Cidadeverde.com

Suspeito de agredir companheira de 54 anos é preso e autuado na Lei Maria da Penha

Um homem de 35 anos foi preso, na manhã desta terça-feira (25), suspeito de agredir a companheira, de 54 anos. Ele foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba e responderá pelo crime de agressão por meio da Lei Nº 11.340, De 7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A vítima ficou com diversas marcas pelo corpo e está sob cuidados em uma casa destinada às mulheres vítimas de violência doméstica no município. Ela denunciou na madrugada de hoje.  

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, tenente-coronel Adriano Lucena, reforçou que as mulheres precisam denunciar os seus agressores. 

"É preciso que essas prisões ocorram. Que a mulher tenha o empoderamento para denunciar, e os órgãos do Estado possam dar a resposta no tocante a prisão do agressor e no acolhimento da vítima", ressaltou o comandante.
 
Lucena também comentou em entrevista ao Jornal do Piauí que "a Polícia Militar, através do núcleo especializado, fez o prontoatendimento da senhora, que ocorreu por volta das 5 horas da manhã. A equipe interna fez o acolhimento da vítima enquanto a externa saiu em captura do agressor".  Inicialmente, tanto a vítima como o agressor foram levado à Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Perícia coleta DNA de suspeitos para apurar morte de menino de 2 anos em Parnaíba

O delegado Eduardo Ferreira, de Parnaíba, informou que pediu a coleta de material genético de diversos suspeitos de estupro contra um menino de apenas 2 anos. A criança morreu na última sexta-feira (20), e a causa da morte ainda não foi esclarecida. A equipe médica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) constatou que o menino tinha sífilis, uma doença sexualmente transmissível. 

"Já solicitamos todas as providências cabíveis, como coleta de materual genética, porque queremos o mais rápido possível apresentar a autoria deste crime. Ninguém é culpado até o momento, mas todos são suspeitos e queremos a versão verdadeira deste fato", disse. 

Um dos principais investigados é o pai do menino, que já respondeu por estupro de vulnerável há alguns anos, quando foi denunciado pela própria enteada. Segundo a menina, ele a observava enquanto ela tomava banho. 

O caso foi descoberto depois que o menino deu entrada diversas vezes no hospital e, na última sexta, apresentou dores no ânus e os médicos descobriram que o menino possuía sífilis, uma doença sexualmente transmissível caracterizada por feridas nos órgãos genitais e no ânus e é transmitida por meio do contato com essas feridas. 

A avó da criança disse que ele possuía problemas cardíacos e no fígado e, recentemente, havia apresentado um quadro de pneumonia.  

O menino teve seu corpo velado na casa onde morava com a mãe, o pai e duas irmãs - as meninas são filhas de outro homem. Seu sepultamento aconteceu no cemitério da cidade de Ilha Grande.

Maria Romero
[email protected]

Menino de dois anos morre após indícios de estupro e pai é suspeito


O menino teve o corpo periciado no IML de Parnaíba.

Um garoto de apenas dois anos morreu na última sexta-feira (21) na cidade de Parnaíba (318 km de Teresina), após apresentar fortes dores e ferimentos na região do ânus. O policial civil da cidade, Robson Castilho, disse que a suspeita é de que o menino tenha sido vítima de estupro e o pai, que já foi indiciado pelo mesmo crime, prestou depoimento à polícia.

Robson informou que o menino havia sido levado pela mãe por quatro vezes ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba. A família e a criança são naturais e moram na cidade vizinha, Ilha Grande do Piauí. 

"Ele estava apresentando dores na região íntima e possuía ferimentos, deu entrada diversas vezes no hospital e na última, quando faleceu, uma pediatra colheu material da região machucada, constatou que o menino estava com sífilis. Ela então pediu que o IML fizesse uma perícia no corpo", disse. 

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível caracterizada por feridas nos órgãos genitais e no ânus e é transmitida por meio do contato com essas feridas. O resultado do exame feito pelo Instituto ainda não foi divulgado, informando com detalhes a causa da morte da criança. 

Segundo Robson, após a constatação de que a criança possuía uma DST e lesões compatíveis com estupro, o pai do menino foi ouvido. O policial disse que ele já respondeu por estupro depois que a enteada - que ainda mora com ele - informou que ele a havia assediado e observado ela tomando banho. 

