio deste ano, uma equipe técnica da Diretoria de Processos Imobiliários da Emgerpi fez levantamentos ocupacionais para fazer a atualização cadastral e financeira dos mutuários do Conjunto João Paulo II (70 imóveis) e do Conjunto Cândido Ataíde (166 imóveis), ambos em Parnaíba.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o objetivo do evento, “além de fazer a entrega do registro e averbação do conjunto Joaz Souza, também busca informar aos mutuários de Parnaíba que a Emgerpi fará uma ação itinerante, no mês de outubro. Informar ainda que, a partir do dia 2 de agosto, os moradores dos conjuntos já averbados deverão procurar o Escritório Regional da Emgerpi, em Parnaíba, para fazer negociações, atualizar cadastros ou pedir as liberações das hipotecas”, disse a gestora, afirmando que os mutuários dos conjuntos Cândido Ataíde, João Paulo e do Iapep também devem procurar o atendimento no Escritório Regional”.

Durante a solenidade de entrega do registro e averbação do conjunto Joaz de Souza, os mutuários receberão materiais com informações sobre as facilidades de pagamento que o Programa Minha Casa Legal está ofertando para o mutuário que visa quitar seu imóvel. Os descontos chegam até 90%, sobre juros e multas.


[email protected]

Sargento é baleado durante troca de tiros em Parnaíba

Fotos: Blog do Pessoa

O sargento Lima Sousa, lotado no 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, foi baleado na madrugada deste domingo (30). O caso aconteceu Avenida Pinheiro Machado.

De acordo com o comandante do BPM, tenente coronel Adriano Lucena, o policial estava à paisana quando foi atingido por um disparo de arma de fogo. O tiro atingiu a perna do sargento.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias da troca de tiros. “O policial estava de folga. Ainda vamos fazer levantamento de como houve esse crime”, disse o comandante ao Cidadeverde.com.

O Blog do Pessoa, de Parnaíba, ouviu testemunhas da troca de tiros e elas relataram que o PM foi baleado ao tentar intervir em um assalto.

O sargento Lima Sousa já recebeu alta hospitalar e está em casa. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

 

Corpo de PM chega a Parnaíba e amigos de farda prestam homenagens

O corpo do capitão da Polícia Militar do Piauí, Antônio Carlos Pinto de Farias, foi trasladado para o litoral piauiense, cidade natal de seus familiares. O PM está sendo velado em uma funerária no centro de Parnaíba. Amigos de farda prestam as últimas homenagens. 

O militar foi assassinado a tiros ontem (26), em um restaurante na avenida Presidente Médici, em Timon-MA. Na ação criminosa, o PM ainda conseguiu balear um dos criminosos que foi preso. O outro fugiu. 

O velório do capitão ocorre durante todo o dia. O sepultamento está previsto para as 16h, no cemitério da Igualdade, em Parnaíba. 

O comando geral da Polícia Militar do Piauí divulgou nota de pesar sobre a morte do capitão Antônio Carlos Pinto. Assinada pelo comandante coronel Carlos Augusto Gomes, o texto fala em "profunda lamentação" e diz que o PM estava prestes a ser promovido na carreira militar.

“É com pesar que a Polícia Militar do Piauí informa o falecimento do capitão da PM, Antônio Carlos Pinto de Farias. O militar servia na Corporação desde 1991, atualmente trabalhava no Copom da Polícia Militar e realizava o curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública - CEGSP, que o habilitaria a promoção na carreira policial militar. Neste momento de profunda lamentação, a família Policial Militar se solidariza com seus familiares e amigos, buscando a compreensão e o conforto divino na tentativa de amenizar o vazio que tão estimada vida causa com sua ausência”, diz trechos da nota.

Graciane Sousa
[email protected]

Governador discute expansão da ZPE Parnaíba e investimentos na aquicultura

O governador Wellington Dias esteve reunido nesta quarta (26), em Brasília, com a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação SAP/MDIC, Thaise Dutra e representantes da ZPE de Parnaíba. A pauta da audiência foi a retomada do crescimento da aquicultura no estado do Piauí, área que envolve investimentos da piscicultura e carcinicultura.

Durante a reunião foram apresentados desafios para a retomada do setor e geração de nova receita, destacando a importância do fomento às cadeias produtivas. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, e outros membros da equipe expuseram números de produção de pescados, indicando produtos que, a princípio, já demonstram resultados mais imediatos.

Na busca de apoio e integração de ações quanto a beneficiamento de produtos com potencial de exportação, Wellington Dias destacou o estímulo à educação voltada para este setor, e falou sobre a implantação do curso de Engenharia de Pesca, da UFPI, que dá suporte e capacita para o desenvolvimento da área.

"Nosso objetivo é entrar no ano de 2018 garantindo que a ZPE esteja numa linguagem popular, e em pleno funcionamento garantindo as condições de emprego e renda. Queremos indústrias modernas que possam beneficiar o camarão, o pescado, a cera, o mel, e demais produtos que o Piauí tem grande potencial de produção e exportação", destacou Wellington Dias.

Fonte: Ascom

Hospital de Parnaíba abre licitação para serviço de telemedicina

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a abertura de processo licitatório para a implantação do serviço de telemedicina no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. O anúncio foi feito nesta quarta, 19, durante a abertura do projeto de Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências, dos territórios da Planície Litorânea e Cocais, em Parnaíba.

O uso da telemedicina já ocorre no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, desde abril e apresenta resultados significativos nos cuidados aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva(UTI) adulta. 

E é essa experiência será ampliada para outros hospitais, afirma Florentino. “Nós já temos um projeto de telemedicina que nós executamos em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes, com o Hospital Albert Einstein, e nós pretendemos alargar essa experiência para outros hospitais regionais. Para isso, autorizamos que a Secretaria de Saúde possa fazer a licitação para a contratação de um serviço especializado, no sentido da mesma forma que nós temos em Floriano, nós termos na UTI do HEDA, de Parnaíba, o processo de telemedicina”.

Pela telemedicina, profissionais que atuam na UTI têm contatos diários com profissionais de outros centros de saúde, de outros estados, em que há troca de experiência, estudos sobre quadro clínicos e os procedimentos mais adequados a serem feitos na assistência aos pacientes. No Hospital de Floriano, por exemplo, no período da manhã, por meio de videoconferências, os médicos do Albert Einstein “visitam” os pacientes da UTI do Hospital daqui.

“Os profissionais que estão trabalhando na UTI permanecem durante sua atividade em contato, por mediação tecnológica, utilizando internet e outros recursos tecnológicos, em contato com profissionais que estão sediados em outros estados. As duas equipes interagem, discutem a situação do paciente. Isso resulta em trocas de experiências entre as duas equipes, mas acima de tudo, resulta em maior resolutividade e melhor tratamento aos nossos pacientes”, explica o secretário. 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores