Cidadeverde.com

Pescador captura e mata tubarão-lixa na Pedra do Sal

Um pescador da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, capturou na tarde deste sábado (18), um tubarão-lixa em alto mar. Segundo o blog Parnaibapontocom, o pescador precisou ferir o animal na cabeça para poder contê-lo e levar para a praia. O fato chamou a atenção dos banhistas no local.

A espécie capturada é popularmente conhecido por tubarão-lixa por ter a pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. O animal também é conhecido por por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos "bigodes" entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.

O tubarão-lixa pode medir até 4 metros de comprimento e chegar aos 500 quilos. O animal tem hábito noturno e se alimenta de peixes que habitam no fundo do mar, camarões, lulas, polvos, caranguejos e lagostas. 

Fonte: Parnaibapontocom

Jovem cava buraco para passar por cerca energizada e morre eletrocutado

Um jovem de 23 anos, identificado como Leonardo Pereira Carvalho, morreu, na noite de ontem (17), em decorrência de uma descarga elétrica ao tentar entrar, através de um buraco por baixo de uma cerca energizada, em uma propriedade particular. A residência está localizada na estrada do Céu, na Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba. 

Leonardo, juntamente com um comparsa, cavou um buraco por baixo da cerca para entrar na residência, que possui criatórios de peixes, na tentavia de realizar um assalto. 

Ao tentar passar pelo buraco, ele encostou o ombro na cerca e recebeu uma forte descarga eletrica. O comparsa de Leonardo conseguiu fugir do local. 

O Cidadeverde.com também apurou que Leonardo estava em liberdade condicional. Ele respondia por furtos e roubos. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas o rapaz veio a óbito no local. Equipes do Instituto de Medicina Legal e da Perícia Criminal também estiveram na residência para realizar os procedimentos necessários para remoção do corpo.

O coronel Adriano de Lucena disse ao Cidadeverde.com que não possui, até o momento, informações sobre o motivo pelo qual Leonardo entraria na casa. O que já foi apurado pelos policiais foi apenas que o rapaz teria tentado entrar na propriedade quando foi atingido pela descarga elétrica.  

O caso será investigado pela delegacia local, pois a propriedade possui sistema de segurança, no caso a cerca energizada instalada irregularmente. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

TCE-PI abre programação de eventos para qualificar gestores em Parnaíba

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realiza nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), em Parnaíba, o III Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante. O evento acontecerá no auditório do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Na programação estão palestras e minicursos sobre controle externo e interno, contratos e licitações, transparência e prestação de contas, execução de obras e penalidades para quem infringir as normas que regem a administração pública. A abertura será às 18 horas desta quinta-feira, com as falas do presidente do Tribunal, conselheiro Olavo Rebelo, e do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, seguidas de palestra do presidente da Amapi (Associação dos Magistrados Piauiense), juiz Thiago Brandão.

Ele falará sobre Transparência Pública: Efeitos sobre a Prestação de Contas no Exercício do Controle Social. A programação desta quinta inclui ainda palestras do procurador do Ministério Público de Contas José Araújo Pinheiro Júnior, sobre Julgamento de Contas do Prefeito – Câmaras Municipais ou Tribunais de Contas; e do chefe da Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, Edilberto Mendes Vilanova e Silva, sobre Crimes Decorrentes de Fraudes em Licitações. 

Participam do seminário em Parnaíba os prefeitos e gestores de Parnaíba e de outras 12 cidades da microrregião Parnaibana – entre elas, Luis Correia, Buriti dos Lopes e Cajueiro da Praia. O encontro em Parnaíba abre a programação deste ano de eventos do TCE-PI destinados a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, presidentes de Câmaras Municipais e outros gestores públicos. O objetivo é qualificar os participantes sobre normas e obrigações da administração pública e orientá-los sobre a gestão responsável, transparente e participativa. 

Esses eventos também contemplam representantes de sindicatos, conselhos e entidades comunitárias e cidadãos em geral, a fim de conscientizá-los da importância de contribuírem no controle social da administração nos municípios, por meio de denúncias sobre irregularidades e malfeitos, para dar mais efetividade à boa gestão pública.

 

Fonte: TCE-PI

Ministro da Indústria propõe evento para atrair investidores à ZPE Parnaíba

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías estiveram em audiência com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, nessa quarta-feira (15), em Brasília. Dentre as pautas tratadas, o fortalecimento da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE) e do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi).

Na oportunidade, o ministro confirmou que fará uma visita ao Piauí e também ajudará na realização de um evento com possíveis investidores para a ZPE. "Tratamos aqui de fortalecer esse projeto em conjunto com o Estado e vamos identificar alguns investidores e levar essas empresas para em breve conhecerem a Zona de Exportação piauiense. Vamos também fortalecer o Imepi, que é o representante do Inmetro ligado ao nosso ministério, fortalecendo o orçamento para dar melhores condições de trabalho", garantiu Marcos Pereira.

