Cidadeverde.com

Margarete participa da comemoração do centenário da Associação Comercial

Reconhecida na história do Piauí como polo propulsor das exportações a partir da comercialização de matérias primas, Parnaíba comemorou, nessa sexta-feira (13), o centenário da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba (ACP), em solenidade realizada no Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas, sede da instituição.

A governadora em exercício Margarete Coelho participou do evento que reuniu membros da sociedade parnaibana e piauiense. Em sua fala, pontuou que o governo tem a missão de liderar e empreender, colocando o Piauí no caminho do desenvolvimento econômico.  

“Esse é um momento de júbilo e nesse espaço que é tão significativo para a história do Piauí. É gratificante comemorar 100 anos de uma instituição que contribui tanto para o desenvolvimento do Piauí, da Parnaíba e que se confunde com a história do estado”, declarou Margarete.

Na oportunidade, a chefe em exercício do executivo estadual enfatizou a importância de alavancar a economia da região a partir da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). “A região Norte tem uma grande possibilidade que é a ZPE, uma das mais adiantadas do Brasil, que já transitou por todas as comissões temáticas da Câmara Federal e tão logo ela seja votada, teremos um polo aqui muito grande. Então, é compromisso do nosso governo darmos atenção e incentivo para o desenvolvimento da cultura de exportação da ZPE de Parnaíba, exportando a nossa cera da carnaúba e oferecendo serviço de call center na sede das suas instalações, atualmente com uma estrutura física moderna, com acesso de pavimentação asfáltica e anel viário’, ressaltou a gestora.

Presente à solenidade, a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, destacou o empenho do governo em implementar ações que fomentam e atraem novos investidores. “Parnaíba é um grande centro em termo de comércio e serviço e, a cada dia que passa, verificando as empresas que aqui são registradas, uma vez que somos da Junta Comercial, a gente observa a contribuição e o crescimento da cidade. Eu acredito que nosso governo tem dado um apoio incondicional aos negócios, dentro do nosso estado, contribuindo e alavancando o nosso empreendedorismo”, destaca Porto.

Com a função de buscar o melhor atendimento, beneficiando os empresários e empreendedores, o presidente da ACP, Luiz Sousa Pessoa, disse que pretende viabilizar parcerias com o Governo do Estado. 

“A associação tem como missão maior sempre trabalhar pelo interesse comum de todos os empreendimentos e todos os empresários buscando o melhor atendimento nos trabalhos que são propostos aos empresários, tanto os comerciantes quanto os industriais. E o nosso interesse durante o triênio 2016/2019 é manter uma aproximação com o governo, viabilizando recursos para os nossos projetos e dando visibilidade para os empresários e empreendedores piauienses e parnaibanos”, comenta Luiz Sousa.

Na solenidade, foram feitas homenagens com a entrega da medalha do Mérito Comercial Armando Madeira Bastos aos ex-presidentes da associação.

Obra da PI 116 será retomada

Na oportunidade das comemorações do centenário da Associação Comercial de Parnaíba, a governadora em exercício anunciou que a obra de duplicação da PI 116, que liga Parnaíba à praia da Pedra do Sal, será retomada em breve. A obra que irá facilitar a trafegabilidade para aquela região e aquecer o comércio está parada por problemas de processo durante a judicialização no contrato que já foram resolvidos.

"As providências já estão sendo ultimadas para que o mais brevemente possível esteja garantido não só a trafegabilidade para uma das praias mais bonitas do Brasil, mas também garantindo segurança e um acesso dos turistas às nossas belezas naturais", acrescenta Margarete Coelho.


[email protected]

Sete são presos suspeitos de estouro de caixas eletrônicos no Piauí

  • armas.jpg
  • bopee.jpg
  • bope.jpg
  • ab6e915d-f64f-42b2-b240-868f796aaf20.jpg

Uma quadrilha especializada em estouro de caixas eletrônicos foi presa durante operação no litoral piauiense. Sete suspeitos foram capturados, além de armas de fogo e material utilizado nos assaltos a  banco. 

Aos suspeitos foram atribuídos crimes ocorridos em Parnaíba, Luís Correia e Teresina, entre estes, a explosão que ocorreu no colégio Dom Barreto, no mês de novembro.

"Confirmamos a presença dessa quadrilha no estouro na rodoviária de Parnaíba, na Praia do Coqueiro e Banco do Brasil, ambos em Luís Correia. A participação deles também era muito forte em Teresina. Temos a certeza da atuação no Colégio Dom Barreto, no Detran e na Ufpi, na Capital. O objetivo deles era retornar para estourar o caixa eletrônica da Ufpi", disse Fábio Abreu, secretário de Segurança do Piauí.

Foram apreendidos seis pistolas, seis coletes,dois revólveres e um rifle. A operação foi coordenada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. 

Os suspeitos foram identificados como José Ribamar Santos e Sousa, Kaique dos Prazeres Mesquita, Vilto Vinicius de Sousa Melo, Francisco Carlos Mesquita Neto, Reinaldo Oliveira Ferreira, Nathan Sampaio Lira e Márcio Geovani de Sousa Lima. 

O secretário explica que as explosões a caixas eletrônicos eram aleatórias e o bando recrutava jovens para a prática criminosa, inclusive, sem experiência. 

"Eles estavam agindo de forma aleatória tanto que não haviam saído de Parnaíba e o objetivo era tentar estourar outro caixa para conseguir lucro. O material usado nas ações, geralmente, era artesanal. Eles não usavam explosivos industriais. A maioria dos estouros de caixas eletrônicos era praticado por essa quadrilha. Contudo, não vamos parar. Continuamos caçando o restante dessa quadrilha e  de outras também", disse Abreu. 


Graciane Sousa
[email protected]

Policial militar é suspeito de roubar mochila com R$ 70 mil de lotérica

  • ff74b56b-f659-4715-93f6-d694dfcf1e4a.jpg Reprodução
  • f45eb323-95a9-4ed7-b877-6968506ce3fe.jpg Reprodução
  • f1a08ff0-79ab-4b7b-b2e1-c17dd2014341.jpg Reprodução
  • e0b5b1c8-b1fb-4ee9-b2e0-02797adf3caa.jpg Reprodução
  • 111afaa2-2b52-468c-964d-8260178170b3.jpg Reprodução
  • 107a1713-0ed2-4df5-90a9-62c60263f818.jpg Reprodução

O sumiço da mochila contendo R$ 70 mil, dinheiro da Lotérica que sofreu uma tentativa de assalto, no último dia sexta (06), está sendo investigado pela Polícia Civil. A mochila teria sido levada no tumulto formado com a prisão dos suspeitos, quando a população tentou linchar um dos assaltantes e a polícia tentou intervir.  

Pelas imagens divulgadas (veja abaixo), foi identificado um policial militar que estaria com uma camisa rosa, colete a prova de balas, com uma arma em punho e estaria com uma mochila parecida com a que continha o dinheiro. 

De acordo com o comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Adriano Lucena, esse policial já foi apresentado à Polícia Civil que está investigando o caso. 

“Recebemos uma notícia como essa com muito pesar, entretanto nosso compromisso é a verdade, por isso analisamos as imagens, identificamos o policial e apresentamos na delegacia regional. Estamos na fase inicial de investigação, não há convicção de autoria, apenas suspeitas e é preciso que se aprofunde para analisar e apurar todos os acontecimentos que ocorreram na sexta-feira”, declarou o comandante de Parnaíba, que abriu dois inquéritos policial militar para apurar as ações dos militares no local. Tanto da morte de um dos suspeitos e quanto ao sumiço da mochila. 

A mochila pertencia à gerente da Casa Lotérica e foi tomada pelos bandidos para fazerem a coleta do dinheiro. No momento em que se entregou, um dos suspeitos deitou no chão na frente da loteria, colocou a mochila ao seu lado e a arma do outro. Na oportunidade, a população teria tentado invadir o cordão de isolamento dos policiais, provocando um tumulto e teriam aproveitado para furtarem a mochila. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Assaltante que fez reféns na lotérica de Parnaíba é autuado por seis crimes

  • batata_067.JPG Portal do Catita
  • batata_071.JPG Portal do Catita
  • batata_076.JPG Portal do Catita
  • batata_078.JPG Portal do Catita
  • batata_088.JPG Portal do Catita
  • batata_092.JPG Portal do Catita

Ricardo Aguiar de Sousa, conhecido como Batata foi autuado por seis crimes pela delegada Maria de Jesus Bastos em Parnaíba. Batata é um dos envolvidos no assalto com reféns à lotérica do município na noite da última sexta-feira (07). Seu comparsa Kelson Azevedo foi morto com um tiro após atirar contra os policiais durante a ação.

"Nós ouvimos as seis vítimas e autuamos ele por roubo triplamente qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa, porte ilegal de armas, resistência e roubo duplo", explicou a delegada.

A Polícia Militar precisou se defender do ataque dos bandidos, mas segundo a delegada toda a atuação será apurada no bojo do inquérito que terá atuação do Ministério Público. 

Nos depoimentos, as vítimas relatam os momentos de terror vividos nas mãos dos criminosos. A delegada conta que a primeira exigência feita pelos bandidos era que duas motos fossem retiradas da frente da agência para que eles pudessem fugir. "Eles haviam roubado um veículo de manhã para praticar o assalto. Eles prometeram que libertariam uma refém para que ela tirasse as motos na frente do carro e fariam uma corda humana para que eles pudessem fugir", acrescentou a delegada.

As vítimas também afirmam que foram ameaçadas a todo momento e alguns tiveram ferimentos leves por conta de estilhaços soltos provocados por um tiro dado por Batata no chão da lotérica. "Foram quase seis horas nas mãos dos bandidos e os momentos relatados são de horror. Eles diziam que se não obedecessem as exigências eles iriam matar de um por um", completou.

Ricardo foi encaminhado para a Penitenciária Fontes Ibiapina onde está a disposição da Justiça.

Entenda o caso

Um homem morreu e outro foi preso após fazerem reféns em uma agência lotérica na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O comandante do 2º BPM da cidade, coronel Adriano Lucena, disse que foram seis horas de negociação com a dupla, que tentou assaltar a agência. Um deles foi morto em troca de tiros com a polícia. 

O coronel relatou ao Cidadeverde.com que a dupla chegou à lotérica por volta das 19h40 de ontem (6), para fazer um assalto. Contudo, não conseguiram deixar o estabelecimento. Rapidamente, a polícia foi acionada e cercou o local. 

Ao perceberem que não teriam como sair, a dupla fez cinco reféns, sendo dois homens e três mulheres. Os dois estavam armados com revólveres. 

Rayldo Pereira
[email protected]

Dupla invade lotérica e faz reféns por 6 horas; um morre e outro é preso

  • ff74b56b-f659-4715-93f6-d694dfcf1e4a.jpg Reprodução
  • f45eb323-95a9-4ed7-b877-6968506ce3fe.jpg Reprodução
  • f1a08ff0-79ab-4b7b-b2e1-c17dd2014341.jpg Reprodução
  • e0b5b1c8-b1fb-4ee9-b2e0-02797adf3caa.jpg Reprodução
  • 111afaa2-2b52-468c-964d-8260178170b3.jpg Reprodução
  • 107a1713-0ed2-4df5-90a9-62c60263f818.jpg Reprodução

Um homem morreu e outro foi preso após fazerem reféns em uma agência lotérica na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O comandante do 2º BPM da cidade, coronel Adriano Lucena, disse que foram seis horas de negociação com a dupla, que tentou assaltar a agência. Um deles foi morto em troca de tiros com a polícia. 

O coronel relatou ao Cidadeverde.com que a dupla chegou à lotérica por volta das 19h40 de ontem (6), para fazer um assalto. Contudo, não conseguiram deixar o estabelecimento. Rapidamente, a polícia foi acionada e cercou o local. 

Ao perceberem que não teriam como sair, a dupla fez cinco reféns, sendo dois homens e três mulheres. Os dois estavam armados com revólveres. 

"Durante a negociação, eles pediram um carro, queriam sair com os reféns de lá. Mas isso era algo que não podíamos permitir, não era uma condição possível de ser atendida", contou o comandante. 

Ele disse que tentou convencer os dois a liberarem os reféns e, depois, se entregarem. Eles liberaram dois dos reféns, que não estavam feridos, e continuaram a negociação. Contudo, os dois suspeitos saíram da lotérica fazendo os últimos reféns como escudos. 

"Eles atiraram contra a polícia e houve um revide, quando um deles foi atingido na cabeça, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, mas morreu lá", disse. 

Cerca de 15 minutos depois, o último suspeito liberou os reféns e se entregou à polícia. O repórter correspondente da TV Cidade Verde, Darival Junior, gravou o momento em que o suspeito deixa o estabelecimento. A população tentou linchá-lo, sob os gritos de "Vai morrer!". A polícia conseguiu impedir a ação violenta dos presentes. 

"Foi uma verdadeira operação em conjunto, um trabalho de equipe. Não só a PM, mas todos os órgãos envolvidos foram altamente profissionais. Os bombeiros, a perícia criminal, a força tática, os policiais de área. Todos tivemos uma unidade de comando respeitada. Estávamos conscientes do que tínhamos que fazer e conseguimos liberar os reféns sem ferimentos", declarou.

 

Maria Romero
[email protected]

FUNASA se compromete a solucionar falta d`água na zona rural de Parnaíba

O problema da falta d`água na zona rural de Parnaíba marcha para uma solução definitiva, a curto e a médio prazo, graças ao compromisso assumido nesta quarta -feira(4) pelo presidente da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), engenheiro Henrique Pires e o prefeito Mão Santa. 

“Eu nunca imaginei que depois de tanto tempo, com governos casados nas 3 esferas (federal, estadual e municipal) ainda houvesse aqui problema de abastecimento de água. A gente fica assustado vendo tudo isso, vendo que ainda foi o Mão Santa quem implantou algumas estruturas, através do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), quando era governador”, comentou Henrique Pires durante visita que fez em companhia do prefeito Mão Santa e comitiva, que estiveram ouvindo os moradores do Km 16, Baixa da Carnaúba e Assentamentos Cajueiro, Lagoa do Prado e Lagoa da Prata.

Henrique Pires disse estar disposto a ajudar a prefeitura de Parnaíba e esperar o envio de projetos para o atendimento das solicitações. E citou que a FUNASA hoje é o órgão que mais entende de abastecimento dágua e de saneamento básico no Brasil, já com projetos em execução em alguns municípios do Piauí como Bom Jesus ( investindo 20 milhões de reais ) e Água Branca (21 milhões).

“Acredito que agora vamos ter uma solução definitiva para este problema”, destacou Mão Santa, ao informar à sua equipe que a FUNASA possui mais recursos do que muitos Ministérios mas que “infelizmente só atua na zona rural. "Temos várias sugestões que vamos repassar ao presidente Henrique Pires a fim de vermos a melhor maneira de acabar com o problema", citou o prefeito.

A FUNASA vai enviar nos próximos dias uma equipe técnica para verificar “in loco” toda a situação e, de posse de projetos específicos, começar a trabalhar a solução de um problema que tantos males tem causado às comunidades prejudicadas, que reclamam, dentre outras coisas, do elevado número de casos de verminoses e coceiras com as quais as crianças têm que conviver.
 
Fonte: Blog do B.Silva
[email protected]

Prefeitura encerra o pagamento de salários do mês de dezembro

A Prefeitura Municipal de Parnaíba finaliza nesta quarta-feira (04) o pagamento do funcionalismo público municipal, referente ao mês de dezembro de 2016. 

O Prefeito Mão Santa autorizou, no início da tarde desta terça-feira (03), o Secretário de Fazenda, Paulo Airton a utilizar os recursos da repatriação creditada no Banco do Brasil pelo Governo Federal aos municípios, e fazer o pagamento de salários atrasados dos servidores, referente ao mês de dezembro. 

Ainda nesta terça-feira (03) foram liberados R$ 2.118.754,00 (dois milhões, cento e dezoito mil, setecentos e cinquenta e quatro reais) para pagamento dos efetivos e celetistas. Nesta quarta-feira (04), serão liberados R$ 1.904.260,00 (um milhão, novecentos e quatro mil, duzentos e sessenta reais) para pagamento dos inativos (aposentados e pensionistas).

Fonte: Blog do B.Silva
[email protected]

Mão Santa garante convênio com pensões e hospitais de Teresina.

 

Na primeira reunião com o  secretariado  empossado na manhã desta segunda-feira (02) no gabinete da Prefeitura de Parnaíba, o prefeito Mão Santa (SD) manteve uma longa conversa onde orientou sua equipe quanto aos primeiros trabalhos a serem executados na cidade. Ele enfatizou alguns pontos que exigirão prioridade neste primeiro momento como reestruturação da saúde, educação, segurança e turismo. O prefeito pediu ainda que cada gestor lhe apresente três projetos iniciais para serem executados nos próximos 60 dias.

Questionado sobre a grande preocupação dos parnaibanos quanto a permanência do convênio da saúde com pousadas e hospitais de Teresina, o médico tranquilizou a população ao afirmar que a parceria via capital será mantida. “Essa foi uma das nossas primeiras preocupações antes de assumirmos a Prefeitura. Já conversei com o doutor Valdir Aragão e ele está empenhado nessa tarefa. Vamos continuar sim enviando pacientes para fazerem em Teresina tratamentos que Parnaíba ainda não dispõe”, assegurou.