"Ele foi indiciado por esse crime, então é o principal suspeito, mas ele nega. Foi ouvido na Central de Flagrantes de Parnaíba e chegou a pontar outras pessoas, como vizinhos da família, mas tudo isso ainda vai ser apurado e todos os possíveis autores do crime serão ouvidos", disse. 

O menino teve seu corpo velado na casa onde morava com a mãe, o pai e duas irmãs - as meninas são filhas de outro homem. Seu sepultamento aconteceu no cemitério da cidade de Ilha Grande.

 

Maria Romero
[email protected]

Homem pula de ponte durante mergulho e morre afogado em Parnaíba

Fotos: Blog do Carlson Pessoa

Bombeiros resgataram um corpo no rio Igaraçu, próximo ao Complexo Turístico Porto das Barcas, na manhã desta sexta-feira (21). A vítima- que ainda não teve a identidade confirmada- desapareu nas águas após pular da ponte durante um mergulho. Banhos são comuns no local onde ocorreu o afogamento, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

“Ele teria pulado da ponte Simplício Dias e ficou tomando banho, quando começou a pedir ajuda. Uma pessoa ainda tentou ajudá-lo, mas não teve êxito", disse o sargento dMarcos Sérgio, da Polícia Militar. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo é do sexo masculino e seria de um morador do bairro São José, em Parnaíba. Ele desapareceu por volta das 14h de ontem (20) e só foi localizado na manhã de hoje. 

A Polícia MIlitar encontrou uma roupa e um par de tênis em cima da ponte, porém não há confirmação de que seria da vítima. As peças foram recolhidas pelos policiais. O IML ainda não foi acionado para a remoção do corpo. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Solenidade cívico-militar marca celebração do Dia do Piauí em Parnaíba

Uma solenidade cívico militar marcou a celebração alusiva ao Dia do Piauí na Praça da Graça, Centro de Parnaíba. A data marca os 194 anos de adesão do Piauí ao processo de independência do Brasil.            

As festividades tiveram início com o hasteamento das bandeiras nacional, do Piauí e de Parnaíba, seguida de desfile militar, com a participação de pelotões da Polícia Militar do Piauí, Marinha, Exército, bem como de instituições civis.         

O chefe do executivo estadual rememora a importância do movimento inciado em Parnaíba para a emancipação política do estado. "A partir daqui nós tivemos uma decisão que consolidou toda essa região Meio Norte para o Brasil e seu processo de independência. Então todos os anos fazemos uma homenagem a esses ídolos que contribuíram para, não só a independência  do país, mas também para a emancipação do Piauí", recorda o governador.

Estudante da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, Wilian Soares participou da solenidade ao lado do governador e descreveu o sentimento de participar das homenagens à esse momento histórico. " É algo indescritível. Nem sempre temos a oportunidade de participar de um momento como esse,  e poder compartilhá-lo ao lado do governador é gratificante", explica.                       

As atividades alusivas ao dia do Piauí seguem durante toda a quarta-feira. Às 17h, em Teresina, a Catedral de Nossa Senhora das Dores recebe a Missa em Ação de Graças. Logo após, o governador segue para a cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Cultural Teatro 4 de Setembro.  

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mão Santa e equipe de transição visitam prefeitura na próxima semana

O prefeito eleito Mão Santa (SD) e equipe de transição visitam a sede da prefeitura de Parnaíba na próxima semana. A comitiva tem como objetivo traçar um panorama e fazer um levantamento de informações sobre a atual administração, no intuito de situar o novo gestor sobre a situação da cidade. 

"A transição vai se dá de uma forma tranquila, regular, dentro da legalidade. Está prevista uma visita de Mão Santa e da equipe de transição à prefeitura nos próximos dias e o receberemos com muita satisfação", disse o atual prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT).

Nesta terça-feira (18), o governador Wellington Dias (PT) participou de solenidade do Dia do Piauí em Parnaíba e anunciou obras para o litoral piauiense. Apesar do candidato do governo não ter sido reeleito, o petista garantiu que continuará viabilizando investimentos para a região.

"O prefeito eleito tem que preparar o seu projeto e claro que, na função de governador, vamos estar trabalhando para viabilizar qualidade de vida para a população e desenvolvimento para o Piauí", disse o governador Wellington Dias. 


Graciane Sousa
[email protected]

Governador participa de solenidade do Dia do Piauí e anuncia obras em Parnaíba

Foto: Paulo Barros

A Associação Comercial e Industrial de Parnaíba (ACPAR), situada no Porto das Barcas, recebeu na noite desta terça-feira (18), a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. A cerimônia é um dos eventos que marcam as comemorações do Dia do Piauí, celebrado nesta quarta-feira (19), data que marca a adesão do Estado à independência do Brasil.

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, bem como de autoridades do Estado, deputados, prefeitos e homenageados.  Ao todo, 22 pessoas receberam a condecoração.
   
Dentre as personalidades agraciadas pela Ordem do Mérito da Renascença está a advogada criminalista Anamelka Albuquerque Cadena, delegada titular do Núcleo Policial Investigativo de Feminicídio. “O sentimento de todos aqui é de dever cumprido e reconhecimento. Todos desenvolvem uma atividade importante, e quando ela é reconhecida todos nós nutrimos esse sentimento de lisonjeio muito grande”, sorri Anamelka.

Reconhecida em Parnaíba por seu trabalho na inserção de deficientes auditivos no meio social, a aposentada Lindalva Nascimento também recebeu a outorga estadual. “Receber essa medalha é muito importante pelo reconhecimento do meu trabalho. Quem ganha com isso é a comunidade surda de Parnaíba. Os surdos ainda são pessoas excluídas da sociedade. Nós ainda temos uma sociedade seletiva. Em um momento desse, até a própria sociedade que não valoriza essas pessoas passa a reconhecê-los. Nossa felicidade está em ajuda-los e colaborar com sua inserção no meio social”, explica Lindalva.     

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é o reconhecimento dado à homens e mulheres que contribuíram e contribuem para o progresso do Estado.  A comenda foi criada em 1975 pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimathéa Tito Filho, que tiveram grande destaque na educação e cultura piauiense.    

Governador anuncia investimentos para Parnaíba                 

Na oportunidade, o governador Welllington Dias assinou a autorização das obras de reforma do Mercado da Caramuru, com investimentos de R$ 8 milhões; a reforma e ampliação da orla da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, com investimentos de R$ 9 milhões; e a conclusão da adutora do litoral, que recebe aporte financeiro de R$25 milhões. As obras do mercado e da adutora serão realizadas com recursos do tesouro estadual, já a reforma da orla da Praia da Pedra do Sal terá 50% dos investimentos oriundos do Tesouro Estadual e a outra metade assegurada através de emenda parlamentar do deputado federal Flávio Nogueira.

“Essas obras significam um compromisso de seguir trabalhando. Em momento de crise, a saída é trabalhar. Além de tocar as obras que estão em andamento, temos também que tocar novos investimentos. Isso significa gerar emprego, fazendo circular renda na economia. Nada melhor do que nesta data em que se comemora nossa independência, também podermos comemorar, aqui em Parnaíba, investimentos e seguir trabalhando pelo desenvolvimento do estado”, pontua Dias.

Da Redação
[email protected]

Aeroporto de Parnaíba completa 45 anos nesta quarta-feira

O Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) completa, nesta quarta-feira, 45 anos de operações. Distante a apenas oito quilômetros do centro da cidade, o terminal funciona diariamente de 7h às 19h e conta com voos comerciais de sexta a domingo. As rotas são operadas pelas empresas aéreas Azul e Piquiatuba, ligando a cidade piauiense a Recife (PE) e Teresina (PI).
 
Inaugurado em 19 de outubro de 1971, o terminal passou a ter voos regulares há apenas dois anos e está localizado na cidade que é considerada um dos grandes polos históricos, culturais e econômicos do estado do Piauí, além de porta de entrada para alguns dos mais belos pontos turísticos do país que integram a chamada Rota das Emoções, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e a Vila de Jericoacoara (CE).
 
Para o superintendente do terminal, Ezequiel Gomes dos Santos, o aeroporto tem papel fundamental no desenvolvimento regional. “Nos últimos anos, Parnaíba vem registrando aumentos consideráveis na atividade econômica, e o aeroporto é uma das ferramentas-chave desse desenvolvimento”, afirma. “A Rota das Emoções, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, também vem ganhando adeptos no Brasil e no exterior que desembarcam no Aeroporto de Parnaíba para a prática do tão cobiçado ecoturismo brasileiro”, acrescenta.
 
Com projeto arquitetônico inspirado no Aeroporto Santos Dumont (RJ), o aeródromo é administrado pela Infraero desde 2004. Antes, foi gerido pelo Segundo Comando Aéreo Regional (Comar II) e, em seguida, pelo Governo do Estado do Piauí. Em 2005, o terminal foi habilitado para o tráfego aéreo internacional de passageiros.
 
O sítio aeroportuário de Parnaíba ocupa área de 2,33 milhões de m². Nele, estão inseridos o terminal de passageiros, que conta com 2,9 mil m², e a pista de pousos e decolagens, que tem 2,5 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, com capacidade para operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que pode transportar até 300 passageiros.
 
O nome do terminal é uma homenagem ao médico João Tavares da Silva Filho, que foi prefeito da cidade por dois mandatos: o primeiro entre 1967 e 1970 e o segundo de 1983 a 1988.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

PRF prende caminhoneiro inabilitado e com espingarda na BR-343

 

 

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite deste domingo (16),  no Km 28 da BR 343, no acesso à cidade de Parnaíba, um caminhoneiro de 18 anos. O condutor não tinha Carteira Nacional de Habilitação e portava uma espingarda no momento da abordagem. 

O jovem conduzia um caminhão M. Benz de placa LWA-1789. O inspetor da PRF, Fabrício Loiola, em entrevista à TV Cidade Verde, disse que o rapaz tentou justificar o porte de arma alegando que era caçador de onças. 

O caminhoneiro foi preso e o caminhão e a espingarda foram apreendidos. 

"Ele quis justificar o porte de arma dizendo que era caçador de animais, como se isso também não fosse crime. É preciso que as pessoas saibam que quem não tem treinamento adequado não pode ter arma de fogo", alertou Fabrício Loiola.  

  
Izabella Pimentel, com informações da PRF
Especial para o cidadeverde.com 

Superlotada, Central de Flagrantes de Parnaíba é "bomba relógio"

A Central de Flagrante de Parnaíba está superlotada. O local com capacidade para 15 presos hoje abriga 65 em duas celas, já que uma terceira está isolada por falta de manutenção.  Nesta segunda(17), um preso passou mal e teve que ser socorrido pelo Samu. 

De acordo com o titular da Central, delegado João Rodrigo Luna, tem preso com quase cinco meses no local e a penitenciária Mista de Parnaíba só disponibiliza uma ou duas vagas por semana, também por estar superlotada.

"Temos duas celas basicamente com poucas condições. São presos perigosos, a maioria daqui de Parnaíba mesmo e alguns com mandados de prisão de outros estados que nunca se interessaram de vir buscarem. Os presos estão passando mal”, destaca o delegado.

Ele acrescenta que a delegacia não tem efetivo suficiente para conter uma possível rebelião. “Estamos dentro de uma bomba relógio, que é no meio de uma área residencial. Se tiver alguma rebelião vai ficar difícil de conter”, declarou João Rodrigo.

O delegado informou ainda que já comunicou às autoridades sobre o local. 

Sindepol

Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol) denuncia que há risco iminente de uma rebelião ou mesmo uma fuga em massa e das condições desumanas dos presos na unidade. 

A entidade destaca ainda que a “Central não dispõe de efetivo, nem estrutura física adequada para custodiar com segurança pessoas privadas da liberdade pela simples razão de não ter sido projetada para esse fim”. 

Secretaria de Segurança

O delegado geral Riedel Batista informou que já manteve contato com a Secretaria de Justiça para que a mesma pudesse tomar providências para a transferência de presos para o sistema prisional.

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que nos próximos dias deverá acontecer audiência de custódia no município, o que deverá também resolver a situação. Fábio Abreu completou informando que está sendo finalizada a reforma na Central de Flagrantes de Parnaíba, o que dará melhores condições de trabalho e mais conforto para servidores e a população.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Posts anteriores