De acordo com o governador, a equipe do ministério já esteve no Piauí onde, segundo ele, apresentou um relatório bastante positivo sobre a ZPE de Parnaíba. "Esse relatório mostra a nossa capacidade de industrializar e a meta é fortalecer o mercado interno como prevê a legislação e com grande parte voltada para o mercado externo. Por isso, aguardamos o ministro e a sua equipe para a realização desse evento", disse Wellington.

Na oportunidade, o chefe do Executivo piauiense também destacou a atuação do secretário Gessivaldo Isaías que abriu a oportunidade para o diálogo com o ministério. 

Isaias avaliou a audiência como positiva e espera, em breve, contar com o apoio do ministério. "Mostramos aqui nosso potencial produtivo, inclusive para o ministro que ainda não conhece o Piauí, mas que ainda neste primeiro semestre irá fazer está visita e viabilizar as parcerias necessárias" comentou o secretário. 

Fonte: CCOM
[email protected]

Iniciada a liberação de recursos para reestruturação dos postos de saúde

Após um longo processo de levantamento de dados e análises, foi liberado, por meio de licitação, o pedido para aquisição de equipamentos e demais provimentos para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parnaíba.

O secretário de Saúde, Valdir Aragão, informou que uma das áreas mais críticas é a odontológica, uma vez que os consultórios dos dentistas apresentam vários problemas. “Encontramos a saúde pública de Parnaíba em estado de calamidade pública. Desde que assumimos, estamos correndo contra o tempo para sanar todas essas dificuldades, mas devido à demora dos trâmites legais, primeiro temos que fazer licitações, que são analisadas e depois dessa etapa é que os pedidos são feitos. Por exemplo, na maioria dos postos de saúde faltam várias peças que estão com defeito, mas não podemos simplesmente ir até as lojas e comprar. Tem um protocolo a ser seguido e tudo isso demora e, por isso, não podemos colocá-los para funcionar de forma imediata, mas tudo já está se encaminhando, e muito em breve tudo estará resolvido”, pontuou. 

Aragão destacou ainda que há médicos em todas as unidades com a vinda dos 13 profissionais do programa “Mais Médicos”. O secretário explicou também que sua meta e a do prefeito Mão Santa, é focar o trabalho na porta de entrada, que são as unidades básicas de saúde, pois de acordo com ele, grande parte das enfermidades pode ser resolvidas nos postos de saúde. “Se o profissional atender e examinar corretamente, de forma humanizada, teremos um grande avanço. Quando os exames solicitados chegarem em nossas mãos, poderemos fazer um serviço a nível ambulatorial, sem precisar encaminhar tudo para um especialista. Assim conseguiremos diminuir as grandes filas tanto no Dirceu Arcoverde, quanto no Pronto Socorro”, explicou.
 


Fonte:Ascom
[email protected]

Detento é encontrado morto na Penitenciária Mista de Parnaíba

O detento Francisco das Chagas Silva foi encontrado morto ontem (14) na Penitenciária Mista de Parnaíba, litoral do Estado. Segundo informações de agentes penitenciários, o homem apresentava sinais de espancamento. A Secretaria Estadual de Justiça informou que está apurando o caso. 

A morte ocorreu no fim da tarde de ontem e ainda não há suspeitas para a motivação do crime. Francisco das Chagas estava preso por tentativa de homicídio, crime ocorrido em abril do ano passado na cidade de Parnaíba. 

A Sejus divulgou nota de esclarecimento e informou que está apurando a morte e auxiliando os familiares do detento. Veja abaixo na íntegra:

NOTA

A gerência da Penitenciária Mista de Parnaíba informa que está apurando a morte do preso Franciso das Chagas da Silva, ocorrida nesta terça-feira (14). O Instituto de Medicina Legal (IML) e a Polícia Civil foram acionados para conduzir a perícia e as investigações. A equipe de Assistência Social da unidade está auxiliando nos procedimentos junto à família do detento. Francisco das Chagas estava preso na Penitenciária Mista de Parnaíba desde 29 de novembro do ano passado, por tentativa de homicídio.

Gerência da Penitenciária Mista de Parnaíba

 

Maria Romero
[email protected]

Equipe da SEINFRA visita áreas de alagamentos em Parnaíba

A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) esteve presente em  vários pontos de alagamentos após as fortes chuvas que ocorreram na cidade durante o inicio do final de semana. O trabalho foi vistoriado pessoalmente pela Secretária Maria das Graças Moraes Souza Nunes, técnicos e coordenadores da secretaria.

A secretária falou que a vistoria é para se fazer um levantamento e posteriormente iniciar um trabalho de prevenção. Ela também cita que é inviável uma obra de grande porte de imediato, mas garante que já esteve com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Henrique Pires para tratar do assunto e viabilizar recursos para resolver o problema.

“Viemos fazer o levantamento para saber como está de fato a situação. No inicio do ano recuperamos as bombas, agora estamos testando se deu certo a evasão após o conserto delas. Também vamos intensificar o serviço de prevenção com a limpeza e manutenção das bombas. Isso é um problema que requer tempo e recursos e nós estamos trabalhando nesse sentido” disse a secretária. 

A Secretária esteve também no famoso Piscinão da Rua Anhanguera no bairro Piauí, um dos pontos mais críticos da cidade. Ela falou ainda que todas as bombas estavam queimadas ou danificadas e a SEINFRA desde janeiro trabalha no sentido de mantê-las funcionando. 

Fonte: Ascom
[email protected]

Mão Santa vistoria áreas rurais de Parnaíba penalizadas pela falta d’água

Nesta quarta feira (8) o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SD), na companhia de técnicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), juntamente com engenheiros da prefeitura, visitaram algumas comunidades rurais que  sofrem com falta d’água.  Agora por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, a Funasa e o município trabalharão em conjunto diversas obras para sanar em definitivo a escassez de água na região. 

O grupo visitou as comunidades de Bela Vista, Baixa da Carnaúba, Rebentão do Olho D’Água, Assentamento Cajueiro e Assentamento do Prato. Além do prefeito, fez parte da comitiva o superintendente da Funasa no Piauí, Gilberto Antônio Neves, o engenheiro Hélio Barbosa, a técnica laboratorista, Lucinete Pereira, a educadora de saúde ambiental da Funasa, Danda Oliveira, engenheiros da prefeitura, além da secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza.

“Depois de três encontros saímos em campo e  com as inspeções e análises feitas pelos técnicos, será feito o projeto final para logo em seguida ser executado. Temos uma zona rural pequena e nossa região é banhada por três rios, de forma que não podemos mais aceitar que as comunidades sejam abastecidas com carro pipa”, afirmou Mão Santa.


Fonte: Superintendência de Comunicação - PMP
[email protected]


 

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe representantes da ZPE Parnaíba para tratarem do fortalecimento do setor

O presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Parnaíba), Paulo Cardoso e o Diretor Administrativo Carlos Teles acompanhados pelo presidente da Associação Brasileira das ZPEs, Helson Braga e pelo deputado federal Júlio César, foram recebidos pelo presidente da Câmara Federal, deputado federal, Rodrigo Maia. O objetivo da reunião realizada na presidência na Câmara foi pedir a colocação na pauta de votação o Projeto de Lei que amplia a competitividade das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) em todo o país, o que refletirá também na capacidade de atração de investimentos da ZPE Parnaíba.

“O presidente Rodrigo Maia se dispôs a encaminhar a matéria para o plenário o mais breve possível, demostrando sensibilidade para com a matéria”, disse Paulo Cardoso. O projeto, que já passou pela etapa de discussões no Senado Federal, também já foi analisado pelas comissões técnicas da Câmara Federal e agora está pronto para apreciação do plenário. “A aprovação deste projeto é um grande avanço para as ZPEs e, em especial, para a ZPE Parnaíba”, previu Helson Braga da ABRAZPE.

Na mesma viagem a Brasília, o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, e o presidente da Abrazpe, Helson Braga, estiveram também em reunião com o presidente da Confederação Nacional da Indústria, João Henrique de Almeida Sousa, e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Moraes Souza Filho, com o mesmo objetivo de conseguir apoio para a aprovação do projeto de lei que reestrutura as ZPEs brasileiras, ampliando a competitividade de todas elas, trazendo maiores benefícios para ZPE Parnaíba.

A Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, e um dos principais projetos de desenvolvimento do Estado do Piauí, acompanhados de perto pelo governador Wellington Dias. O governo do Estado já investiu mais de 40 milhões na estrutura existente, e em obras complementares que deverão ser concluídas ainda este ano.  A primeira indústria da ZPE, a Agrocera, já iniciou as suas atividades produtivas e exportadoras. Cerca de 200 toneladas do produto já foram exportadas para os mercados europeu e asiático. A segunda indústria se encontra em fase de montagem dos seus equipamentos, para iniciar em breve a produção e exportação de pellets e briquetes, que são espécies de matrizes energéticas consumidas em caldeiras industriais e em lareiras nos países de clima muito frio.


Fonte: Ascom
[email protected]

 

Capitania dos Portos garantirá segurança aquática no Carnaval de Parnaíba

Assim como as demais forças de segurança, a Capitania dos Portos do Estado do Piauí se prepara para garantir a segurança nas áreas aquáticas durante os quatro dias de folia do Carnaval 2017.

De acordo com o comandante da Capitania, o Capitão de Fragata Paulo Antônio Carlos, a Marinha vai trabalhar com todo o efetivo, com equipes espalhadas pelos pontos de maior número de embarcações. Os profissionais estarão com equipamentos medindo o teor de álcool no sangue dos condutores dos barcos e, caso alguém seja pego em flagrante, será enquadrado e poderá responder aos procedimentos legais.
 
Ele orientou os proprietários de embarcações e fazerem revisões nos equipamentos, verificando se está tudo dentro das normalidades, com os coletes salva-vidas, se há extintores de incêndio e se as pessoas estão devidamente habilitadas a conduzir as embarcações.
 
“Alertamos também para os condutores sempre manterem distância dos banhistas e não fazer a junção de condução de embarcação com bebida alcoólica. Estaremos na área coibindo esse tipo de comportamento”, garantiu.

Fonte:Ascom
[email protected]

Posts anteriores