Sobre as imensas filas e os problemas crônicos de pessoas que precisam dormir nas filas dos postos para conseguir uma consulta ou agendar um exame, Mão Santa disse que advertiu Aragão a procurar meios para sanar essa dificuldade. “Em cada posto de saúde será fixado uma placa onde estará escrito que a pessoa mais importante do local é o paciente. É o paciente porque ele já chega ruim de saúde e precisa ser tratado com carinho, com respeito e com atenção. Nas escolas será do mesmo modo: os alunos serão os mais importantes. É essa a Parnaíba que queremos para os nossos habitantes”, disse.

Fonte: Jornal da Parnaíba
[email protected]

Mão Santa toma posse e promete retomar grandeza de Parnaíba

Fotos: Blog do B.Silva

O novo prefeito de Parnaíba (PI), Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (SD), assumiu o cargo prometendo retomar a grandeza do município. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, na tarde deste domingo (1º).

Mão Santa lembrou a importância comercial e política que Parnaíba tinha no Brasil Colônia ao falar dos problemas que terá de administrar a partir desta semana. "Parnaíba foi a mais grandiosa cidade do Brasil. Parnaíba expulsou os portugueses", afirmou ao chegar na Câmara para a solenidade de posse. 

"Essa grandeza que Parnaíba tinha, apagou-se. Não tem educação, não tem saúde, não tem emprego, não tem esperança. O povo da Parnaíba tem certeza que eu vou fazer Parnaíba voltar a sua grandeza", acrescentou Mão Santa. 

Médico por formação, Mão Santa foi governador entre 1995 e 2001, quando foi cassado pela Justiça Eleitoral. Dois anos depois, foi eleito senador, mas não conseguiu renovar o mandato. Voltou ao Piauí e tentou a eleição para prefeito de Parnaíba, mas acabou derrotado pelo então vice-prefeito Florentino Neto (PT). 

Quatro anos depois de perder a disputa por 10 mil votos de diferença, Mão Santa voltou a se candidatar contra o mesmo Florentino e venceu com 35.585 votos (45,53%) contra 34.462 (44,09%) do petista.

 

Câmara
Antes da posse do novo prefeito, os vereadores elegeram a mesa diretora da Casa. A chapa encabeçada pelo parlamentar Geraldinho (PSB) venceu a da vereadora Neta (DEM) em votação apertada.

 

Da Redação
[email protected]

Governador entrega 10 novos leitos de UTI Neonatal em Parnaíba

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguraram dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, nessa quinta-feira (29). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou a aquisição de equipamentos, mobiliários e insumos para o HEDA. Os recursos são oriundos de Emendas Parlamentares e do Tesouro Estadual na Ordem de R$ 3,6 milhões de recursos liberados este fim de ano.

De acordo com Francisco Costa, a unidade intensiva integra um conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês. "A nossa proposta é ampliar está capacidade para 20 leitos ainda no primeiro semestre. O Hospital Dirceu Arcoverde se tornou uma referência para toda a região e a nossa intenção é dotá-lo, cada vez mais, de novos serviços e especialidades. Nós já temos dinheiro na conta, que chegou esta semana, para equipar o centro cirúrgico com equipamentos de imagem e também as enfermarias. Os investimentos constantes, tanto na estrutura, como na equipe multiprofissional e também na aquisição de equipamentos, vão aumentar  a capacidade resolutiva do HEDA e proporcionar um atendimento mais eficaz à população", disse.

Wellington Dias comemorou os investimentos na área da saúde e lembrou que a qualidade de vida tem sido uma das prioridades do seu governo. "Temos no Piaui um desafio de reduzir a mortalidade infantil e também a mortalidade das gestantes. O nosso objetivo é salvar vidas. Para isso estamos trabalhando esta descentralização, com uma equipe  técnica qualificada. O Hospital Dirceu Arcoverde  é também um hospital escola, base para o conhecimento e que permite as condições para ampliar o número de profissionais qualificados. Estamos trabalhando para, de uma lado, termos a descentralização da média e alta complexidade, onde o HEDA já figura como um  grande polo de saúde para essa região do Brasil e de outro gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população", acrescenta.

O HEDA é hoje a unidade credenciada pelo SUS a atender pacientes com câncer fora de Teresina, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e oferta à população da região tratamento às principais neoplasias notificadas, que são as de câncer de mama, colo do útero e próstata.

Na oportunidade, o gestor da saúde falou que os investimentos não param e que já está em fase de conclusão, o ambulatório de Alto Risco de atendimento à mulher, que vai funcionar na maternidade do HEDA e que será concluída a Casa da Gestante, residência para acolhimento à mulher, de acordo com os padrões de atendimento da Rede Cegonha.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores